RECEITAS

Receita caseira de Bombom de Leite Ninho com Uva

Você já experimentou bombom de leite ninho com uva? Essa é uma receita deliciosa, fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. O bombom de leite ninho com uva é uma ótima opção para servir como sobremesa, lanche ou presente. Além disso, é uma receita econômica, que leva poucos ingredientes e rende bastante. Neste artigo, você vai aprender como fazer bombom de leite ninho com uva, conhecer a origem dessa receita, descobrir dois acompanhamentos perfeitos para ela e conferir a opinião de quem já fez e aprovou.

O que é bombom de leite ninho com uva e por que fazer

O bombom de leite ninho com uva é um doce feito com uma massa de leite em pó e leite condensado, que envolve uma uva sem semente. O bombom é coberto com chocolate derretido e pode ser decorado com confeitos, coco ralado ou o que você preferir. O resultado é um doce macio, cremoso e frutado, que derrete na boca e surpreende pelo sabor.

O bombom de leite ninho com uva é uma receita que tem muitas vantagens. Veja algumas delas:

É fácil de fazer: você só precisa misturar o leite em pó com o leite condensado, enrolar a massa em volta da uva, banhar no chocolate e levar à geladeira. Não precisa de fogão, batedeira ou forno.
É versátil: você pode variar o sabor do chocolate, usar outros tipos de frutas, como morango, cereja ou damasco, e escolher o seu confeito favorito para decorar.
É econômico: você não gasta muito para fazer essa receita, pois os ingredientes são baratos e rendem bastante. Com um quilo de leite em pó, você pode fazer cerca de 100 bombons.
É delicioso: o bombom de leite ninho com uva é um doce que agrada a todos os gostos, pois combina o sabor doce do leite ninho com o azedinho da uva e o crocante do chocolate. É uma explosão de sabores na boca!


Como fazer bombom de leite ninho com uva passo a passo

Agora que você já sabe o que é e por que fazer bombom de leite ninho com uva, vamos ao passo a passo da receita. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

1 kg de leite em pó
2 latas de leite condensado
300 g de uvas sem sementes
500 g de chocolate ao leite ou meio amargo
Confeitos, coco ralado ou o que você quiser para decorar
O modo de preparo é muito simples. Siga as instruções abaixo:

Em uma tigela grande, coloque o leite em pó e vá adicionando o leite condensado aos poucos, mexendo com uma colher ou com as mãos, até formar uma massa homogênea e que não grude nas mãos. Se ficar muito seca, acrescente mais leite condensado. Se ficar muito mole, acrescente mais leite em pó.
Pegue uma porção da massa e abra na palma da mão. Coloque uma uva no centro e feche a massa, cobrindo toda a fruta. Faça uma bolinha e reserve. Repita o processo com o restante da massa e das uvas.
Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, mexendo de vez em quando, até ficar liso e brilhante.
Banhe os bombons no chocolate, usando um garfo ou um palito para ajudar. Escorra o excesso e coloque os bombons sobre uma forma forrada com papel-manteiga. Decore com os confeitos que você escolheu e leve à geladeira por cerca de 2 horas, ou até o chocolate endurecer.
Pronto! Agora é só se deliciar com os seus bombons de leite ninho com uva ou embalar em forminhas e saquinhos para presentear.


A origem do bombom de leite ninho com uva

Você sabe de onde surgiu a receita de bombom de leite ninho com uva? Essa é uma pergunta que muitos se fazem, mas que não tem uma resposta definitiva. Há várias versões sobre a origem desse doce, mas nenhuma delas é comprovada. Veja algumas delas:

Uma das versões diz que o bombom de leite ninho com uva foi criado por uma dona de casa brasileira, que queria aproveitar as uvas que estavam sobrando na geladeira e resolveu inventar uma receita com elas. Ela teria se inspirado em um doce típico da Argentina, chamado alfajor, que é feito com duas bolachas recheadas com doce de leite e cobertas com chocolate.
Outra versão diz que o bombom de leite ninho com uva foi criado por uma confeiteira portuguesa, que tinha uma loja de doces em São Paulo. Ela teria se inspirado em um doce típico de Portugal, chamado brigadeiro de uva, que é feito com uma massa de leite condensado e chocolate, que envolve uma uva e é passado no granulado.
Uma terceira versão diz que o bombom de leite ninho com uva foi criado por um chef francês, que trabalhava em um hotel de luxo no Rio de Janeiro. Ele teria se inspirado em um doce típico da França, chamado trufa, que é feito com uma massa de chocolate e creme de leite, que envolve uma fruta seca e é polvilhado com cacau em pó.
Independentemente de qual seja a verdadeira origem do bombom de leite ninho com uva, o fato é que essa receita se tornou muito popular no Brasil, especialmente em festas infantis, casamentos e datas comemorativas. É um doce que conquistou o paladar dos brasileiros e que faz sucesso em qualquer ocasião.

Dois acompanhamentos perfeitos para o bombom de leite ninho com uva

O bombom de leite ninho com uva é um doce que pode ser servido sozinho, mas que também combina muito bem com outros acompanhamentos. Se você quer incrementar a sua sobremesa, confira duas sugestões de acompanhamentos perfeitos para o bombom de leite ninho com uva:

Sorvete: o sorvete é um acompanhamento clássico para qualquer tipo de chocolate, e com o bombom de leite ninho com uva não é diferente. Você pode escolher o sabor que mais gostar, como creme, baunilha, flocos ou frutas. O contraste entre o frio do sorvete e o quente do chocolate é irresistível.
Café: o café é um acompanhamento que harmoniza muito bem com o bombom de leite ninho com uva, pois realça o sabor do chocolate e equilibra o doce do leite ninho. Você pode servir o café puro, com leite, com chantilly ou com canela. O aroma do café vai deixar a sua sobremesa ainda mais convidativa.


A opinião de quem já fez bombom de leite ninho com uva

Se você ainda não se convenceu de que o bombom de leite ninho com uva é uma receita maravilhosa, veja o que algumas pessoas que já fizeram e provaram esse doce têm a dizer:

“Eu fiz o bombom de leite ninho com uva para o aniversário do meu filho e foi um sucesso. Todo mundo adorou e pediu a receita. É um doce fácil de fazer, que rende bastante e que fica lindo na mesa. Recomendo muito!” – Ana Paula, 35 anos, professora.
“Eu amo o bombom de leite ninho com uva, é o meu preferido. Eu gosto de fazer com chocolate meio amargo, que fica mais equilibrado com o leite ninho. Eu também gosto de usar uvas verdes, que são mais azedinhas e contrastam com o doce.
“Eu sou fã do bombom de leite ninho com uva, é um doce que me lembra a minha infância. Minha mãe sempre fazia para as festas de família e eu adorava. É um doce que tem um sabor único e que combina com qualquer ocasião. Eu recomendo que você faça essa receita, você não vai se arrepender!” – Bruno, 28 anos, advogado.
“Eu nunca tinha experimentado o bombom de leite ninho com uva, até que uma amiga me deu de presente. Eu fiquei encantada com o doce, é uma delícia. A massa de leite ninho é macia e cremosa, a uva é suculenta e o chocolate é crocante. É um doce que tem tudo que eu gosto. Eu já fiz em casa e foi muito fácil. É uma receita que vale a pena fazer e compartilhar.” – Juliana, 32 anos, enfermeira.


Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer bombom de leite ninho com uva, uma receita caseira, fácil e deliciosa, que vai fazer sucesso na sua casa. Você também conheceu algumas versões sobre a origem desse doce, que é muito popular no Brasil, e descobriu dois acompanhamentos perfeitos para ele. Além disso, você conferiu a opinião de quem já fez e aprovou o bombom de leite ninho com uva.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer essa receita. O bombom de leite ninho com uva é um doce que vai surpreender você e seus convidados pelo sabor e pela beleza. É uma ótima opção para servir como sobremesa, lanche ou presente.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário abaixo, contando o que você achou da receita, se você já fez ou se tem alguma dúvida ou sugestão. Nós adoraríamos saber a sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *