RECEITAS

Aprenda a receita caseira de Massa fresca com molho ragu de linguiça

Você gosta de massa? E de linguiça? Então você vai adorar esta receita caseira de massa fresca com molho ragu de linguiça, que é fácil de fazer, deliciosa e nutritiva. Neste artigo, você vai aprender o conceito e a relevância desta receita, como fazer a massa fresca e o molho ragu de linguiça, a origem desta receita, dois acompanhamentos que combinam bem com ela, e a opinião sincera de pessoas que já fizeram esta receita.

Saiba mais sobre a massa fresca com molho ragu de linguiça e por que é uma boa opção

Massa fresca é aquela que é feita em casa, com ingredientes simples como farinha, ovos, sal e água. Ela tem uma textura macia, um sabor suave e se adapta bem a vários tipos de molhos. O molho ragu de linguiça é um molho à base de carne moída, tomate, cebola, alho, ervas e vinho tinto, que tem uma consistência espessa, um sabor rico e aromático, e combina perfeitamente com a massa fresca.

Esta receita é uma boa opção porque é econômica, saudável e saborosa. Você pode usar a linguiça de sua preferência, seja ela suína, bovina, de frango ou de peru, e escolher os temperos que mais gosta. Além disso, você pode aproveitar os benefícios da massa fresca, que é rica em proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas, e do molho ragu de linguiça, que é fonte de ferro, zinco, potássio e licopeno.

a

Para fazer a receita de massa fresca com molho ragu de linguiça, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Para a massa fresca:
    • 500 g de farinha de trigo
    • 4 ovos
    • 1 colher de chá de sal
    • Água morna, se necessário
  • Para o molho ragu de linguiça:
    • 500 g de linguiça de sua preferência, sem pele e picada
    • 2 colheres de sopa de azeite
    • 1 cebola picada
    • 4 dentes de alho picados
    • 1 lata de tomate pelado
    • 1/2 xícara de vinho tinto seco
    • Sal, pimenta-do-reino, orégano, manjericão e louro a gosto
    • Queijo parmesão ralado para polvilhar

O modo de preparo é o seguinte:

  • Para a massa fresca:
    • Em uma tigela grande, coloque a farinha e faça um buraco no centro. Quebre os ovos dentro do buraco e adicione o sal. Misture com um garfo, incorporando a farinha aos poucos, até formar uma massa homogênea. Se a massa estiver muito seca, adicione um pouco de água morna. Se estiver muito úmida, adicione mais farinha.
    • Sove a massa em uma superfície enfarinhada por cerca de 15 minutos, ou até ficar lisa e elástica. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por 30 minutos.
    • Divida a massa em quatro partes e abra cada uma com um rolo ou uma máquina de macarrão, até ficar bem fina. Corte a massa no formato que desejar, como espaguete, talharim, lasanha ou ravióli. Polvilhe farinha sobre a massa cortada e reserve.
  • Para o molho ragu de linguiça:
    • Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a linguiça, mexendo de vez em quando, até dourar e soltar a gordura. Retire a linguiça com uma escumadeira e reserve.
    • Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Adicione o tomate pelado com o suco e amasse com um garfo. Junte o vinho tinto e tempere com sal, pimenta-do-reino, orégano, manjericão e louro. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por cerca de 20 minutos, ou até o molho engrossar.
    • Volte a linguiça para a panela e misture bem. Desligue o fogo e reserve.
  • Para montar o prato:
    • Em uma panela grande, ferva bastante água com sal e cozinhe a massa fresca por cerca de 3 minutos, ou até ficar al dente. Escorra a massa e transfira para uma travessa.
    • Cubra a massa com o molho ragu de linguiça e polvilhe queijo parmesão ralado a gosto. Sirva em seguida ou mantenha aquecido no forno até a hora de servir.

Qual a origem desta receita

A receita de massa fresca com molho ragu de linguiça tem origem na culinária italiana, mais especificamente na região da Emília-Romanha, no norte da Itália. Lá, a massa fresca é chamada de pasta fresca, e o molho ragu de linguiça é chamado de ragù alla salsiccia. Esta receita é uma variação do famoso ragù alla bolognese, que leva carne bovina moída em vez de linguiça.

A história desta receita remonta ao século XVIII, quando a linguiça era um alimento comum entre os camponeses italianos, que a faziam com as partes menos nobres do porco, como o fígado, o coração e o pulmão. A linguiça era temperada com sal, pimenta, alho, vinho e ervas, e cozida em molho de tomate. A massa fresca era feita com farinha, ovos e água, e cortada em tiras largas, chamadas de tagliatelle. A combinação da massa fresca com o molho ragu de linguiça era uma refeição simples, mas saborosa e nutritiva, que satisfazia os trabalhadores rurais.

Com o passar do tempo, a receita foi se espalhando por outras regiões da Itália e do mundo, sofrendo algumas adaptações de acordo com os ingredientes locais e as preferências pessoais. Hoje em dia, é possível encontrar diversas versões desta receita, que podem levar diferentes tipos de linguiça, de massa e de molho. No entanto, o princípio básico continua o mesmo: uma massa fresca macia coberta por um molho ragu de linguiça rico e aromático.

Quais são os melhores acompanhamentos para esta receita

Esta receita de massa fresca com molho ragu de linguiça é uma refeição completa por si só, mas se você quiser incrementar o seu prato, pode servir alguns acompanhamentos que combinam bem com ela. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que são fáceis de fazer e deliciosos:

  • Salada verde: uma salada verde simples, feita com alface, rúcula, tomate, pepino e cebola, temperada com azeite, vinagre, sal e pimenta, é uma ótima opção para acompanhar esta receita, pois traz frescor, crocância e leveza ao prato. Além disso, a salada verde ajuda a equilibrar o sabor forte da linguiça e a fornecer fibras, vitaminas e minerais ao organismo.
  • Pão de alho: um pão de alho crocante e saboroso, feito com pão francês, manteiga, alho, salsinha e queijo, é uma opção irresistível para acompanhar esta receita, pois traz textura, aroma e sabor ao prato. Além disso, o pão de alho ajuda a aproveitar melhor o molho ragu de linguiça.

Qual é a opinião sincera de pessoas que já fizeram esta receita

Esta receita de massa fresca com molho ragu de linguiça é uma das mais populares e elogiadas na internet, pois agrada a todos os paladares e ocasiões. Veja alguns depoimentos de pessoas que já fizeram esta receita e se surpreenderam com o resultado:

  • “Eu fiz esta receita para o meu marido e ele adorou. Ele disse que foi a melhor massa que ele já comeu na vida. A massa ficou bem macia e o molho ficou bem saboroso. Eu usei linguiça toscana e coloquei um pouco de creme de leite no molho para ficar mais cremoso. Ficou uma delícia. Recomendo muito esta receita.” – Maria, 35 anos, São Paulo.
  • “Eu sou vegetariano, mas eu quis experimentar esta receita com uma adaptação. Eu substituí a linguiça por proteína de soja texturizada e temperei com páprica, cominho, noz-moscada e pimenta calabresa. O molho ficou bem parecido com o original, e a massa ficou ótima. Eu servi com uma salada de rúcula, tomate cereja e queijo de cabra. Ficou uma refeição leve e nutritiva. Esta receita é muito versátil e fácil de fazer.” – Pedro, 28 anos, Rio de Janeiro.
  • “Eu fiz esta receita para o meu aniversário e foi um sucesso. Todos os meus convidados elogiaram muito e pediram bis. A massa ficou bem fininha e o molho ficou bem encorpado. Eu usei linguiça de frango e coloquei um pouco de extrato de tomate no molho para ficar mais vermelho. Eu servi com um pão de alho caseiro e um vinho tinto seco. Ficou uma combinação perfeita. Esta receita é ótima para ocasiões especiais.” – Ana, 32 anos, Curitiba.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu a receita caseira de massa fresca com molho ragu de linguiça, que é uma receita italiana tradicional, econômica, saudável e saborosa. Você aprendeu o conceito e a relevância desta receita, como fazer a massa fresca e o molho ragu de linguiça, a origem desta receita, dois acompanhamentos que combinam bem com ela, e a opinião sincera de pessoas que já fizeram esta receita. Agora, você está pronto para fazer esta receita na sua casa e surpreender a sua família e os seus amigos com este prato delicioso.

Espero que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido algo novo. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, por favor, deixe um feedback abaixo. Eu ficarei feliz em responder e ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *