RECEITAS

Receita passo a passo: Lasanha com molho bolonhesa e molho branco em camadas

A lasanha é um prato típico da culinária italiana, que consiste em camadas de massa, recheio e molho, assadas no forno. Existem diversas variações de lasanha, mas uma das mais populares é a que leva molho bolonhesa e molho branco, também conhecida como lasanha à bolonhesa.

Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita deliciosa, que pode ser servida em qualquer ocasião. Além disso, você vai conhecer um pouco da história desse prato e algumas dicas de acompanhamentos.

O que é o molho bolonhesa e o molho branco

O molho bolonhesa é um molho à base de carne moída e tomate, originário da cidade de Bolonha, na região da Emília-Romanha, na Itália. Ele é um dos molhos mais tradicionais da cozinha italiana e pode ser usado para acompanhar diversos tipos de massa, como espaguete, tagliatelle e, claro, lasanha.

O molho branco, também chamado de béchamel, é um molho à base de leite, manteiga e farinha de trigo, que foi criado na França no século XVII. Ele é considerado um dos molhos-mãe da culinária francesa e pode ser usado para preparar outros molhos, como o molho de queijo e o molho de cogumelos. O molho branco também é muito usado para gratinar pratos no forno, como a lasanha.

Como fazer a receita de lasanha com molho bolonhesa e molho branco em camadas

Para fazer essa receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de massa para lasanha (pré-cozida ou fresca)
  • 500 g de carne moída (de preferência bovina ou suína)
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 xícaras (chá) de molho de tomate pronto
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 2 folhas de louro
  • 1/4 de xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • Noz-moscada ralada a gosto
  • 200 g de queijo muçarela fatiado
  • 50 g de queijo parmesão ralado

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Acrescente a carne moída e tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe até a carne perder a cor rosada, mexendo para soltar os grumos.
  2. Adicione o molho de tomate, o extrato de tomate, as folhas de louro e a água. Misture bem e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 15 minutos, ou até o molho encorpar. Reserve.
  3. Em outra panela, derreta a manteiga e junte a farinha de trigo. Cozinhe por alguns minutos, mexendo sem parar, para formar um roux (uma pasta dourada).
  4. Aos poucos, adicione o leite, mexendo vigorosamente para evitar grumos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Cozinhe em fogo médio até o molho engrossar. Reserve.
  5. Em um refratário grande untado com manteiga, monte a lasanha da seguinte forma: uma camada de molho bolonhesa, uma camada de massa, uma camada de molho branco, uma camada de queijo muçarela. Repita as camadas até acabarem os ingredientes, terminando com molho branco e queijo parmesão por cima.
  6. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos, ou até o queijo derreter e dourar. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

Qual é a origem da lasanha

A origem da lasanha é incerta, mas existem algumas teorias sobre o seu surgimento. Uma delas é que a lasanha teria sido inventada pelos antigos gregos, que chamavam de laganon um tipo de massa cortada em tiras e cozida em água. Essa massa seria a precursora da lasanha, que depois teria sido levada para a Itália pelos romanos.

Outra teoria é que a lasanha teria sido criada na Inglaterra medieval, onde era chamada de loseyns ou losyns. Esse prato consistia em camadas de massa cozida, queijo e carne, assadas no forno. Ele seria uma adaptação do prato árabe llamajun, que era feito com massa fina e carne moída.

A versão mais aceita, porém, é que a lasanha teria nascido na Itália, mais especificamente na região da Emília-Romanha, no século XIII. Nessa época, já existiam registros de um prato chamado lasagna, que era feito com massa fresca recheada com queijo e especiarias. Esse prato seria o ancestral da lasanha à bolonhesa, que ganhou o molho de carne e tomate no século XVIII.

Quais são os melhores acompanhamentos para a lasanha

A lasanha é um prato muito saboroso e nutritivo, que pode ser servido como prato principal em qualquer refeição. No entanto, se você quiser incrementar o seu cardápio, pode optar por alguns acompanhamentos que combinam bem com a lasanha. Veja algumas sugestões:

  • Salada verde: Uma salada fresca e crocante pode contrastar bem com a lasanha, que é um prato quente e cremoso. Você pode usar alface, rúcula, tomate, pepino, cenoura e outros ingredientes de sua preferência. Tempere com azeite, vinagre, sal e pimenta.
  • Pão de alho: Um pão macio e aromático pode acompanhar a lasanha, servindo como um complemento para o molho. Você pode fazer o seu próprio pão de alho, espalhando manteiga, alho picado, salsa e queijo ralado sobre fatias de pão francês ou italiano. Leve ao forno até dourar.
  • Vinho tinto: Um vinho tinto seco e encorpado pode harmonizar bem com a lasanha, realçando o sabor da carne e do queijo. Você pode escolher um vinho da região da Itália, como um Chianti, um Barolo ou um Montepulciano.

Conclusão

Agora você já sabe como fazer uma lasanha com molho bolonhesa e molho branco em camadas, uma receita deliciosa e fácil de preparar. Essa lasanha vai fazer sucesso na sua mesa, e você pode acompanhá-la com uma salada verde e um vinho tinto de sua preferência. Experimente e comprove!

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, deixe sua opinião sincera abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou da nossa receita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *