RECEITAS

Aprenda a receita de Batatas Gratinadas Cremosas

Você está procurando uma receita de batatas gratinadas simples, mas deliciosa, para surpreender a sua família ou os seus convidados? Então você vai adorar aprender a fazer batatas gratinadas cremosas, um prato que combina o sabor e a textura das batatas com um molho branco suave e queijo derretido.

Neste artigo, você vai descobrir o que são as batatas gratinadas, qual é a sua origem, como prepará-las passo a passo, quais são os melhores acompanhamentos para elas, e o que as pessoas que já experimentaram acharam dessa receita.


Saiba mais sobre as batatas gratinadas

As batatas gratinadas são um prato típico da culinária francesa, que consiste em camadas de batatas cortadas em fatias finas, cobertas com um molho branco à base de leite, manteiga e farinha, e polvilhadas com queijo ralado. O prato é levado ao forno para gratinar, ou seja, para formar uma crosta dourada e crocante por cima.

As batatas gratinadas são uma ótima opção para servir como acompanhamento de carnes, aves, peixes ou vegetais, ou até mesmo como prato principal, se você preferir. Elas são fáceis de fazer, econômicas e muito saborosas, além de agradarem a todos os paladares.


Como fazer batatas gratinadas cremosas

Para fazer batatas gratinadas cremosas, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

– 1 kg de batatas
– 4 colheres de sopa de manteiga
– 4 colheres de sopa de farinha de trigo
– 4 xícaras de leite
– Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
– 2 xícaras de queijo muçarela ralado
– 1/2 xícara de queijo parmesão ralado

O modo de preparo é o seguinte:

1. Descasque as batatas e corte-as em fatias finas. Cozinhe-as em água fervente com sal por cerca de 15 minutos, ou até que estejam macias, mas não desmanchando. Escorra e reserve.
2. Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo, mexendo bem para formar um roux. Cozinhe por alguns minutos, sem parar de mexer, para eliminar o gosto de cru da farinha.
3. Aos poucos, adicione o leite, mexendo sempre para evitar grumos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto, e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até engrossar. Esse é o molho branco.
4. Em um refratário untado com manteiga, faça camadas de batatas, molho branco e queijo muçarela, terminando com o molho branco. Polvilhe o queijo parmesão por cima.
5. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e dourado.
6. Retire do forno e sirva em seguida, ou se preferir, deixe esfriar um pouco antes de cortar.


Qual é a origem das batatas gratinadas

As batatas gratinadas são originárias da região da Savoia, no sudeste da França, próxima à fronteira com a Itália e a Suíça. A receita original é chamada de gratin dauphinois, e leva apenas batatas, creme de leite, alho, sal e pimenta. O nome vem do termo francês gratin, que significa “crosta”, e dauphinois, que se refere ao antigo nome da região, Dauphiné.

A receita foi registrada pela primeira vez em um livro de culinária de 1788, mas provavelmente é mais antiga, pois as batatas foram introduzidas na Europa no século XVI. Ao longo do tempo, a receita foi se espalhando por outras regiões da França e do mundo, e ganhando variações, como a adição de queijo, molho branco, presunto, bacon, ervas, cogumelos, entre outros ingredientes.


Quais são os melhores acompanhamentos para as batatas gratinadas

As batatas gratinadas são um prato versátil, que combina com diversos tipos de acompanhamentos. Aqui estão duas sugestões que você pode experimentar:

– Frango assado com ervas: tempere um frango inteiro com sal, pimenta-do-reino, alho, suco de limão, alecrim, tomilho e sálvia. Coloque-o em uma assadeira untada com azeite, e leve ao forno por cerca de uma hora e meia, regando com o caldo que se forma na assadeira de vez em quando. Sirva com as batatas gratinadas e uma salada verde.
– Filé mignon ao molho madeira: corte um filé mignon em medalhões e tempere com sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira, aqueça um pouco de óleo e frite os medalhões até dourarem dos dois lados. Reserve. Na mesma frigideira, refogue uma cebola picada e adicione uma xícara de vinho madeira, uma xícara de caldo de carne, uma colher de sopa de molho inglês, uma colher de sopa de amido de milho dissolvido em um pouco de água, sal e pimenta-do-reino a gosto. Cozinhe até engrossar, e despeje sobre os medalhões. Sirva com as batatas gratinadas e uma salada de tomate e rúcula.


O que as pessoas acham das batatas gratinadas cremosas

As batatas gratinadas cremosas são uma receita que costuma fazer sucesso entre as pessoas que a provam, pois é uma combinação irresistível de ingredientes que agradam a maioria dos paladares. Veja alguns depoimentos de pessoas que já fizeram ou experimentaram essa receita:

– “Eu fiz essa receita para o almoço de domingo, e foi um sucesso! Todos adoraram, e pediram bis. É uma receita fácil de fazer, e fica muito cremosa e saborosa. Recomendo!” – Ana Paula
– “Eu experimentei essa receita na casa de uma amiga, e fiquei impressionada com o sabor. É uma delícia, e combina muito bem com carne assada. Vou pedir a receita para ela, e tentar fazer em casa.” – Juliana
– “Eu adoro batatas gratinadas, e essa receita é uma das melhores que eu já provei. O molho branco fica bem temperado, e o queijo derrete na boca. É uma receita que vale a pena fazer, e que agrada a toda a família.” – Carlos


Conclusão

Neste artigo, você aprendeu a fazer uma receita de batatas gratinadas cremosas, um prato típico da culinária francesa, que é fácil, econômico e delicioso. Você também descobriu a origem dessa receita, quais são os melhores acompanhamentos para ela, e o que as pessoas que já experimentaram acharam dela.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que se anime a fazer essa receita em casa. Se você fizer, não se esqueça de nos contar como ficou, e de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *