RECEITAS

Saiba prepara esta receita de Pão de Natal

O Natal é uma época de celebração, união e alegria. E nada melhor do que um delicioso pão de Natal para compartilhar com a família e os amigos. O pão de Natal é uma receita tradicional em muitos países, que leva frutas secas, nozes, especiarias e mel. É um pão doce, macio e aromático, que pode ser servido como sobremesa ou como lanche.

Neste artigo, você vai aprender como fazer um pão de Natal caseiro, simples e fácil. Você também vai conhecer a origem dessa receita e algumas dicas de acompanhamentos. Além disso, você vai ver a opinião de pessoas que já fizeram e provaram esse pão maravilhoso.

O que é o pão de Natal e qual a sua importância

O pão de Natal é um tipo de pão doce, que leva frutas secas, nozes, especiarias e mel na sua composição. Ele é assado em uma forma redonda ou oval, e pode ter uma cobertura de açúcar ou glacê. O pão de Natal é uma receita típica do período natalino, que simboliza a prosperidade, a abundância e a gratidão.

O pão de Natal tem origens antigas e variadas. Alguns historiadores afirmam que ele surgiu na Alemanha, no século XV, como uma forma de celebrar o fim do Advento, o período de preparação para o Natal. Outros dizem que ele foi criado na Itália, no século XVI, inspirado no panetone, um pão doce com frutas cristalizadas. Há ainda quem acredite que ele tem raízes na Grécia, na Rússia, na França ou na Inglaterra.

O fato é que o pão de Natal se espalhou pelo mundo e ganhou diferentes nomes e versões. Na Alemanha, ele é chamado de stollen, e leva passas, amêndoas, casca de laranja e rum. Na Itália, ele é conhecido como pandoro, e tem um formato de estrela, com uma cobertura de açúcar de confeiteiro. Na França, ele é denominado de brioche de Noël, e é recheado com frutas secas e chocolate. Na Inglaterra, ele é chamado de Christmas cake, e é feito com frutas secas, nozes, melaço e conhaque.

Como fazer o pão de Natal caseiro

Fazer o pão de Natal caseiro é mais fácil do que parece. Você só vai precisar de alguns ingredientes básicos, que podem ser encontrados em qualquer supermercado. Veja a lista:

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 30 g de fermento biológico fresco
  • 200 g de açúcar
  • 200 g de manteiga
  • 4 ovos
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 xícara (chá) de leite morno
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de noz-moscada ralada
  • 1/4 de xícara (chá) de frutas cristalizadas
  • 1/4 de xícara (chá) de uvas passas
  • 1/4 de xícara (chá) de nozes picadas
  • 1/4 de xícara (chá) de amêndoas laminadas
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Siga o passo a passo:

  1. Em uma tigela grande, misture o fermento com duas colheres (sopa) de açúcar e um pouco de farinha. Deixe descansar por 15 minutos, até formar uma esponja.
  2. Adicione a manteiga, os ovos, o sal, o leite, o mel, a canela e a noz-moscada. Misture bem com uma colher de pau ou com as mãos.
  3. Acrescente a farinha aos poucos, até obter uma massa macia e homogênea. Se necessário, acrescente mais farinha ou leite.
  4. Sove a massa por 10 minutos, em uma superfície enfarinhada, até que ela fique lisa e elástica.
  5. Coloque a massa em uma tigela untada com óleo e cubra com um pano. Deixe crescer em um lugar aquecido por uma hora, ou até dobrar de volume.
  6. Abra a massa com um rolo, em um retângulo de cerca de 40 x 30 cm. Espalhe as frutas cristalizadas, as uvas passas, as nozes e as amêndoas sobre a massa. Enrole a massa como um rocambole, apertando bem as pontas.
  7. Coloque a massa em uma forma redonda ou oval, untada e enfarinhada. Deixe crescer por mais 30 minutos, ou até ficar bem fofa.
  8. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos, ou até dourar.
  9. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Qual é a história por trás do pão de Natal

Como vimos, o pão de Natal tem origens diversas e antigas. Mas há uma lenda que conta uma história curiosa sobre o seu surgimento. Segundo essa lenda, o pão de Natal foi criado por um padeiro alemão, chamado Johannes Stollen, no século XV.

Johannes era um homem muito religioso, que queria fazer uma oferenda especial para o menino Jesus. Ele decidiu fazer um pão doce, com frutas secas, nozes e especiarias, que representavam os presentes dos Reis Magos. Ele também modelou o pão em forma de um bebê enrolado em um cobertor, para simbolizar o nascimento de Cristo.

Johannes levou o seu pão para a igreja, onde o padre ficou encantado com a sua criação. O padre abençoou o pão e o partilhou com os fiéis, que se deliciaram com o seu sabor. O pão ficou conhecido como stollen, em homenagem ao seu criador, e passou a ser feito todos os anos, na época do Natal.

Quais são os melhores acompanhamentos para o pão de Natal

O pão de Natal é uma receita versátil, que pode ser servida de diferentes formas. Você pode comê-lo puro, ou com uma cobertura de sua preferência, como glacê, geleia, doce de leite ou Nutella. Você também pode cortá-lo em fatias e torrá-las, para ficarem mais crocantes.

Mas se você quer incrementar o seu pão de Natal, há alguns acompanhamentos que combinam muito bem com ele. Veja duas sugestões:

  • Sorvete: O sorvete é uma ótima opção para contrastar com o pão de Natal quente e doce. Você pode escolher o sabor que mais gostar, como baunilha, chocolate, creme ou frutas. Coloque uma bola de sorvete sobre uma fatia de pão de Natal e aproveite essa delícia.
  • Café: O café é uma bebida que harmoniza perfeitamente com o pão de Natal. O seu sabor amargo e intenso equilibra o doce e o aroma do pão. Você pode preparar o seu café da forma que preferir, como expresso, coado, cappuccino ou mocha. Sirva o café em uma xícara e o pão de Natal em um prato, e saboreie essa combinação.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um pão de Natal caseiro, simples e fácil. Você também conheceu a origem e a importância dessa receita, e algumas sugestões de acompanhamentos. O pão de Natal é uma delícia que vai deixar o seu Natal mais saboroso e especial.

Espero que você tenha gostado do meu artigo e que se anime a fazer o pão de Natal caseiro na sua casa. Se você fizer, me conte como ficou e se a sua família e os seus amigos gostaram. Deixe também a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *