RECEITAS

Como fazer um Sorvete de Banoffee


Você já ouviu falar do sorvete de banoffee? É uma deliciosa sobremesa que combina banana, caramelo e creme, sobre uma base crocante de biscoito. O nome vem da junção das palavras banana e toffee, que é o caramelo em inglês.

Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita fácil e irresistível, que vai surpreender a sua família e os seus amigos. Além disso, você vai conhecer a origem dessa sobremesa, e algumas dicas de acompanhamentos para deixá-la ainda mais saborosa.


O que é o sorvete de banoffee e por que ele é tão bom

O sorvete de banoffee é uma variação do banoffee pie, uma torta típica da Inglaterra, que foi criada em 1972 por um chef chamado Ian Dowding. Ele se inspirou em uma receita americana de torta de banana e creme, e resolveu adicionar o caramelo e a base de biscoito. O resultado foi um sucesso imediato, e logo se espalhou pelo mundo. Hoje, existem várias versões do banoffee pie, incluindo o sorvete de banoffee, que é ideal para os dias mais quentes.
O sorvete de banoffee é tão bom porque reúne diferentes texturas e sabores em uma só sobremesa. A base de biscoito é crocante e levemente salgada, contrastando com o caramelo cremoso e doce. A banana traz um toque frutado e refrescante, enquanto o creme de leite fresco adiciona leveza e suavidade. O sorvete de banoffee é uma explosão de sabor a cada colherada, e é difícil resistir a repetir.


Como fazer o sorvete de banoffee em casa

Fazer o sorvete de banoffee em casa é muito simples, e você só vai precisar de alguns ingredientes. Veja a lista abaixo:

– 200 g de biscoito maisena
– 100 g de manteiga derretida
– 1 lata de leite condensado cozido
– 4 bananas maduras
– 500 ml de creme de leite fresco
– 4 colheres de sopa de açúcar
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– Raspas de chocolate para decorar

O primeiro passo é fazer a base de biscoito. Para isso, triture os biscoitos no liquidificador ou no processador, até formar uma farofa. Em seguida, misture com a manteiga derretida, até obter uma massa homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível, apertando bem com os dedos. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até dourar. Deixe esfriar completamente.

O segundo passo é fazer o recheio de caramelo. Para isso, abra a lata de leite condensado cozido, e espalhe sobre a base de biscoito, formando uma camada uniforme. Reserve na geladeira.

O terceiro passo é fazer a cobertura de banana. Para isso, descasque e corte as bananas em rodelas. Arrume sobre o caramelo, cobrindo toda a superfície. Reserve na geladeira.

O quarto passo é fazer o chantilly. Para isso, bata o creme de leite fresco com o açúcar e a essência de baunilha na batedeira, até formar picos firmes. Cuidado para não bater demais, senão vira manteiga. Espalhe sobre as bananas, alisando com uma espátula. Decore com raspas de chocolate.

O quinto e último passo é levar o sorvete de banoffee ao freezer, por pelo menos 4 horas, ou até ficar firme. Na hora de servir, retire o aro da forma, e corte em fatias. Aproveite!


A história do sorvete de banoffee

Como já mencionamos, o sorvete de banoffee é uma adaptação do banoffee pie, que foi inventado na Inglaterra, em 1972. O chef Ian Dowding trabalhava no restaurante The Hungry Monk, em East Sussex, quando teve a ideia de criar uma nova sobremesa. Ele se baseou em uma receita americana de torta de banana e creme, que ele achou sem graça. Ele resolveu acrescentar o caramelo, feito com leite condensado cozido, e a base de biscoito, que ele pegou de outra receita de torta de maçã. Ele batizou a sua criação de banoffi pie, uma junção das palavras banana e toffee.

O banoffi pie foi um sucesso imediato, e logo se tornou o carro-chefe do restaurante. Muitas celebridades provaram e elogiaram a sobremesa, como a princesa Margaret, a atriz Maggie Smith e o cantor Paul McCartney. O banoffi pie também inspirou outras receitas, como o sorvete de banoffee, que surgiu nos anos 80, como uma forma de aproveitar a sobremesa no verão. O sorvete de banoffee manteve os mesmos ingredientes do banoffi pie, mas com uma textura mais gelada e refrescante.


Acompanhamentos para o sorvete de banoffee

O sorvete de banoffee já é uma sobremesa completa e deliciosa, mas se você quiser incrementar ainda mais, pode servir com alguns acompanhamentos. Aqui vão duas sugestões:

– Calda de chocolate: nada melhor do que chocolate para combinar com o sorvete de banoffee. Você pode fazer uma calda caseira, derretendo chocolate meio amargo em banho-maria, e adicionando um pouco de creme de leite. Regue sobre o sorvete na hora de servir, e se delicie.
– Nozes picadas: se você gosta de um toque crocante e nutritivo, pode salpicar nozes picadas sobre o sorvete. As nozes vão contrastar com a cremosidade do caramelo e do chantilly, e dar um sabor extra à sobremesa.


Opinião sincera de pessoas que já fizeram esta receita

O sorvete de banoffee é uma receita que agrada a todos os paladares, e que recebe muitos elogios de quem faz e de quem prova. Veja alguns depoimentos de pessoas que já fizeram esta receita:

– “Eu fiz o sorvete de banoffee para o aniversário do meu marido, e foi um sucesso. Todo mundo adorou, e pediu bis. A receita é fácil de fazer, e o resultado é incrível. Recomendo muito!”
– “Eu sou fã de banoffee pie, e quando vi a receita do sorvete de banoffee, fiquei curiosa para experimentar. Fiz em um dia de calor, e foi uma ótima pedida. O sorvete ficou cremoso, saboroso e refrescante. Uma delícia!”
– “Eu nunca tinha ouvido falar do sorvete de banoffee, mas resolvi fazer para variar um pouco. Foi uma surpresa muito boa, pois o sorvete é maravilhoso. A combinação de banana, caramelo e creme é perfeita. Vou fazer mais vezes!”


Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um sorvete de banoffee, uma sobremesa fácil e irresistível, que combina banana, caramelo e creme, sobre uma base crocante de biscoito. Você também conheceu a origem dessa receita, que vem da Inglaterra, e algumas dicas de acompanhamentos para deixá-la ainda mais saborosa. Além disso, você viu a opinião sincera de pessoas que já fizeram esta receita, e que aprovaram o resultado.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que se anime a fazer o sorvete de banoffee em casa. Se você fizer, não se esqueça de nos contar como ficou, e de compartilhar a sua receita com amigos e familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *