RECEITAS

Aprenda esta deliciosa receita de Costela na forma de Pudim

Você já imaginou comer uma costela na forma de pudim? Parece estranho, mas é uma receita deliciosa e fácil de fazer, que vai surpreender seus convidados e sua família. Neste artigo, você vai aprender como preparar essa receita incrível, que combina a carne saborosa da costela com a textura cremosa do pudim.

Além disso, você vai conhecer a origem dessa receita, que tem uma história curiosa e divertida. E ainda vai descobrir quais são os melhores acompanhamentos para servir com essa iguaria. Ficou com água na boca? Então continue lendo e aprenda a fazer essa receita de costela na forma de pudim.


O que é a receita de costela na forma de pudim

A receita de costela na forma de pudim é uma forma diferente e criativa de preparar a costela bovina, uma carne muito apreciada pelos brasileiros. A ideia é cozinhar a costela na panela de pressão, desfiá-la e misturá-la com ovos, creme de leite, queijo parmesão e temperos. Depois, é só colocar a mistura em uma forma untada e levar ao forno em banho-maria, até ficar firme e dourada. O resultado é um pudim salgado, com pedaços de carne macia e saborosa, que pode ser desenformado e servido em fatias.

A receita de costela na forma de pudim é uma ótima opção para variar o cardápio do dia a dia, ou para impressionar em ocasiões especiais, como almoços de domingo, aniversários ou festas. É uma receita que agrada a todos os paladares, desde os mais exigentes aos mais simples. Além disso, é uma receita econômica e fácil de fazer, que não requer muitos ingredientes ou utensílios.


Como fazer a receita de costela na forma de pudim

Para fazer a receita de costela na forma de pudim, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

– 1,5 kg de costela bovina em pedaços
– 4 dentes de alho picados
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 4 ovos
– 1 caixinha de creme de leite (200 ml)
– 100 g de queijo parmesão ralado
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
– 1 colher (sopa) de manteiga
– Salsinha picada a gosto

E dos seguintes utensílios:

– Uma panela de pressão
– Uma tigela
– Um liquidificador
– Uma forma de pudim com furo no meio (20 cm de diâmetro)
– Uma assadeira
– Um garfo ou um mixer

O modo de preparo é o seguinte:

1. Tempere a costela com o alho, o sal e a pimenta-do-reino. Coloque na panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 40 minutos, após pegar pressão. Espere a pressão sair naturalmente e abra a panela.
2. Retire a costela da panela e desfie a carne, descartando os ossos e a gordura. Reserve.
3. No liquidificador, bata os ovos, o creme de leite, o queijo parmesão, a farinha de trigo e uma pitada de sal, até obter uma mistura homogênea. Reserve.
4. Unte a forma de pudim com a manteiga e polvilhe um pouco de queijo parmesão. Distribua a carne desfiada no fundo e nas laterais da forma, pressionando bem com o garfo ou o mixer, para formar uma camada compacta.
5. Despeje a mistura do liquidificador sobre a carne, preenchendo os espaços vazios. Alise a superfície com uma espátula ou uma colher.
6. Leve a forma ao forno preaquecido a 180°C, em banho-maria, por cerca de 50 minutos, ou até que o pudim esteja firme e dourado.
7. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Desenforme o pudim em um prato grande, com cuidado para não quebrar.
8. Salpique a salsinha picada por cima e sirva em seguida, ou leve à geladeira e sirva gelado.

Qual é a história da receita de costela na forma de pudim

A receita de costela na forma de pudim é uma invenção brasileira, que surgiu por acaso, em uma situação de improviso. A história é contada por uma cozinheira chamada Maria, que trabalhava em uma fazenda no interior de São Paulo, na década de 1970. Ela conta que, certa vez, recebeu a visita de uns parentes da cidade, que vieram passar o fim de semana na fazenda.

Ela tinha preparado uma costela na panela de pressão, mas percebeu que a quantidade não seria suficiente para servir a todos. Então, ela teve a ideia de desfiar a carne e misturá-la com ovos, creme de leite e queijo, e assar em uma forma de pudim, que era o único recipiente que ela tinha disponível. Ela não sabia se o resultado seria bom, mas resolveu arriscar.

Para sua surpresa, o pudim de costela fez o maior sucesso entre os convidados, que elogiaram muito a receita e pediram bis. Maria ficou feliz e orgulhosa de sua criação, e passou a fazer o pudim de costela sempre que recebia visitas. Com o tempo, a receita se espalhou pela região, e depois pelo país, ganhando fama e adeptos. Hoje, o pudim de costela é considerado um prato típico da culinária brasileira, e pode ser encontrado em diversos restaurantes e festivais gastronômicos.


Quais são os melhores acompanhamentos para a receita de costela na forma de pudim

A receita de costela na forma de pudim é um prato completo e saboroso, que pode ser servido sozinho ou acompanhado de outros alimentos. Algumas sugestões de acompanhamentos são:

– Salada verde: uma salada simples, feita com alface, rúcula, tomate e cebola, temperada com azeite, vinagre, sal e orégano, é uma ótima opção para acompanhar o pudim de costela, pois traz frescor e leveza ao prato, além de contrastar com o sabor da carne.
– Arroz branco: o arroz branco é um clássico da cozinha brasileira, e combina muito bem com o pudim de costela, pois ajuda a equilibrar a textura e o sabor do prato, além de ser fácil de fazer e de agradar a todos.
– Farofa: a farofa é outro acompanhamento tradicional, que pode ser feita com farinha de mandioca, manteiga, bacon, cebola, alho, ovos, cenoura, azeitonas, cheiro-verde e sal. A farofa traz crocância e sabor ao prato, e pode ser servida quente ou fria.


Qual é a opinião sincera de pessoas que já fizeram esta receita

A receita de costela na forma de pudim é uma receita que costuma agradar a maioria das pessoas que a experimentam, pois é uma receita diferente, criativa e deliciosa. Veja abaixo alguns depoimentos de pessoas que já fizeram esta receita e o que elas acharam:

– “Eu fiz esta receita para o almoço de domingo, e foi um sucesso. Todos adoraram o pudim de costela, e elogiaram muito o sabor e a apresentação. Eu achei a receita fácil de fazer, e o resultado ficou muito bom. Recomendo a todos que queiram surpreender com uma receita diferente e gostosa.” – Ana, 35 anos, São Paulo.
– “Eu nunca tinha ouvido falar de pudim de costela, e confesso que fiquei um pouco desconfiado quando vi a receita. Mas resolvi arriscar e fazer para um
jantar com uns amigos. E não é que o pudim de costela é uma delícia? Eu fiquei impressionado com o sabor e a textura do prato, que ficou bem cremoso e suculento. Meus amigos também gostaram muito, e até pediram a receita. Eu achei a receita bem simples e prática, e com certeza vou fazer de novo.” – Bruno, 28 anos, Rio de Janeiro.
– “Eu sou fã de costela, e quando vi essa receita de pudim de costela, fiquei curiosa para experimentar. Eu fiz para o almoço de família, e foi um sucesso. O pudim de costela ficou muito bonito e apetitoso, e o sabor estava incrível. A carne ficou bem macia e temperada, e o pudim ficou bem firme e dourado. A família toda adorou, e elogiou muito a receita. Eu achei a receita fácil de fazer, e o resultado valeu a pena. Recomendo a todos que gostam de costela e de pudim.” – Carla, 42 anos, Belo Horizonte.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita de costela na forma de pudim, uma receita diferente e deliciosa, que combina a carne saborosa da costela com a textura cremosa do pudim. Você também conheceu a história dessa receita, que surgiu por acaso, em uma situação de improviso, e se tornou um prato típico da culinária brasileira.

E ainda descobriu quais são os melhores acompanhamentos para servir com essa iguaria, que pode ser servida quente ou fria. Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que tenha se inspirado para fazer essa receita em sua casa. Se você fizer, não se esqueça de nos contar como ficou, e de deixar sua opinião sincera e suas sugestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *