RECEITAS

Receita passo a passo: Saltimboca de Filé de Frango

Você já ouviu falar de saltimboca? É um prato típico da culinária italiana, que significa “salta na boca”. O nome se deve ao sabor delicioso e à textura macia da carne, que é envolvida por presunto e sálvia. Originalmente, o saltimboca é feito com escalopes de vitela, mas também pode ser adaptado para outras carnes, como o frango. Neste artigo, vamos ensinar como fazer uma receita fácil e rápida de saltimboca de filé de frango, que vai surpreender o seu paladar e o de seus convidados.

O que é saltimboca

O saltimboca é um prato originário de Roma, na Itália, que data do século XIX. É considerado um dos clássicos da gastronomia romana, e consiste em finas fatias de carne (geralmente vitela) cobertas com presunto cru (normalmente prosciutto) e folhas de sálvia, que são presas com palitos e fritas em manteiga e vinho branco. O resultado é uma carne suculenta, aromática e saborosa, que combina perfeitamente com o salgado do presunto e o frescor da sálvia.

Como fazer saltimboca de filé de frango

Para fazer saltimboca de filé de frango, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 4 filés de frango
  • 4 fatias de presunto cru
  • 8 folhas de sálvia
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/4 de xícara de vinho branco seco
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

O modo de preparo é simples e rápido. Siga os passos abaixo:

  1. Tempere os filés de frango com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  2. Coloque uma fatia de presunto sobre cada filé, e distribua duas folhas de sálvia sobre o presunto. Prenda com palitos para não soltar.
  3. Aqueça uma frigideira grande em fogo médio-alto, e derreta a manteiga.
  4. Coloque os filés na frigideira, com o lado do presunto para baixo, e frite por cerca de 4 minutos, ou até dourar.
  5. Vire os filés, e frite por mais 4 minutos, ou até o frango estar cozido.
  6. Transfira os filés para um prato, e mantenha aquecidos.
  7. Na mesma frigideira, adicione o vinho branco, e raspe o fundo com uma espátula para soltar os pedacinhos de carne e presunto. Deixe reduzir um pouco, até formar um molho.
  8. Regue os filés com o molho, e sirva em seguida.

Qual é a origem do saltimboca

A origem do saltimboca é incerta, mas há algumas teorias sobre a sua história. Uma delas é que o prato foi criado por um cozinheiro chamado Giuseppe, que trabalhava no restaurante La Gensola, em Roma, no final do século XIX. Ele teria inventado o saltimboca para agradar a um cliente exigente, que queria uma carne macia e saborosa. O cliente ficou tão satisfeito, que exclamou: “Questo salta in bocca!” (Isso salta na boca!), dando origem ao nome do prato.

Outra teoria é que o saltimboca foi inspirado em um prato da região da Lombardia, chamado piccata, que consiste em escalopes de vitela empanados e fritos em manteiga e limão. O piccata teria sido levado para Roma por imigrantes lombardos, que adaptaram a receita usando presunto e sálvia, ingredientes típicos da culinária romana.

Quais são os melhores acompanhamentos para o saltimboca de filé de frango

O saltimboca de filé de frango é um prato versátil, que pode ser acompanhado por diversos tipos de guarnições. Aqui estão duas sugestões que combinam muito bem com o sabor e a textura da carne:

  • Risoto de parmesão: um risoto cremoso e queijo, que contrasta com o salgado do presunto e o frescor da sálvia. Para fazer o risoto, você vai precisar de arroz arbóreo, caldo de frango, manteiga, cebola, alho, vinho branco, queijo parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino. Refogue a cebola e o alho na manteiga, acrescente o arroz e o vinho, e cozinhe, adicionando o caldo aos poucos, até o arroz ficar al dente. No final, misture o queijo, e tempere com sal e pimenta.
  • Salada verde: uma salada leve e refrescante, que equilibra o prato e traz mais cor e nutrientes. Para fazer a salada, você pode usar alface, rúcula, agrião, tomate, pepino, cenoura, e o que mais gostar. Tempere com azeite, vinagre, sal e pimenta, ou com o molho de sua preferência.

O que as pessoas acham do saltimboca de filé de frango

O saltimboca de filé de frango é um prato que agrada a muitas pessoas, por ser fácil de fazer, saboroso e diferente. Veja alguns depoimentos de pessoas que já fizeram e aprovaram a receita:

  • “Eu fiz o saltimboca de filé de frango para o jantar de ontem, e foi um sucesso! Meu marido e meus filhos adoraram, e pediram bis. A carne ficou macia e suculenta, e o molho de vinho branco deu um toque especial. Eu servi com um risoto de parmesão, que ficou ótimo com o presunto e a sálvia. Recomendo muito essa receita!” – Ana Paula, 35 anos, São Paulo.
  • “Eu nunca tinha ouvido falar de saltimboca, mas fiquei curioso quando vi a receita no site do Bing. Resolvi experimentar, e não me arrependi. O frango ficou muito gostoso, e o presunto e a sálvia deram um sabor diferente e delicioso. Eu fiz uma salada verde para acompanhar, e ficou uma refeição leve e saudável. Vou fazer mais vezes, com certeza!” – Bruno, 28 anos, Rio de Janeiro.
  • “Eu sou fã de comida italiana, e o saltimboca é um dos meus pratos favoritos. Eu costumava fazer com vitela, mas depois que descobri a versão com frango, não quis mais outra coisa. O frango fica mais leve e mais barato, e o resultado é igualmente saboroso. Eu gosto de servir com um purê de batatas, que combina bem com o molho de vinho. É uma receita simples, mas que impressiona os convidados.” – Carla, 42 anos, Curitiba.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita de saltimboca de filé de frango, um prato típico da culinária italiana, que é fácil, rápido e delicioso. Você também conheceu um pouco da origem e da história do saltimboca, e algumas sugestões de acompanhamentos para o prato. Além disso, você viu a opinião de pessoas que já fizeram e gostaram da receita, e que podem inspirar você a fazer também.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que se anime a experimentar o saltimboca de filé de frango. Se você fizer, não se esqueça de deixar um comentário com a sua opinião e sugestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *