RECEITAS

Receita deliciosa e caseira de Romeu e Julieta no forno

Você já ouviu falar da combinação de queijo com goiabada, conhecida como Romeu e Julieta? Essa é uma sobremesa típica da culinária brasileira, que agrada a muitos paladares. Mas você sabia que é possível fazer essa delícia no forno, de forma simples e rápida? Neste artigo, vamos te ensinar como preparar uma receita deliciosa e caseira de Romeu e Julieta no forno, que vai deixar todos com água na boca.

Saiba mais sobre o Romeu e Julieta no forno

Romeu e Julieta é o nome dado à combinação de queijo branco fresco com goiabada, uma geleia feita de goiaba e açúcar. Essa mistura de sabores contrastantes, que lembra o casal de amantes da obra de Shakespeare, é muito popular no Brasil, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. A origem dessa sobremesa é incerta, mas há algumas hipóteses que tentam explicar como ela surgiu.

Como fazer Romeu e Julieta no forno

Fazer Romeu e Julieta no forno é muito fácil e rápido. Você só vai precisar de alguns ingredientes básicos, que são:

  • 500 g de queijo branco fresco
  • 500 g de goiabada
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de canela em pó (opcional)

O modo de preparo é o seguinte:

  • Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma refratária com manteiga.
  • Corte o queijo e a goiabada em fatias finas e reserve.
  • Em uma panela, leve ao fogo o leite, a manteiga, a farinha de trigo e a canela, mexendo sempre, até engrossar e formar um creme.
  • Despeje o creme na forma e espalhe bem.
  • Por cima do creme, faça camadas alternadas de queijo e goiabada, começando e terminando com o queijo.
  • Leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até o queijo derreter e a goiabada borbulhar.
  • Retire do forno e sirva quente ou frio, como preferir.

A história do Romeu e Julieta

Não se sabe ao certo quando e onde o Romeu e Julieta surgiu, mas existem algumas teorias que tentam explicar a origem dessa sobremesa. Uma delas é que ela foi criada por imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no final do século XIX e início do século XX, e que adaptaram uma receita de queijo com marmelada, típica da região da Lombardia.

Outra hipótese é que ela foi inventada por fazendeiros mineiros, que aproveitavam o queijo produzido nas fazendas e a goiabada, fruta abundante na região. Há ainda quem diga que ela foi inspirada na obra de Shakespeare, que foi traduzida para o português no século XIX e que fez sucesso entre os leitores brasileiros.

Acompanhamentos para o Romeu e Julieta

O Romeu e Julieta é uma sobremesa que pode ser servida sozinha, mas que também combina muito bem com outros acompanhamentos. Veja algumas sugestões:

  • Sorvete de creme: o sorvete de creme é uma ótima opção para contrastar com o quente e o doce do Romeu e Julieta. Você pode servir uma bola de sorvete sobre a fatia da sobremesa, ou colocar o sorvete em uma taça e cobrir com o Romeu e Julieta picado.
  • Café: o café é uma bebida que harmoniza muito bem com o Romeu e Julieta, pois realça o sabor do queijo e da goiabada. Você pode servir o café puro, com leite, ou com chantilly, e acompanhar com uma fatia da sobremesa.
  • Vinho: o vinho é outra bebida que pode acompanhar o Romeu e Julieta, especialmente se você optar por um vinho tinto, que tem mais corpo e acidez. O vinho pode equilibrar o doce da goiabada e o salgado do queijo, criando uma experiência sensorial única.

Opiniões sobre o Romeu e Julieta

O Romeu e Julieta é uma sobremesa que agrada a muitas pessoas, mas que também pode gerar algumas controvérsias. Veja algumas opiniões de quem já experimentou essa receita:

  • “Eu adoro Romeu e Julieta, é uma das minhas sobremesas favoritas. Eu gosto de fazer no forno, porque fica mais cremoso e derretido. Eu também gosto de colocar um pouco de canela no creme, para dar um toque especial.” – Ana, 35 anos, professora.
  • “Eu não gosto muito de Romeu e Julieta, acho muito doce e enjoativo. Eu prefiro comer o queijo e a goiabada separados, ou então trocar a goiabada por outra fruta, como morango ou abacaxi.” – Bruno, 28 anos, engenheiro.
  • “Eu acho o Romeu e Julieta uma sobremesa interessante, mas não é a minha preferida. Eu acho que depende muito da qualidade do queijo e da goiabada, se são bons ou não. Eu também acho que tem que ter um bom equilíbrio entre os dois, nem muito queijo, nem muita goiabada.” – Carla, 32 anos, jornalista.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita deliciosa e caseira de Romeu e Julieta no forno, uma sobremesa típica da culinária brasileira, que combina queijo branco fresco com goiabada. Você também conheceu um pouco da história e da origem dessa receita, e algumas sugestões de acompanhamentos para ela.

Além disso, você viu algumas opiniões de quem já provou essa delícia, e pode tirar as suas próprias conclusões. Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que se anime a fazer o Romeu e Julieta no forno em sua casa. Não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *