RECEITAS

Como fazer esta delícia de Travessa Gelada de Natal

O Natal é uma época de celebração, união e alegria. E nada melhor do que uma sobremesa deliciosa para fechar a ceia com chave de ouro. Neste artigo, você vai aprender a fazer uma receita caseira de Travessa Gelada de Natal, uma sobremesa fácil, rápida e que vai agradar a todos os paladares.

O que é a Travessa Gelada de Natal

A Travessa Gelada de Natal é uma sobremesa feita com camadas de biscoito, creme de leite condensado, frutas e chantilly. É uma receita simples, mas que fica muito bonita e saborosa. Além disso, é uma ótima opção para aproveitar as frutas da estação, como morango, uva, kiwi, pêssego e abacaxi.

A Travessa Gelada de Natal é uma receita típica do Brasil, mas que tem origem em outras sobremesas europeias, como o pavê e a charlotte. Essas sobremesas também são feitas com camadas de biscoito e creme, mas podem variar nos ingredientes e na forma de montagem.

A Travessa Gelada de Natal é uma receita que pode ser adaptada ao seu gosto, usando as frutas que você preferir ou até mesmo substituindo o biscoito por pão de ló ou bolo. O importante é que a sobremesa fique bem gelada e cremosa, para refrescar e adoçar o seu Natal.

Como fazer a Travessa Gelada de Natal

Para fazer a Travessa Gelada de Natal, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 pacote de biscoito tipo champagne ou maizena
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de creme de leite
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
  • 4 colheres de sopa de água
  • 300 ml de leite
  • 2 xícaras de chá de frutas picadas (morango, uva, kiwi, pêssego, abacaxi, etc.)
  • 2 xícaras de chá de chantilly pronto ou caseiro

O modo de preparo é o seguinte:

  • Em uma panela, misture o leite condensado e uma lata de creme de leite. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar um pouco. Reserve.
  • Em uma tigela, hidrate a gelatina na água e leve ao micro-ondas por 15 segundos, ou até dissolver. Misture com a outra lata de creme de leite e reserve.
  • Em um refratário retangular, faça uma camada de biscoitos umedecidos no leite. Por cima, espalhe metade do creme de leite condensado. Em seguida, faça outra camada de biscoitos e espalhe o creme de gelatina. Por fim, faça mais uma camada de biscoitos e cubra com o chantilly. Decore com as frutas picadas a seu gosto.
  • Leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até ficar bem firme. Sirva gelado.

A história da Travessa Gelada de Natal

A Travessa Gelada de Natal é uma receita que surgiu da criatividade e da adaptação dos brasileiros. Como o Natal no Brasil é uma época de calor, as sobremesas geladas são muito apreciadas e procuradas. Além disso, as frutas tropicais são abundantes e baratas, o que facilita o preparo da receita.

A Travessa Gelada de Natal é uma variação do pavê, uma sobremesa francesa que significa “para ver”. O pavê é feito com camadas de biscoito, creme e chocolate, e tem esse nome porque é montado em uma travessa transparente, para que se possa ver as camadas. O pavê chegou ao Brasil no século XIX, trazido pelos imigrantes europeus, e logo se popularizou.

Com o tempo, o pavê foi ganhando novas versões, com diferentes tipos de biscoito, creme e cobertura. Uma dessas versões é a Travessa Gelada de Natal, que substitui o chocolate por frutas e chantilly, dando um toque mais leve e refrescante à sobremesa.

A Travessa Gelada de Natal é uma receita que faz parte da tradição culinária brasileira, e que é muito apreciada nas festas de fim de ano. É uma sobremesa que agrada a todos os gostos, e que pode ser feita com antecedência, facilitando a organização da ceia.

Acompanhamentos para a Travessa Gelada de Natal

A Travessa Gelada de Natal é uma sobremesa que combina com diversos tipos de acompanhamentos, que podem variar de acordo com o seu paladar e o da sua família. Aqui estão algumas sugestões:

  • Sorvete: uma bola de sorvete de creme, baunilha ou frutas pode ser uma ótima opção para servir junto com a Travessa Gelada de Natal, aumentando o frescor e o sabor da sobremesa. Você pode escolher o sabor que mais harmonize com as frutas que você usou na receita, ou até mesmo fazer um mix de sabores.
  • Calda: uma calda de chocolate, caramelo ou frutas pode dar um toque extra de doçura e umidade à Travessa Gelada de Natal. Você pode fazer a sua própria calda, usando leite, açúcar e o ingrediente de sua preferência, ou usar uma calda pronta, que pode ser encontrada em supermercados ou lojas especializadas.
  • Castanhas: as castanhas são frutos secos que têm tudo a ver com o Natal, e que podem ser usados para decorar e enriquecer a Travessa Gelada de Natal. Você pode usar castanhas do Pará, de caju, nozes, amêndoas, pistache, ou a que você mais gostar. Basta picar as castanhas e salpicar sobre a sobremesa, ou fazer uma farofa com elas e açúcar.

Opinião sincera de pessoas que já fizeram esta receita

A Travessa Gelada de Natal é uma receita que costuma receber muitos elogios de quem a faz e de quem a prova. Veja alguns depoimentos de pessoas que já fizeram esta receita e compartilharam a sua opinião:

  • “Eu fiz esta receita para a ceia de Natal da minha família e foi um sucesso. Todos adoraram e pediram bis. É uma receita fácil de fazer e que fica muito bonita na mesa. Recomendo!”
  • “Eu amo esta receita, é a minha preferida para o Natal. Eu sempre faço com morango e kiwi, que são as minhas frutas favoritas. Fica uma delícia, bem geladinha e cremosa. Não sobra nada!”
  • “Eu nunca tinha feito esta receita, mas resolvi experimentar depois de ver na internet. Fiquei surpresa com o resultado, ficou muito gostosa e bonita. Meu marido e meus filhos adoraram, e até meus vizinhos elogiaram. Vou fazer de novo!”

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu a fazer uma receita caseira de Travessa Gelada de Natal, uma sobremesa fácil, rápida e que vai agradar a todos os paladares. Você também conheceu um pouco da história e da origem desta receita, e algumas sugestões de acompanhamentos para deixá-la ainda mais saborosa. Além disso, você viu a opinião sincera de pessoas que já fizeram esta receita e que aprovaram.

Espero que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer esta receita para o seu Natal. Se você fizer, não se esqueça de me contar como ficou e de compartilhar a sua opinião e as suas sugestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *