RECEITAS

Receita original de Linguiça Bratwurst

Você já ouviu falar da linguiça bratwurst? Essa é uma das salsichas mais populares da Alemanha, feita com carne de porco, vitela ou bovina, temperada com sal, pimenta, noz-moscada, sálvia e mostarda. A palavra bratwurst vem do alemão brät, que significa carne picada, e wurst, que significa salsicha. A linguiça bratwurst é tradicionalmente cozida em água ou cerveja, e depois grelhada ou frita, servida com pão, mostarda, chucrute ou salada de batata.

Mas você sabia que é possível fazer a sua própria linguiça bratwurst em casa, seguindo a receita original? Isso mesmo, com alguns ingredientes simples e um pouco de paciência, você pode preparar essa delícia alemã e surpreender a sua família e amigos. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer a linguiça bratwurst do zero, desde a escolha da carne até o modo de preparo. Além disso, vamos te contar um pouco da história dessa salsicha e te dar algumas dicas de acompanhamentos para deixar a sua refeição ainda mais saborosa.

Saiba mas sobre a linguiça bratwurst

A linguiça bratwurst é um tipo de salsicha alemã que existe há mais de 700 anos. A primeira menção escrita da bratwurst data de 1313, na cidade de Nuremberg, na Baviera. Na época, a salsicha era feita com carne de porco e vitela, moída e misturada com especiarias, e embutida em tripa de carneiro. A bratwurst era vendida nas ruas por açougueiros, que a cozinhavam em panelas de ferro sobre fogueiras.

Com o passar dos séculos, a receita da bratwurst foi se diversificando, de acordo com as regiões e as preferências locais. Hoje, existem mais de 40 variedades de bratwurst na Alemanha, cada uma com o seu tamanho, forma, sabor e modo de preparo. Algumas das mais famosas são:

  • Bratwurst de Nuremberg: pequena, fina e curta, feita com carne de porco e especiarias, grelhada e servida com chucrute e mostarda.
  • Bratwurst de Thüringen: longa, grossa e reta, feita com carne de porco e vitela, temperada com alho, cominho, manjerona e tomilho, grelhada e servida com pão e mostarda.
  • Bratwurst de Frankfurt: média, fina e curva, feita com carne de porco e bovina, temperada com sal, pimenta, noz-moscada e páprica, cozida em água e servida com pão e ketchup.
  • Bratwurst de Munique: grande, grossa e reta, feita com carne de vitela e toucinho, temperada com salsa, limão e gengibre, cozida em cerveja e servida com mostarda doce e salada de batata.

A linguiça bratwurst é um dos símbolos da culinária alemã, e faz parte da cultura e da identidade do país. Ela é consumida em diversas ocasiões, desde festivais populares, como a Oktoberfest, até churrascos em família ou piqueniques no parque. A bratwurst é uma salsicha versátil, que pode ser combinada com vários tipos de acompanhamentos, molhos e bebidas.

Como fazer a linguiça bratwurst em casa

Se você ficou com vontade de experimentar a linguiça bratwurst, saiba que é possível fazer a sua própria salsicha em casa, seguindo a receita original. Você vai precisar de alguns equipamentos, como um moedor de carne, um processador de alimentos e uma máquina de embutir, além de alguns ingredientes, como carne, gordura, tripa, sal e especiarias. O processo é um pouco trabalhoso, mas o resultado vale a pena. Veja o passo a passo:

Ingredientes

  • 675 g de carne de porco (parte da cabeça ou barriga), limpa e com o excesso de gordura retirado e separado
  • 500 g de carne de vitela
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída grosseiramente
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de mostarda em pó
  • 2 colheres (chá) de sementes de mostarda
  • 1/2 colher (chá) de noz-moscada
  • 1/2 colher (chá) de sálvia seca
  • 1/4 xícara (60 ml) de leite frio
  • 2 xícaras (300 g) de batata crua ralada (opcional)
  • 3 metros de tripa de porco natural, lavada e escorrida

Modo de preparo

  1. Corte a carne de porco, a carne de vitela e a gordura do porco em cubos de 2,5 cm. Ponha os pedaços cortados em um prato e leve ao congelador por 10 minutos, para que fiquem mais fácil de usar. (Coloque no congelador também a tigela do processador de alimentos e as lâminas.)
  2. Ponha a carne no processador de alimentos em quantidade suficiente para cobrir somente as lâminas. Use a tecla pulsar para picar a carne em pedaços de 1 cm. Repita o processo com toda a carne. Pique a gordura em pedaços menores, com cerca de 6 mm. Misture a gordura com a carne. Ponha a carne e a gordura numa tigela grande.
  3. Tempere com sal e pimenta, açúcar, mostarda em pó, sementes de mostarda, noz-moscada e sálvia. Acrescente o leite frio e as batatas raladas (se desejar). Misture com as mãos.
  4. Faça bolinhos ou croquetes pequenos com a carne temperada. Se quiser, modele a carne no formato de uma linguiça ou coloque-a dentro da tripa de porco. Para isso, use uma máquina de embutir, seguindo as instruções do fabricante. Amarre as pontas da tripa com um barbante e faça pequenos furos na superfície com um palito, para evitar que estourem durante o cozimento.
  5. Cozinhe as linguiças em uma panela grande com água fervente por 15 minutos, ou até que estejam firmes e opacas. Escorra e seque as linguiças com papel toalha. Você pode guardar as linguiças na geladeira por até 3 dias, ou no freezer por até 3 meses.
  6. Para servir, grelhe ou frite as linguiças em uma frigideira antiaderente, virando-as ocasionalmente, até que estejam douradas e crocantes. Sirva com os acompanhamentos de sua preferência.

Qual a história da linguiça bratwurst

A linguiça bratwurst é uma das salsichas mais antigas do mundo, e tem uma história fascinante. Ela surgiu na Alemanha medieval, como uma forma de aproveitar as sobras de carne e conservá-las por mais tempo. A carne era moída, temperada e embutida em tripas de animais, que eram cozidas em água ou cerveja, e depois grelhadas ou fritas.

A bratwurst era um alimento popular entre os camponeses e os artesãos, que a consumiam como um lanche rápido e barato. Ela também era vendida nas ruas por açougueiros, que tinham o monopólio da produção e do comércio da salsicha. Os açougueiros seguiam procedimentos rigorosos para garantir a qualidade e a higiene da salsicha. Eles também tinham que pagar impostos e taxas para poder vender a bratwurst nas feiras e nos mercados.

A bratwurst se tornou um símbolo da cultura e da identidade alemãs, e foi levada pelos imigrantes para outros países, como os Estados Unidos, o Brasil e a Austrália. Lá, ela se adaptou aos costumes e aos ingredientes locais, dando origem a novas versões da salsicha. Hoje, a bratwurst é apreciada em todo o mundo, e faz parte do cardápio de muitos restaurantes, bares e lanchonetes.

Quais são os melhores acompanhamentos para a linguiça bratwurst

A linguiça bratwurst é uma salsicha versátil, que pode ser combinada com vários tipos de acompanhamentos, dependendo do seu gosto e da ocasião. Aqui, vamos te dar algumas sugestões de pratos que harmonizam bem com a bratwurst, e que são fáceis de fazer em casa. Confira:

– Chucrute: O chucrute é um prato típico da culinária alemã, feito com repolho fermentado, temperado com sal, açúcar, vinagre, louro, cravo e zimbro. O chucrute é um ótimo acompanhamento para a bratwurst, pois ajuda a equilibrar o sabor e a gordura da salsicha, além de trazer benefícios para a saúde, como melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico. Para fazer o chucrute, você vai precisar de:

  • 1 kg de repolho branco, cortado em tiras finas
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1/4 xícara (60 ml) de vinagre branco
  • 2 folhas de louro
  • 6 cravos-da-índia
  • 10 bagas de zimbro
  • 1/4 xícara (60 ml) de água

Modo de preparo

  1. Em uma tigela grande, misture o repolho com o sal e o açúcar, amassando bem com as mãos, até que o repolho solte um pouco de líquido.
  2. Transfira o repolho e o líquido para um pote de vidro esterilizado, pressionando bem para que fique compacto. Deixe cerca de 5 cm de espaço na boca do pote.
  3. Em uma panela pequena, aqueça o vinagre, o louro, o cravo, o zimbro e a água, até ferver. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.
  4. Despeje o líquido sobre o repolho, cobrindo-o completamente. Feche o pote com uma tampa de rosca, mas não aperte muito, para que o ar possa sair.
  5. Guarde o pote em um lugar escuro e fresco, por pelo menos 3 semanas, para que o repolho fermente. Abra o pote uma vez por dia, para liberar o gás e verificar se o repolho está sempre submerso no líquido. Se necessário, adicione mais água e sal.
  6. Depois de 3 semanas, o chucrute está pronto para ser consumido. Você pode guardá-lo na geladeira por até 6 meses, ou congelá-lo por até 1 ano.

– Salada de batata: A salada de batata é outro prato clássico da culinária alemã, que combina perfeitamente com a bratwurst. A salada de batata é feita com batatas cozidas, cortadas em cubos e misturadas com cebola, salsinha, maionese, mostarda, vinagre e temperos. A salada de batata é uma ótima opção para servir como entrada ou como acompanhamento, pois é leve, refrescante e saborosa. Para fazer a salada de batata, você vai precisar de:

  • 1 kg de batatas, descascadas e cortadas em cubos de 2 cm
  • 1/4 xícara (60 ml) de vinagre de maçã
  • 1/4 xícara (60 ml) de água
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/4 xícara (60 ml) de óleo vegetal
  • 1/4 xícara (60 ml) de maionese
  • 2 colheres (sopa) de mostarda amarela
  • 1/4 xícara (60 ml) de cebola picada
  • 1/4 xícara (60 ml) de salsinha picada
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma panela grande, cozinhe as batatas em água fervente por 15 minutos, ou até que estejam macias, mas ainda firmes. Escorra e reserve.
  2. Em uma panela pequena, misture o vinagre, a água, o açúcar e o sal, e leve ao fogo médio, até dissolver o açúcar. Desligue o fogo e reserve.
  3. Em uma tigela pequena, misture o óleo, a maionese e a mostarda, até ficar homogêneo. Reserve.
  4. Em uma tigela grande, coloque as batatas e regue com a mistura de vinagre, mexendo delicadamente. Adicione a cebola, a salsinha, a pimenta e a mistura de maionese, e misture bem.
  5. Leve a salada à geladeira por pelo menos 2 horas, para que os sabores se incorporem. Sirva fria ou em temperatura ambiente.

O que as pessoas acham da linguiça bratwurst

A linguiça bratwurst é uma salsicha que agrada a muitos paladares, pois tem um sabor marcante, uma textura macia e uma casquinha crocante. Muitas pessoas que já experimentaram a bratwurst elogiam a sua qualidade e o seu sabor, e afirmam que é uma das melhores salsichas que já provaram. Veja alguns depoimentos de pessoas que fizeram ou comeram a bratwurst:

  • “Eu fiz a bratwurst em casa, seguindo a receita original, e ficou uma delícia. A carne ficou bem temperada e suculenta, e a tripa ficou bem firme e estaladiça. Eu servi com chucrute e salada de batata, e foi um sucesso. Todos adoraram e pediram bis. Recomendo muito essa receita para quem gosta de salsicha.” – Ana, 35 anos, São Paulo.
  • “Eu comi a bratwurst na Alemanha, em um restaurante típico, e fiquei impressionado com o sabor e a qualidade da salsicha. Ela era grande, grossa e reta, e tinha um gosto de carne e especiarias muito bom. Ela estava grelhada e crocante por fora, e macia e suculenta por dentro. Eu comi com pão e mostarda, e acompanhei com uma cerveja gelada. Foi uma experiência incrível.” – Pedro, 28 anos, Rio de Janeiro.
  • “Eu adoro a bratwurst, é a minha salsicha preferida. Eu sempre compro no supermercado e faço na churrasqueira, fica muito bom. A bratwurst tem um sabor diferente das outras salsichas, é mais forte e aromática. Eu gosto de comer com pão, ketchup e maionese, e também com chucrute e salada de batata. É um prato simples, mas muito gostoso.” – Luiza, 23 anos, Curitiba.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer a linguiça bratwurst em casa, seguindo a receita original. Você também conheceu um pouco da história e das variedades dessa salsicha alemã, e algumas sugestões de acompanhamentos para servir com ela.

A bratwurst é uma salsicha deliciosa, que pode ser feita de forma artesanal, com ingredientes simples e naturais. Ela é uma ótima opção para variar o cardápio e surpreender os seus convidados. Experimente fazer a bratwurst em casa, e depois nos conte o que achou. Deixe a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *