RECEITAS

Receita passo a passo: Cigarrete de frango

Você já ouviu falar do cigarrete de frango? É um salgado delicioso, crocante e recheado com frango desfiado e queijo. É uma ótima opção para servir em festas, lanches ou até mesmo como entrada. Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita de forma fácil e rápida, além de conhecer um pouco da sua origem e algumas dicas de acompanhamentos

O que é cigarrete de frango

O cigarrete de frango é um tipo de salgado frito, feito com massa de pastel enrolada em formato de cilindro e recheada com frango desfiado e queijo. O nome vem da semelhança com o cigarro, mas não se preocupe, essa receita não faz mal à saúde. Pelo contrário, ela é rica em proteínas, cálcio e carboidratos, além de ser muito saborosa.

O cigarrete de frango é uma receita típica da culinária brasileira, mas também pode ser encontrada em outros países da América Latina, como Argentina, Chile e Uruguai. Ele pode ser servido quente ou frio, e é ideal para comer com as mãos ou com palitos.

Como fazer cigarrete de frango

Para fazer cigarrete de frango, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de massa de pastel pronta
  • 300 g de peito de frango cozido e desfiado
  • 200 g de queijo mussarela ralado
  • 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Óleo para fritar
  • Água para umedecer a massa

O modo de preparo é simples:

  • 1. Em uma tigela, misture o frango desfiado, o queijo ralado, o requeijão e a salsinha. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve.
  • 2. Corte a massa de pastel em retângulos de cerca de 10 x 15 cm. Coloque uma porção do recheio sobre cada retângulo, deixando uma borda livre nas laterais.
  • 3. Enrole a massa sobre o recheio, formando um cilindro. Umedeça as bordas com água e pressione bem para fechar.
  • 4. Aqueça o óleo em uma panela e frite os cigarretes aos poucos, até dourarem por igual. Escorra em papel absorvente e sirva em seguida ou deixe esfriar.

A origem do cigarrete de frango

Não se sabe ao certo quando e onde surgiu o cigarrete de frango, mas há algumas hipóteses. Uma delas é que ele foi criado por imigrantes italianos no Brasil, inspirados na receita do cannoli siciliano, um doce feito com massa frita enrolada e recheada com creme ou ricota.

Outra possibilidade é que ele tenha sido inventado por cozinheiros brasileiros que adaptaram a receita do rissole, outro salgado frito muito popular no país. O rissole é feito com massa cozida na água e depois recheada com carne moída, queijo ou presunto e frita em óleo quente.

De qualquer forma, o cigarrete de frango se tornou um sucesso entre os brasileiros e se espalhou por diversas regiões do país, ganhando variações no recheio e no tamanho. Hoje em dia, ele é um dos salgados mais pedidos nas padarias, lanchonetes e festas.

Acompanhamentos para o cigarrete de frango

O cigarrete de frango já é uma delícia por si só, mas você pode deixá-lo ainda mais gostoso com alguns acompanhamentos. Veja algumas sugestões:

  • Molhos: você pode servir o cigarrete de frango com molhos variados, como mostarda, ketchup, maionese, barbecue ou rosé. Eles vão dar um toque extra de sabor e umidade ao salgado.
  • Saladas: para equilibrar a fritura, nada melhor do que uma salada fresca e colorida. Você pode combinar folhas verdes, tomate, cenoura, pepino, milho, azeitona e o que mais gostar. Tempere com sal, limão, azeite ou vinagre e sirva junto com o cigarrete de frango.
  • Bebidas: para acompanhar o cigarrete de frango, você pode escolher entre bebidas geladas ou quentes, dependendo do clima e do seu gosto. Algumas opções são sucos naturais, refrigerantes, cervejas, chás ou cafés.

Conclusão

O cigarrete de frango é uma receita fácil, rápida e deliciosa, que agrada a todos os paladares. Ele é feito com massa de pastel recheada com frango e queijo e frito até ficar crocante. Ele pode ser servido como lanche, entrada ou petisco, acompanhado de molhos, saladas e bebidas.

Neste material, você aprendeu como fazer cigarrete de frango passo a passo, além de conhecer um pouco da sua origem e algumas dicas de acompanhamentos. Esperamos que você tenha gostado e que experimente essa receita em casa.

Se você gostou deste artigo, por favor, deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e sugestões. Nós adoraríamos saber o que você achou do cigarrete de frango e se você tem alguma outra receita parecida para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *