RECEITAS

Aprenda a fazer o Ragu de Galinha Caipira com Polenta Cremosa do chef Eduardo Guedes

Você já ouviu falar do Ragu de Galinha Caipira com Polenta Cremosa? Essa é uma receita deliciosa e fácil de fazer, que combina o sabor da galinha caipira com o cremosidade da polenta. É uma ótima opção para um almoço ou jantar especial, que vai surpreender a sua família e os seus convidados.

Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita passo a passo, seguindo as dicas do renomado chef Eduardo Guedes, que ensinou essa receita em seu programa de TV. Você também vai conhecer um pouco da história e da origem dessa receita, que tem raízes na culinária italiana. E ainda vai descobrir quais são os melhores acompanhamentos para servir com esse prato.

Ficou com água na boca? Então continue lendo e aprenda a fazer o Ragu de Galinha Caipira com Polenta Cremosa do chef Eduardo Guedes.

O que é o Ragu de Galinha Caipira com Polenta Cremosa

O Ragu de Galinha Caipira com Polenta Cremosa é um prato típico da culinária italiana, que consiste em um molho à base de carne cozida lentamente em um caldo aromático, servido sobre uma polenta feita com fubá e queijo. A palavra ragu vem do francês ragoût, que significa guisado.

O ragu pode ser feito com diferentes tipos de carne, como bovina, suína, ovina ou de caça. Mas uma das versões mais populares no Brasil é a de galinha caipira, que tem uma carne mais firme e saborosa do que a galinha comum.

A polenta é um alimento tradicional da Itália, feito com farinha de milho cozida em água e sal. Ela pode ser servida mole ou dura, dependendo do tempo de cozimento e da quantidade de água. A polenta cremosa é uma variação que leva leite e queijo na receita, ficando mais macia e saborosa.

A combinação do ragu de galinha caipira com a polenta cremosa é perfeita, pois o molho suculento se mistura com a polenta aveludada, criando uma harmonia de texturas e sabores.

Como fazer o Ragu de Galinha Caipira com Polenta Cremosa

Para fazer o Ragu de Galinha Caipira com Polenta Cremosa do chef Eduardo Guedes, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 galinha caipira cortada em pedaços
  • 4 colheres (sopa) de óleo
  • 2 cebolas picadas
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 folhas de louro
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 4 tomates picados sem pele e sem sementes
  • 2 xícaras (chá) de vinho branco seco
  • 4 xícaras (chá) de caldo de galinha
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • 2 colheres (sopa) de cebolinha picada

Para a polenta cremosa:

  • 4 xícaras (chá) de leite
  • 2 xícaras (chá) de água
  • Sal a gosto
  • 2 xícaras (chá) de fubá
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma panela grande, aqueça o óleo e doure os pedaços de galinha temperados com sal e pimenta. Retire e reserve.
  2. Na mesma panela, refogue a cebola, o alho e o louro até a cebola ficar macia.
  3. Junte os tomates, o vinho, o caldo de galinha e o extrato de tomate e deixe ferver.
  4. Volte os pedaços de galinha para a panela, tampe e cozinhe em fogo baixo por cerca de 1 hora e meia, ou até a galinha ficar macia.
  5. Retire a galinha da panela e desfie a carne, descartando os ossos e a pele. Reserve.
  6. Coe o molho que ficou na panela e leve ao fogo novamente, até reduzir e engrossar. Acerte o sal e a pimenta e junte a salsa e a cebolinha. Reserve.
  7. Para fazer a polenta, leve ao fogo uma panela com o leite, a água e o sal e deixe ferver.
  8. Dissolva o fubá em um pouco de água fria e acrescente à panela, mexendo bem para não empelotar.
  9. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 20 minutos, ou até a polenta ficar cremosa.
  10. Adicione a manteiga e o queijo parmesão e misture bem.
  11. Para servir, coloque uma porção de polenta em um prato fundo, cubra com o ragu de galinha e decore com mais salsa e cebolinha.

Qual é a origem do Ragu de Galinha Caipira com Polenta Cremosa

O Ragu de Galinha Caipira com Polenta Cremosa é uma receita que tem origem na culinária italiana, mas que foi adaptada ao paladar brasileiro.

A polenta é um prato milenar, que surgiu na região norte da Itália, onde o milho era cultivado pelos povos celtas. A polenta era um alimento básico dos camponeses, que a consumiam com queijo, manteiga ou molhos variados.

O ragu é uma invenção mais recente, que data do século XVIII, quando os cozinheiros italianos começaram a usar carnes mais nobres para fazer molhos mais refinados. O ragu mais famoso é o bolonhesa, que leva carne moída de boi e porco, tomate, cenoura, salsão, vinho e leite.

No Brasil, o ragu de galinha caipira com polenta cremosa é uma receita que foi trazida pelos imigrantes italianos que se estabeleceram no sul do país, especialmente no estado do Paraná. Lá, eles encontraram uma abundância de galinhas caipiras, que eram criadas soltas nos quintais das casas.

Essas galinhas tinham uma carne mais saborosa e resistente do que as galinhas de granja, e por isso precisavam ser cozidas por mais tempo para ficarem macias.

Os italianos então adaptaram a receita do ragu bolonhesa para usar a galinha caipira como ingrediente principal. Eles também acrescentaram queijo à polenta, para deixá-la mais cremosa e gostosa.

Assim surgiu o Ragu de Galinha Caipira com Polenta Cremosa, um prato que conquistou o paladar dos brasileiros e se tornou um clássico da culinária regional.

Melhores acompanhamentos para o Ragu de Galinha Caipira com Polenta Cremosa

O Ragu de Galinha Caipira com Polenta Cremosa é um prato completo e nutritivo, que já contém proteína, carboidrato e cálcio. Por isso, não precisa de muitos acompanhamentos.

No entanto, se você quiser incrementar o seu prato, pode servir alguns acompanhamentos que combinam bem com essa receita. Aqui estão duas sugestões:

  • Salada verde: uma salada simples de folhas verdes temperadas com azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta é uma ótima opção para acompanhar o ragu de galinha caipira com polenta cremosa. Ela traz frescor, cor e crocância ao prato, além de ajudar na digestão.
  • Cuscuz recheado: o cuscuz é um alimento tradicional da culinária nordestina, feito com farinha de milho flocada cozida em água e sal. Ele pode ser recheado com diversos ingredientes, como calabresa, cebola, tomate, milho, palmito e ovo. O cuscuz recheado é uma delícia e combina muito bem com o ragu de galinha caipira.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer o Ragu de Galinha Caipira com Polenta Cremosa do chef Eduardo Guedes, uma receita deliciosa e fácil de fazer, que vai surpreender a sua família e os seus convidados.

Você também conheceu um pouco da história e da origem dessa receita, que tem raízes na culinária italiana, mas que foi adaptada ao paladar brasileiro.

Espero que você tenha gostado deste artigo e que se inspire para fazer essa receita em casa. Se você fizer, não se esqueça de deixar um comentário abaixo contando como ficou. Eu adoraria saber a sua opinião e as suas sugestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *