RECEITAS

Como preparar uma deliciosa Coxinha de frango recheada com requeijão

A coxinha de frango é um salgado típico da culinária brasileira, que consiste em uma massa de farinha de trigo e caldo de galinha, recheada com frango desfiado e requeijão, modelada em forma de coxa de frango e frita em óleo quente. É um dos petiscos mais populares e apreciados do Brasil, sendo encontrado em lanchonetes, padarias, bares e festas.

Neste artigo, você vai aprender como fazer uma receita caseira e deliciosa de coxinha de frango recheada com requeijão, que vai deixar todos com água na boca. Você vai ver como é fácil e prático preparar essa delícia, que pode ser servida como entrada, lanche ou acompanhamento. Além disso, você vai conhecer um pouco da história e da origem dessa receita, que tem raízes na cultura caipira. Por fim, você vai conferir algumas opiniões sinceras de pessoas que já fizeram e provaram essa receita, e que podem te inspirar a fazer também.

Saiba mais sobre a coxinha de frango e por que é tão gostosa

A coxinha de frango é um salgado que tem como principal ingrediente o frango desfiado, que é misturado com requeijão cremoso e temperos variados, como cebola, alho, salsinha, sal e pimenta. Esse recheio é envolvido por uma massa macia e elástica, feita com farinha de trigo e caldo de galinha, que dá sabor e consistência à coxinha. A massa é modelada em forma de coxa de frango, que é o nome popular da parte mais carnuda da asa do frango. Depois, a coxinha é empanada em farinha de rosca e frita em óleo bem quente, até ficar dourada e crocante.

A coxinha de frango é tão gostosa porque combina diferentes texturas e sabores, que agradam ao paladar de muitas pessoas. A massa é macia e saborosa, o recheio é cremoso e temperado, e a casquinha é crocante e sequinha. Além disso, a coxinha de frango é versátil e pode ser servida de diversas formas, como com molhos, saladas, pães, bebidas e outros salgados. É um salgado que pode ser consumido em qualquer hora do dia, seja no café da manhã, no almoço, no lanche da tarde ou no jantar.

Como fazer coxinha de frango recheada com requeijão

Para fazer coxinha de frango recheada com requeijão, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Para o recheio:
    • 500 g de peito de frango cozido e desfiado
    • 200 g de requeijão cremoso
    • 1 cebola picada
    • 2 dentes de alho picados
    • 2 colheres (sopa) de óleo
    • Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto
  • Para a massa:
    • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
    • 4 xícaras (chá) de caldo de galinha (do cozimento do frango)
    • 2 colheres (sopa) de manteiga
    • Sal a gosto
  • Para empanar e fritar:
    • 2 ovos batidos
    • Farinha de rosca
    • Óleo para fritar

O modo de preparo é o seguinte:

  • Para o recheio:
    • Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
    • Acrescente o frango desfiado e tempere com sal, pimenta e salsinha. Misture bem e deixe cozinhar por alguns minutos, até secar o excesso de líquido.
    • Desligue o fogo e adicione o requeijão cremoso. Misture bem e reserve.
  • Para a massa:
    • Em uma panela grande, leve ao fogo o caldo de galinha, a manteiga e o sal. Quando ferver, abaixe o fogo e acrescente a farinha de trigo de uma só vez, mexendo vigorosamente com uma colher de pau, até formar uma massa homogênea e que solte do fundo da panela.
    • Transfira a massa para uma superfície lisa e untada com óleo. Deixe esfriar um pouco e sove a massa até ficar lisa e elástica.
  • Para modelar, empanar e fritar:
    • Pegue uma porção de massa e abra na palma da mão, formando um disco. Coloque uma colher (sopa) de recheio no centro e feche a massa, modelando em forma de coxinha. Repita o processo com o restante da massa e do recheio.
    • Passe as coxinhas pelos ovos batidos e depois pela farinha de rosca, empanando bem.
    • Frite as coxinhas em óleo quente, aos poucos, até ficarem douradas e crocantes. Escorra em papel toalha e sirva em seguida ou mantenha aquecidas em forno baixo.

Qual é a origem da coxinha de frango

A origem da coxinha de frango é incerta, mas existem algumas versões que tentam explicar como esse salgado surgiu no Brasil. Uma delas diz que a coxinha de frango foi criada no século XIX, na fazenda Morro Azul, em Limeira, no interior de São Paulo, onde morava a princesa Isabel e seu marido, o conde d’Eu. Segundo essa versão, o filho do casal, Pedro de Alcântara, era muito exigente e só comia coxa de frango.

Um dia, as cozinheiras da fazenda perceberam que não havia coxas suficientes para o almoço do menino e decidiram improvisar, misturando o frango desfiado com farinha e modelando em forma de coxa. O resultado foi tão bem aceito pelo garoto que a receita se espalhou pela região e pelo país.

Outra versão diz que a coxinha de frango foi inventada no início do século XX, em São Paulo, por imigrantes italianos que trabalhavam nas indústrias e nas ferrovias. Esses trabalhadores costumavam levar para o almoço um pão recheado com frango, que era chamado de “cotoletta”. Com o tempo, o pão foi substituído por uma massa de farinha e o recheio foi adaptado ao gosto brasileiro, com requeijão e temperos. A forma de coxa de frango foi uma forma de homenagear o prato original.

Independentemente da origem, a coxinha de frango se tornou um dos salgados mais populares e tradicionais do Brasil, sendo apreciada por pessoas de todas as idades e classes sociais. É um símbolo da cultura e da gastronomia brasileira, que representa a criatividade e a diversidade do nosso povo.

Quais são os melhores acompanhamentos para a coxinha de frango

A coxinha de frango é um salgado que pode ser servido de diversas formas, dependendo da ocasião e do gosto de cada um. No entanto, existem alguns acompanhamentos que combinam muito bem com a coxinha de frango e que podem tornar a sua experiência gastronômica ainda mais saborosa. Veja alguns exemplos:

  • Molhos: os molhos são ótimos para dar um toque extra de sabor e umidade à coxinha de frango. Você pode escolher entre molhos doces, salgados, picantes ou cremosos, de acordo com a sua preferência. Alguns molhos que combinam bem com a coxinha de frango são: molho de mostarda e mel, molho barbecue, molho de pimenta, molho de queijo, molho de tomate, molho de alho, molho de ervas, entre outros.
  • Saladas: as saladas são uma boa opção para acompanhar a coxinha de frango, pois trazem frescor, leveza e nutrientes ao prato. Você pode preparar saladas simples ou elaboradas, com folhas, legumes, frutas, queijos, castanhas, grãos, entre outros ingredientes. Algumas saladas que combinam bem com a coxinha de frango são: salada de alface, tomate e cenoura, salada de rúcula, manga e queijo branco, salada de repolho, maçã e passas, salada de quinoa, abacate e nozes, entre outras.
  • Pães: os pães são uma ótima pedida para acompanhar a coxinha de frango, pois trazem saciedade, textura e sabor ao prato. Você pode escolher entre pães simples ou recheados, integrais ou refinados, doces ou salgados, de acordo com o seu gosto. Alguns pães que combinam bem com a coxinha de frango são: pão francês, pão de queijo, pão de batata, pão de milho, pão de forma, pão sírio, entre outros.

O que as pessoas acham da coxinha de frango recheada com requeijão

A coxinha de frango recheada com requeijão é uma receita que agrada a muitas pessoas, que costumam elogiar o seu sabor, a sua textura e a sua praticidade. Veja alguns depoimentos de pessoas que já fizeram e provaram essa receita, e que podem te inspirar a fazer também:

  • “Eu amo coxinha de frango, é o meu salgado favorito. Essa receita é muito fácil de fazer e fica uma delícia. O requeijão deixa o recheio bem cremoso e saboroso. Eu costumo servir com molho de mostarda e mel, que combina muito bem. Recomendo muito essa receita, vale a pena experimentar.” – Ana Clara, 25 anos, estudante.
  • “Eu fiz essa receita para o aniversário do meu filho e foi um sucesso. Todo mundo adorou e pediu bis. A coxinha ficou bem crocante por fora e macia por dentro. O recheio de frango com requeijão é uma combinação perfeita. Eu servi com salada de rúcula, manga e queijo branco, que ficou uma delícia. Essa receita é ótima para festas e eventos, pois rende bastante e é fácil de fazer.” – Carlos Eduardo, 38 anos, engenheiro.
  • “Eu nunca tinha feito coxinha de frango em casa, mas essa receita me surpreendeu. É muito simples e rápida de fazer, e o resultado é incrível. A coxinha fica muito gostosa e suculenta, e o recheio de requeijão é uma maravilha. Eu servi com pão de queijo e suco de laranja, e foi um lanche perfeito. Essa receita é ideal para quem quer fazer um salgado caseiro e delicioso.” – Juliana, 32 anos, professora.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita caseira e deliciosa de coxinha de frango recheada com requeijão, que é um salgado típico da culinária brasileira. Você viu como é fácil e prático preparar essa delícia, que pode ser servida como entrada, lanche ou acompanhamento. Você também conheceu um pouco da história e da origem dessa receita, que tem raízes na cultura caipira. Além disso, você conferiu algumas opiniões sinceras de pessoas que já fizeram e provaram essa receita, e que podem te inspirar a fazer também.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha ficado com vontade de fazer essa receita em casa. Se você fizer, não se esqueça de nos contar como ficou e de compartilhar com os seus amigos e familiares. E se você tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *