RECEITAS

Receita caseira de Salgado de mandioca recheado com queijo

Você já experimentou o salgado de mandioca recheado com queijo? Essa é uma receita típica da culinária brasileira, que combina a textura macia e o sabor neutro da mandioca com o recheio cremoso e salgado do queijo. É uma ótima opção para um lanche rápido, uma festa ou um piquenique.

Neste artigo, vamos ensinar como fazer essa delícia em casa, de forma simples e prática. Além disso, vamos contar um pouco da história dessa receita e dar algumas dicas de acompanhamentos. Ficou com água na boca? Então continue lendo e aprenda a fazer o salgado de mandioca recheado com queijo.

Saiba mais sobre o salgado de mandioca recheado com queijo

O salgado de mandioca recheado com queijo é um tipo de pastel assado, feito com uma massa à base de mandioca cozida e amassada, farinha de trigo, manteiga e sal. A massa é modelada em discos, que são recheados com queijo mussarela ralado ou em cubos. Depois, os discos são fechados, pincelados com gema de ovo e levados ao forno até dourarem. O resultado é um salgado crocante por fora e macio por dentro, com um recheio derretido e saboroso.

A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, é um tubérculo originário da América do Sul, que faz parte da alimentação de muitos povos indígenas. Ela é rica em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, e pode ser consumida de diversas formas: cozida, frita, assada, em forma de farinha, tapioca, polvilho, etc. Ela é um ingrediente muito versátil, que pode ser usado tanto em receitas salgadas quanto doces.

O queijo é um produto lácteo, obtido a partir da coagulação do leite. Ele é um alimento muito nutritivo, que contém proteínas, cálcio, fósforo, gorduras e vitaminas. Existem diversos tipos de queijo, que variam de acordo com o tipo de leite, o processo de fabricação, o tempo de maturação, o sabor, a textura, etc. O queijo mais usado para rechear o salgado de mandioca é o mussarela, que é um queijo de origem italiana, feito com leite de vaca ou de búfala, que tem um sabor suave e uma textura elástica, que derrete facilmente.

Como fazer o salgado de mandioca recheado com queijo

Para fazer o salgado de mandioca recheado com queijo, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de mandioca descascada e cortada em pedaços
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga
  • Sal a gosto
  • 300 g de queijo mussarela ralado ou em cubos
  • 1 gema de ovo para pincelar

O modo de preparo é o seguinte:

  • Cozinhe a mandioca em uma panela com água e sal até ficar bem macia. Escorra e amasse com um garfo ou um espremedor.
  • Em uma tigela, misture a mandioca amassada, a farinha de trigo, a manteiga e o sal, até formar uma massa homogênea e que não grude nas mãos. Se necessário, acrescente mais farinha ou água.
  • Divida a massa em porções iguais e abra cada uma em um disco de cerca de 10 cm de diâmetro, usando um rolo ou as mãos.
  • Coloque uma porção de queijo no centro de cada disco e feche, apertando bem as bordas para não vazar o recheio.
  • Coloque os salgados em uma assadeira untada e pincele com a gema de ovo.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até dourarem.
  • Retire do forno e sirva quente ou frio.

Qual é a origem do salgado de mandioca recheado com queijo

Não se sabe ao certo qual é a origem do salgado de mandioca recheado com queijo, mas é provável que ele tenha surgido da mistura de influências culinárias de diferentes regiões do Brasil. A mandioca é um alimento muito consumido pelos povos indígenas, que a cultivavam desde antes da chegada dos colonizadores europeus. O queijo, por sua vez, é um produto introduzido pelos portugueses, que trouxeram o hábito de produzir e consumir queijos de diferentes tipos. A combinação desses dois ingredientes pode ter sido uma forma de aproveitar os recursos disponíveis e criar um prato saboroso e nutritivo.

O salgado de mandioca recheado com queijo é uma receita típica da região Nordeste do Brasil, especialmente dos estados de Pernambuco e da Bahia. Lá, ele é conhecido como “bolinho de estudante” ou “bolinho de goma”, e é vendido em feiras, lanchonetes e padarias. Ele também é muito popular em outras regiões do país, onde recebe outros nomes, como “pastel de mandioca”, “pastel de forno” ou “pastel de queijo”.

Quais são os melhores acompanhamentos para o salgado de mandioca recheado com queijo

O salgado de mandioca recheado com queijo é um prato que pode ser consumido sozinho, como um lanche ou uma entrada, ou acompanhado de outros alimentos, como uma refeição completa. Algumas sugestões de acompanhamentos são:

  • Molhos: você pode servir o salgado de mandioca recheado com queijo com molhos de diferentes sabores, como ketchup, mostarda, maionese, barbecue, vinagrete, etc. Os molhos podem ser colocados em potinhos ou em bisnagas, para que cada um se sirva à vontade.
  • Saladas: você pode preparar saladas frescas e coloridas, com folhas verdes, tomates, cenouras, pepinos, milho, etc. As saladas podem ser temperadas com azeite, vinagre, limão, sal, pimenta, ervas, etc. As saladas podem ser servidas em travessas ou em potes individuais, para que cada um se sirva à vontade.
  • Carnes: você pode assar, fritar ou grelhar carnes de diferentes tipos, como frango, carne bovina, carne suína, linguiça, etc. As carnes podem ser temperadas com alho, cebola, sal, pimenta, ervas, etc. As carnes podem ser servidas em travessas ou em espetinhos, para que cada um se sirva à vontade.

O que as pessoas acham do salgado de mandioca recheado com queijo

O salgado de mandioca recheado com queijo é uma receita que agrada a muitas pessoas, de diferentes idades e gostos. Veja alguns depoimentos de pessoas que já fizeram ou provaram essa delícia:

  • “Eu adoro o salgado de mandioca recheado com queijo, é um dos meus preferidos. Eu faço sempre em casa, é fácil e rápido de fazer. Eu gosto de rechear com queijo mussarela e presunto, fica uma combinação perfeita. Eu sirvo com uma salada de alface e tomate, e um suco de laranja. É uma refeição completa e deliciosa.” – Maria, 35 anos, professora.
  • “Eu conheci o salgado de mandioca recheado com queijo quando fui visitar uns amigos na Bahia. Eles me levaram em uma feira, onde tinha uma barraca que vendia esse salgado. Eu fiquei curioso e resolvi experimentar. Foi uma surpresa muito boa, o salgado era crocante por fora e macio por dentro, e o recheio de queijo era derretido e saboroso. Eu gostei tanto que pedi a receita para a dona da barraca, que foi muito simpática e me ensinou. Eu voltei para casa e fiz para a minha família, que também adorou. Agora eu faço sempre que quero um lanche diferente e gostoso.” – João, 28 anos, engenheiro.
  • “Eu sou fã de salgado de mandioca recheado com queijo, é um dos salgados mais deliciosos que eu já comi. Eu aprendi a fazer com a minha avó, que é de Pernambuco. Ela me contou que essa receita é uma tradição na família dela, que passou de geração em geração. Ela me disse que o segredo é usar uma mandioca bem cozida e um queijo de boa qualidade. Eu sigo as dicas dela e sempre faço sucesso quando faço esse salgado. Eu gosto de servir com um molho de pimenta, que dá um toque especial. É uma receita que eu recomendo para todo mundo.” – Ana, 32 anos, advogada.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é o salgado de mandioca recheado com queijo, como fazer, qual é a sua origem e o que as pessoas acham dele, que tal experimentar essa receita em casa? Você vai ver como é fácil e rápido de fazer, e como é saboroso e nutritivo. Você pode fazer para o seu café da manhã, para o seu lanche da tarde, para a sua festa ou para o seu piquenique.

Você pode variar o recheio, usando outros tipos de queijo, ou adicionando outros ingredientes, como carne, frango, presunto, etc. Você pode também fazer salgados menores, para servir como petiscos. Use a sua criatividade e faça o seu salgado de mandioca recheado com queijo do seu jeito.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que tenha aprendido a fazer o salgado de mandioca recheado com queijo. Essa é uma receita que vale a pena experimentar, pois é uma delícia que faz parte da cultura e da gastronomia brasileira.

Se você fizer essa receita, não se esqueça de nos contar como ficou, e de compartilhar com os seus amigos e familiares. Deixe também a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Obrigado pela sua atenção e até a próxima.