RECEITAS

Receita caseira e deliciosa de Pavê de Ovomaltine

Você já experimentou pavê de ovomaltine? Essa é uma sobremesa deliciosa, fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. O pavê é um doce típico da culinária francesa, que consiste em camadas de biscoitos ou bolachas umedecidos em algum líquido, como leite, café ou licor, intercalados com creme, frutas, chocolate ou outros recheios. O ovomaltine é um produto à base de malte, cacau e leite, que pode ser usado como achocolatado, cobertura ou ingrediente para diversas receitas.

Neste artigo, você vai aprender como fazer um pavê de ovomaltine caseiro, que vai surpreender seus convidados e familiares. Além disso, você vai conhecer um pouco da história dessa receita e algumas dicas de acompanhamentos para tornar sua sobremesa ainda mais saborosa.

Saiba mais sobre o pavê de ovomaltine e por que é tão bom

O pavê de ovomaltine é uma variação do pavê tradicional, que usa o ovomaltine como um dos principais ingredientes. O ovomaltine confere um sabor único e crocante ao doce, que combina perfeitamente com o creme de leite condensado e o chantilly. O pavê de ovomaltine é uma sobremesa que pode ser servida em qualquer ocasião, desde um almoço em família até uma festa de aniversário.

Além de ser muito gostoso, o pavê de ovomaltine também é nutritivo, pois contém cálcio, ferro, vitaminas e minerais. O ovomaltine foi criado na Suíça, em 1904, pelo médico Albert Wander, que buscava uma forma de combater a desnutrição infantil. Desde então, o ovomaltine se tornou um sucesso mundial, sendo consumido de diversas formas e em diferentes países.

Como fazer pavê de ovomaltine em casa

Para fazer um pavê de ovomaltine caseiro, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 pacote de biscoito maisena
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite (use a mesma medida da lata de leite condensado)
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 2 gemas
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 200 g de creme de leite
  • 4 colheres de sopa de ovomaltine
  • 300 g de chantilly pronto
  • 100 g de ovomaltine para polvilhar

O modo de preparo é simples e rápido. Siga os passos abaixo:

  • Em uma panela, misture o leite condensado, o leite, o amido de milho e as gemas. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo e acrescente a essência de baunilha. Reserve.
  • Em uma tigela, misture o creme de leite e as 4 colheres de sopa de ovomaltine, até formar um creme homogêneo. Reserve.
  • Em um refratário, monte o pavê, fazendo camadas na seguinte ordem: biscoitos umedecidos em leite, creme de leite condensado, creme de ovomaltine e chantilly. Repita as camadas até acabarem os ingredientes, terminando com o chantilly.
  • Polvilhe o ovomaltine por cima do pavê, para decorar e dar mais crocância.
  • Leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até ficar bem firme.
  • Sirva gelado e aproveite!

A origem do pavê de ovomaltine

Não se sabe ao certo quem inventou o pavê de ovomaltine, mas há algumas hipóteses sobre a sua origem. Uma delas é que o pavê de ovomaltine surgiu no Brasil, na década de 1980, quando o ovomaltine começou a ser comercializado no país. Nessa época, o ovomaltine era vendido em latas, que vinham com receitas impressas na embalagem. Uma dessas receitas era o pavê de ovomaltine, que logo se popularizou entre os brasileiros, que adoram doces cremosos e gelados.

Outra hipótese é que o pavê de ovomaltine foi criado na França, onde o pavê é uma sobremesa tradicional. Os franceses teriam adaptado o pavê clássico, que leva creme de confeiteiro e chocolate, substituindo o chocolate pelo ovomaltine, que também é muito consumido na Europa. Seja qual for a verdadeira origem do pavê de ovomaltine, o fato é que essa receita conquistou o paladar de muitas pessoas ao redor do mundo, que se deliciam com essa sobremesa irresistível.

O que servir com o pavê de ovomaltine

O pavê de ovomaltine é uma sobremesa que combina com diversos tipos de acompanhamentos, que podem variar de acordo com o seu gosto e a ocasião. Aqui vão duas sugestões de acompanhamentos que vão deixar o seu pavê de ovomaltine ainda mais saboroso:

  • Sorvete de creme: o sorvete de creme é um clássico que nunca sai de moda, e que harmoniza perfeitamente com o pavê de ovomaltine. O contraste entre o quente e o frio, o doce e o salgado, o cremoso e o crocante, faz dessa combinação uma explosão de sabores e texturas na boca. Você pode servir o sorvete de creme em uma taça, ao lado do pavê, ou colocar uma bola de sorvete sobre o pavê, para criar uma apresentação mais sofisticada.
  • Café: o café é uma bebida que também combina muito bem com o pavê de ovomaltine, pois realça o sabor do chocolate e do malte. O café pode ser servido quente ou gelado, com ou sem açúcar, com ou sem leite, de acordo com a sua preferência. O café também ajuda a equilibrar o doce do pavê, e a dar uma sensação de saciedade. Você pode servir o café em uma xícara, junto com o pavê, ou em uma jarra, para que cada um se sirva à vontade.

O que as pessoas acham do pavê de ovomaltine

O pavê de ovomaltine é uma receita que agrada a maioria das pessoas, que elogiam o seu sabor, a sua textura e a sua praticidade. Veja alguns depoimentos de pessoas que já fizeram e provaram o pavê de ovomaltine:

  • “Eu fiz o pavê de ovomaltine para o aniversário do meu filho, e foi um sucesso. Todo mundo adorou, e pediu bis. A receita é fácil de fazer, e fica uma delícia. O ovomaltine dá um toque especial ao pavê, que fica crocante e saboroso. Recomendo muito essa receita, vale a pena experimentar.” – Maria, 35 anos, São Paulo.
  • “Eu sou fã de ovomaltine, e quando vi essa receita de pavê de ovomaltine, fiquei com água na boca. Eu fiz em casa, e não me arrependi. O pavê ficou maravilhoso, cremoso e com um sabor incrível. Eu servi com sorvete de creme, e ficou ainda melhor. Essa receita é uma das minhas favoritas, e eu vou fazer mais vezes.” – Pedro, 28 anos, Rio de Janeiro.
  • “Eu nunca tinha feito pavê antes, mas achei essa receita de pavê de ovomaltine muito simples e tentadora. Eu resolvi arriscar, e não me decepcionei. O pavê ficou ótimo, e todo mundo elogiou. O ovomaltine deu um charme a mais ao pavê, que ficou com uma textura e um sabor únicos. Eu adorei essa receita, e vou repetir com certeza.” – Ana, 23 anos, Curitiba.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um pavê de ovomaltine caseiro, que é uma sobremesa deliciosa, fácil de fazer e que vai agradar a todos os que gostam de doces. Você também conheceu um pouco da origem do pavê de ovomaltine, e algumas sugestões de acompanhamentos que vão deixar o seu pavê ainda mais gostoso. Você viu também alguns depoimentos de pessoas que já fizeram e aprovaram essa receita, e que podem inspirar você a fazer o mesmo.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que tenha aprendido como fazer um pavê de ovomaltine caseiro de forma simples e prática. Essa é uma receita que vale a pena experimentar, e que vai surpreender seus convidados e familiares. Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos, e deixe um comentário abaixo, contando o que achou do pavê de ovomaltine, e se você tem alguma dica ou sugestão para melhorar essa receita. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *