RECEITAS

Receita passo a passo: Pão de Pita

Você já ouviu falar do pão de pita? Esse é um tipo de pão achatado e macio, que pode ser recheado com diversos ingredientes ou servido como acompanhamento de pastas, saladas e carnes. O pão de pita é muito popular na culinária do Oriente Médio, mas também pode ser encontrado em outras regiões do mundo, com diferentes nomes e variações. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer esse pão delicioso em casa, de forma simples e rápida.

O que é o pão de pita

Este pão é um pão feito com farinha de trigo, água, sal, fermento e, às vezes, azeite. A massa é aberta em discos finos e assada em forno bem quente ou na frigideira, por poucos minutos. O resultado é um pão que se infla e forma uma bolsa de ar no centro, que pode ser aberta e recheada com o que você preferir. O pão de pita também é conhecido como pão sírio, pão árabe, pão folha ou pão envelope.

O pão é versátil, que pode ser consumido de diversas formas. Você pode usar o pão de pita para fazer sanduíches, como o famoso beirute, que leva rosbife, queijo, alface, tomate e ovo frito. Você também pode servir o pão de pita com pastas típicas do Oriente Médio, como o homus (pasta de grão-de-bico), o babaganush (pasta de berinjela) e o tahine (pasta de gergelim).

Outra opção é cortar o pão de pita em pedaços menores e torrar no forno, para fazer croutons crocantes que podem ser usados para acompanhar saladas ou sopas.

Como fazer o pão de pita em casa

Fazer o pão de pita em casa é mais fácil do que você imagina. Você vai precisar de poucos ingredientes e de um pouco de paciência para esperar a massa crescer. Veja o passo a passo a seguir:

Ingredientes:

  • 500 g de farinha de trigo
  • 10 g de fermento biológico seco
  • 10 g de sal
  • 25 g de azeite (opcional)
  • 300 ml de água morna

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela grande, misture a farinha, o sal e o fermento. Faça um buraco no centro e adicione o azeite e a água. Misture com uma colher até formar uma massa grudenta.
  2. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por cerca de 15 minutos, até ficar lisa e elástica. Se a massa estiver muito seca, adicione um pouco mais de água. Se estiver muito úmida, adicione um pouco mais de farinha.
  3. Coloque a massa em uma tigela untada com um pouco de óleo e cubra com um pano úmido. Deixe descansar em um lugar quente por cerca de uma hora, ou até dobrar de volume.
  4. Divida a massa em oito partes iguais e modele em bolinhas. Abra cada bolinha com um rolo, até formar um disco fino de cerca de 20 cm de diâmetro. Coloque os discos em uma assadeira untada com óleo ou forrada com papel manteiga, deixando um espaço entre eles.
  5. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 10 minutos, ou até que os pães se inflem e fiquem levemente dourados. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
  6. Se preferir, você também pode assar os pães na frigideira, em fogo médio-alto, por cerca de dois minutos de cada lado, ou até que se inflem e fiquem com algumas manchas escuras.
  7. Pronto! Agora é só aproveitar o seu pão de pita caseiro, recheando ou servindo como preferir.

A origem do pão de pita

O pão de pita tem uma origem antiga e incerta, mas acredita-se que seja originário da região do Oriente Médio, onde é consumido há milhares de anos. O pão de pita é mencionado em diversas fontes históricas, como a Bíblia, o Alcorão e o livro de culinária árabe Kitab al-Tabikh, do século X. O pão de pita era assado em um forno chamado tannur, que é o antecessor do moderno tandoor, usado na culinária indiana.

O pão de pita se espalhou pelo mundo com as migrações e as trocas culturais entre os povos. Hoje, ele é encontrado em diversos países, com nomes e características diferentes. Por exemplo, na Grécia, o pão de pita é chamado de pitta e é usado para fazer o gyros, um sanduíche de carne assada.

Na Turquia, o pão de pita é chamado de pide e é recheado com queijo, carne, espinafre ou outros ingredientes. Na Índia, o pão de pita é chamado de naan e é feito com leite e iogurte, além de ser temperado com alho, gergelim ou outras especiarias.

Acompanhamentos para o pão de pita

O pão de pita é um pão versátil, que combina com diversos acompanhamentos. Veja algumas sugestões:

  • Homus: é uma pasta de grão-de-bico cozido, tahine, alho, limão e sal. É um dos acompanhamentos mais tradicionais para o pão de pita, e pode ser incrementado com páprica, cominho, salsinha ou outras ervas e especiarias. Para fazer o homus, basta bater todos os ingredientes no liquidificador ou no processador, até obter uma pasta cremosa e homogênea. Sirva com um fio de azeite e decore com grãos de grão-de-bico ou sementes de gergelim.
  • Babaganush: é uma pasta de berinjela assada, tahine, alho, limão e sal. É outro acompanhamento típico para o pão de pita, e tem um sabor defumado e agridoce. Para fazer o babaganush, basta assar as berinjelas inteiras no forno ou na chama do fogão, até que a casca fique bem queimada e a polpa bem macia. Depois, retire a casca e bata a polpa com os demais ingredientes no liquidificador ou no processador, até obter uma pasta lisa e consistente. Sirva com um fio de azeite e decore com salsinha picada ou pimenta-do-reino moída.
  • Salada grega: é uma salada fresca e colorida, que leva tomate, pepino, cebola roxa, azeitona preta, queijo feta, orégano, azeite, vinagre e sal. É um acompanhamento leve e saboroso para o pão de pita, e pode ser servido como entrada ou como prato principal. Para fazer a salada grega, basta cortar os tomates, os pepinos e as cebolas em pedaços médios, e misturar com as azeitonas, o queijo feta esfarelado, o orégano, o azeite, o vinagre e o sal. Sirva gelada ou em temperatura ambiente.

Opiniões de quem já fez o pão de pita

O pão de pita é uma receita fácil e deliciosa, que agrada a todos os paladares. Veja algumas opiniões de quem já fez o pão de pita em casa:

  • “Eu adorei fazer o pão de pita em casa, ficou muito macio e gostoso. Eu recheei com carne moída temperada, alface, tomate e molho de iogurte. Ficou uma delícia, todos aqui em casa aprovaram.” – Ana Clara
  • “Eu fiz o pão de pita na frigideira e achei muito prático e rápido. Eu servi com homus e salada grega, e foi um sucesso. O pão de pita é muito versátil, dá para fazer vários recheios diferentes.” – Bruno
  • “Eu nunca tinha feito pão de pita antes, mas achei muito fácil e divertido. Eu gostei de ver o pão inflar e ficar com uma bolsa de ar no meio. Eu achei muito interessante e divertido. Eu servi com babaganush e salada de grão-de-bico, e ficou uma combinação perfeita. Eu recomendo essa receita para quem gosta de pão e de culinária árabe.” – Camila

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer o pão de pita em casa, de forma simples e rápida. Você também conheceu um pouco da origem e da versatilidade desse pão, que pode ser recheado ou servido com diversos acompanhamentos. O pão de pita é uma receita fácil e deliciosa, que agrada a todos os paladares.

Experimente fazer o pão de pita em casa e surpreenda a sua família e os seus amigos. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *