RECEITAS

Receita caseira de Pudim Gelado

Você já experimentou pudim gelado? Essa é uma sobremesa deliciosa, refrescante e fácil de fazer, que vai agradar a toda a família. Neste artigo, você vai aprender o que é pudim gelado, como fazer essa receita em casa, qual é a sua origem, quais são os melhores acompanhamentos e o que as pessoas pensam sobre essa sobremesa.

Saiba mais sobre o Pudim Gelado

Esta receita é uma variação do tradicional pudim de leite condensado, que é cozido em banho-maria no forno. A diferença é que o pudim gelado é levado ao freezer depois de pronto, para ficar com uma consistência mais firme e geladinha. Além disso, o pudim gelado leva creme de leite na massa, o que deixa a sobremesa mais cremosa e saborosa.

A receita é uma ótima opção para os dias quentes, pois é uma sobremesa leve e refrescante. Além disso, é uma receita simples e prática, que não requer muitos ingredientes ou utensílios. Você só vai precisar de leite condensado, leite, ovos, creme de leite, açúcar e água. E claro, uma forma com furo no meio, para dar aquele formato clássico de pudim.

Como fazer pudim gelado

Fazer esta receita é muito fácil. Você só precisa seguir alguns passos simples e ter um pouco de paciência para esperar o pudim ficar pronto. Veja o passo a passo:

  • Em uma panela, coloque 1 xícara de açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo até derreter e formar uma calda dourada. Cuidado para não queimar o açúcar.
  • Despeje a calda na forma de pudim, espalhando bem pelo fundo e pelas laterais. Reserve.
  • No liquidificador, bata 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite (use a mesma medida da lata de leite condensado), 4 ovos e 1 caixinha de creme de leite, até ficar homogêneo.
  • Despeje a mistura na forma caramelizada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°C, em banho-maria, por cerca de 1 hora e meia, ou até o pudim ficar firme.
  • Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.
  • Depois, leve ao freezer por mais 4 horas, ou até o pudim ficar bem gelado.
  • Na hora de servir, desenforme o pudim com cuidado, passando uma faca nas bordas e virando sobre um prato. Sirva com a calda que se formou na forma.

Qual é a origem do pudim gelado

O pudim gelado é uma receita brasileira, que surgiu como uma adaptação do pudim de leite condensado, que por sua vez tem origem portuguesa. O pudim de leite condensado é uma versão do pudim de ovos, que é uma sobremesa típica da culinária portuguesa, feita com ovos, leite, açúcar e baunilha.

O pudim de leite condensado foi criado no Brasil no século XIX, com a chegada dos imigrantes portugueses, que trouxeram a receita do pudim de ovos. Como o leite condensado era um produto novo e popular na época, os brasileiros resolveram substituir o leite e o açúcar por esse ingrediente, dando origem ao pudim de leite condensado, que se tornou um clássico da nossa doçaria.

Já o pudim gelado é uma invenção mais recente, que provavelmente surgiu nos anos 80 ou 90, com a popularização do freezer nas casas brasileiras. Alguém teve a ideia de levar o pudim de leite condensado ao freezer, para dar uma textura mais firme e gelada à sobremesa. Além disso, acrescentou o creme de leite à receita, para deixar o pudim mais cremoso e suave.

Quais são os melhores acompanhamentos para o pudim gelado

O pudim gelado é uma sobremesa que já tem um sabor delicioso por si só, mas que pode ficar ainda melhor com alguns acompanhamentos. Aqui vão duas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com o pudim gelado:

  • Frutas frescas: as frutas frescas trazem um toque de acidez e frescor ao pudim gelado, contrastando com o seu sabor doce e cremoso. Você pode usar as frutas que mais gostar, como morango, kiwi, abacaxi, manga, uva, etc. Basta lavar, picar e servir junto com o pudim gelado, ou fazer uma salada de frutas e colocar por cima do pudim.
  • Chantilly: o chantilly é um creme batido com açúcar e baunilha, que tem uma textura leve e aerada. O chantilly combina muito bem com o pudim gelado, pois realça o seu sabor e deixa a sobremesa mais sofisticada. Você pode comprar o chantilly pronto ou fazer em casa, batendo creme de leite fresco com açúcar e baunilha na batedeira, até formar picos firmes. Depois, é só colocar o chantilly sobre o pudim gelado, ou servir à parte.

O que as pessoas pensam sobre o pudim gelado

O pudim gelado é uma sobremesa que agrada a muitas pessoas, pois é uma receita fácil, gostosa e refrescante. Veja alguns depoimentos de pessoas que já fizeram e provaram o pudim gelado:

  • “Eu adoro pudim gelado, é a minha sobremesa preferida. Eu faço sempre que tenho uma ocasião especial, ou quando quero me dar um mimo. É muito fácil de fazer e fica uma delícia. Todo mundo elogia quando eu sirvo o pudim gelado.” – Ana, 35 anos, professora.
  • “Eu nunca tinha feito pudim gelado, mas resolvi experimentar depois que vi a receita na internet. Fiquei surpreso com o resultado, ficou muito bom. O pudim ficou bem firme e geladinho, e o creme de leite deu um toque especial. Meus filhos adoraram e pediram bis.” – Carlos, 42 anos, engenheiro.
  • “Eu sou fã de pudim de leite condensado, mas confesso que o pudim gelado me conquistou. É uma receita diferente e muito saborosa. O pudim gelado tem uma textura incrível, e a calda fica bem caramelizada. Eu recomendo essa receita para quem gosta de pudim.” – Juliana, 28 anos, jornalista.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é pudim gelado, como fazer essa receita em casa, qual é a sua origem, quais são os melhores acompanhamentos e o que as pessoas pensam sobre essa sobremesa. Agora, você já sabe como preparar uma sobremesa deliciosa, refrescante e fácil, que vai fazer sucesso com a sua família e amigos.

Que tal experimentar o pudim gelado hoje mesmo? Depois, deixe um comentário contando o que achou da receita, e se tiver alguma dúvida ou sugestão, fique à vontade para compartilhar. Espero que tenha gostado do conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *