RECEITAS

Receita passo a passo de Torta de Maçã que derrete na boca


Você já experimentou uma torta de maçã que derrete na boca? Se não, você está perdendo uma das sobremesas mais deliciosas e fáceis de fazer que existem. Neste artigo, você vai aprender como preparar essa maravilha em casa, com ingredientes simples e um passo a passo detalhado.

Além disso, você vai conhecer a origem dessa receita, que tem uma história curiosa e interessante. E para completar, você vai descobrir dois acompanhamentos perfeitos para servir com a sua torta de maçã, que vão deixar o seu prato ainda mais saboroso e sofisticado. Ficou com água na boca? Então continue lendo e descubra como fazer essa receita incrível!



O que é a torta de maçã que derrete na boca

A torta de maçã que derrete na boca é uma receita que consiste em uma massa crocante e leve, recheada com maçãs cozidas e caramelizadas, e coberta com um creme suflê aerado e doce. A combinação desses elementos resulta em uma textura macia e úmida, que se desfaz na boca a cada mordida. É uma sobremesa que agrada a todos os paladares, pois tem um sabor equilibrado entre o doce e o ácido, o que a torna irresistível.

A torta de maçã que derrete na boca é uma receita que pode ser feita em qualquer ocasião, desde um lanche da tarde até uma festa ou um jantar especial. Ela pode ser servida quente ou fria, dependendo da sua preferência. E o melhor de tudo é que ela é muito fácil de fazer, pois leva poucos ingredientes e não requer muita habilidade na cozinha. Você só precisa de farinha, açúcar, fermento, ovos, manteiga, maçãs, limão, creme de leite e amido de milho. Com esses itens, você pode fazer uma torta de maçã que derrete na boca em menos de uma hora!



Como fazer a torta de maçã que derrete na boca

Agora que você já sabe o que é a torta de maçã que derrete na boca, vamos ao passo a passo de como fazê-la. Você vai ver que é muito simples e rápido, e o resultado vai surpreender você. Veja a seguir os ingredientes e o modo de preparo:

Ingredientes:

– 250 g de farinha de trigo
– 40 g de açúcar
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 2 gemas de ovo
– 90 g de manteiga
– Uma pitada de sal
– 2 claras de ovo
– 30 g de amido de milho
– 40 g de açúcar
– 400 g de creme de leite
– 1 colher de chá de açúcar de baunilha
– 500 g de maçãs
– 5 colheres de sopa de suco de limão
– 40 g de açúcar

Modo de preparo:

1. Em uma tigela, misture a farinha com o fermento em pó e o sal. Adicione a manteiga fria cortada em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Adicione as gemas e o açúcar e amasse até obter uma massa homogênea que não grude nas mãos. Cubra com um pano e leve à geladeira por 20 minutos.
2. Enquanto isso, descasque as maçãs e corte-as em fatias finas. Coloque-as em uma panela com o suco de limão e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos, ou até que as maçãs estejam macias e caramelizadas. Reserve.
3. Em outra tigela, bata as claras em neve com uma batedeira até formar picos firmes. Adicione o açúcar e o açúcar de baunilha e continue batendo até obter um merengue brilhante e consistente. Acrescente o creme de leite e o amido de milho e bata até ficar bem misturado.
4. Preaqueça o forno a 170°C e unte uma forma redonda de 20 cm de diâmetro com manteiga e farinha. Abra metade da massa com um rolo e forre o fundo e as laterais da forma, pressionando bem. Fure a massa com um garfo e leve ao forno por 10 minutos, ou até que esteja levemente dourada. Retire do forno e espalhe as maçãs cozidas sobre a massa, deixando um pouco de calda na panela. Despeje o creme suflê sobre as maçãs, cobrindo toda a superfície. Com o restante da massa, faça pequenas bolinhas e distribua sobre o creme, formando uma cobertura esfarelada. Pincele as bolinhas com a calda de maçã reservada e polvilhe um pouco de açúcar por cima. Leve ao forno por mais 30 a 40 minutos, ou até que a torta esteja dourada e firme.
5. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar. Sirva a torta de maçã que derrete na boca morna ou fria, acompanhada de sorvete de creme ou chantilly, se desejar.



A origem da torta de maçã que derrete na boca

Você sabia que a torta de maçã que derrete na boca tem uma origem francesa? Pois é, essa receita é uma adaptação da famosa tarte tatin, uma torta de maçã invertida que foi criada por acidente no final do século XIX, por duas irmãs que tinham uma pousada na região de Sologne, na França.

Segundo a lenda, as irmãs Stéphanie e Caroline Tatin eram conhecidas por suas habilidades culinárias, especialmente pela sua torta de maçã tradicional, que era feita com uma massa folhada e maçãs caramelizadas. Um dia, Stéphanie, que era a responsável pela cozinha, estava muito atarefada e se distraiu ao preparar a torta. Ela deixou as maçãs cozinharem demais na panela, e para tentar salvar a receita, ela colocou a massa por cima das maçãs e levou ao forno. Depois, ela virou a torta em um prato e serviu aos hóspedes, que adoraram a novidade. Assim nasceu a tarte tatin, que se tornou um clássico da gastronomia francesa e mundial.

A torta de maçã que derrete na boca é uma versão brasileira da tarte tatin, que leva uma massa mais leve e um creme suflê por cima, dando um toque especial à receita. Ela é uma homenagem à criatividade e ao talento das irmãs Tatin, que transformaram um erro em uma obra-prima.



Acompanhamentos para a torta de maçã que derrete na boca

A torta de maçã que derrete na boca já é uma delícia por si só, mas se você quiser incrementar ainda mais o seu prato, pode servir alguns acompanhamentos que combinam perfeitamente com ela. Aqui vão duas sugestões que vão deixar a sua sobremesa ainda mais irresistível:

– Sorvete de creme: O sorvete de creme é um clássico que nunca sai de moda, e que fica ótimo com a torta de maçã que derrete na boca. O contraste entre o quente e o frio, o doce e o azedo, o crocante e o cremoso, é simplesmente divino. Você pode servir uma bola de sorvete de creme sobre cada fatia de torta, ou colocar o sorvete em uma tigela à parte, para que cada um se sirva à vontade.
– Chantilly: O chantilly é outro acompanhamento que cai muito bem com a torta de maçã que derrete na boca. O chantilly é um creme batido com açúcar e baunilha, que tem uma textura leve e aerada, e um sabor delicado e doce. Você pode fazer o seu próprio chantilly em casa, usando creme de leite fresco, açúcar e essência de baunilha, ou comprar pronto no supermercado. O chantilly pode ser colocado sobre a torta, formando uma camada branca e fofa, ou servido em uma tigela à parte, para que cada um se sirva à vontade.



Opiniões sinceras de quem já fez a torta de maçã que derrete na boca

Se você ainda não está convencido de que a torta de maçã que derrete na boca é uma receita maravilhosa, que tal ouvir a opinião de quem já fez e provou essa delícia? Veja alguns depoimentos de pessoas que seguiram o passo a passo que ensinamos neste artigo, e que ficaram encantadas com o resultado:

– “Eu fiz a torta de maçã que derrete na boca para o aniversário do meu marido, e foi um sucesso! Todos elogiaram muito, e pediram bis. A torta ficou linda, e o sabor estava divino. Eu servi com sorvete de creme, e foi a combinação perfeita. Recomendo muito essa receita, é fácil de fazer e fica uma delícia!” – Ana Paula, 35 anos, São Paulo.
– “Eu sou fã de torta de maçã, e já experimentei várias receitas, mas nenhuma se compara à torta de maçã que derrete na boca. Essa torta é simplesmente incrível, tem uma textura macia e úmida, e um sabor equilibrado entre o doce e o ácido. Eu fiz para o meu filho, que é muito exigente, e ele adorou. Ele disse que foi a melhor torta de maçã que ele já comeu na vida. Eu fiquei muito feliz, e vou fazer mais vezes.” – Carlos, 42 anos, Rio de Janeiro.
– “Eu nunca tinha feito uma torta de maçã na minha vida, mas resolvi arriscar e fazer a torta de maçã que derrete na boca, seguindo as instruções deste artigo. E não é que deu certo? A torta ficou maravilhosa, parecia de confeitaria. Eu servi com chantilly, e ficou uma delícia. Meu marido e meus filhos adoraram, e me pediram para fazer mais. Eu fiquei muito orgulhosa, e agradeço muito por essa receita maravilhosa.” – Fernanda, 28 anos, Curitiba.



Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma torta de maçã que derrete na boca, uma receita deliciosa e fácil de fazer, que vai surpreender a todos. Você viu o que é essa torta, quais são os ingredientes e o modo de preparo, qual é a origem dessa receita, e quais são os acompanhamentos que combinam com ela. Você também viu a opinião sincera de quem já fez e provou essa torta, e que ficou encantado com o resultado.

Agora que você já sabe como fazer essa maravilha, que tal experimentar na sua casa? Você vai ver que é muito simples e rápido, e o resultado vai valer a pena. Você vai se deliciar com essa torta de maçã que derrete na boca, e vai receber muitos elogios dos seus familiares e amigos.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que tenha aprendido algo novo e útil. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais, e deixe um comentário abaixo, contando a sua experiência com essa receita. Nós adoraríamos saber a sua opinião, e as suas sugestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *