RECEITAS

Como preparar Sonhos Fáceis e Saborosos

Você já experimentou sonhos? Esses deliciosos bolinhos fritos, recheados com creme ou doce de leite, são uma tradição da culinária brasileira. Eles são perfeitos para o café da manhã, o lanche da tarde ou a sobremesa. Neste artigo, você vai aprender como preparar sonhos fáceis e saborosos, com uma receita simples e prática. Além disso, você vai conhecer um pouco da história e da importância desse doce, e algumas dicas de acompanhamentos para deixá-lo ainda mais irresistível.

O que são sonhos e por que eles são tão especiais

Sonhos são bolinhos feitos de massa de pão doce, fritos em óleo quente e recheados com creme de confeiteiro, doce de leite, goiabada ou outro recheio de sua preferência. Eles são polvilhados com açúcar e canela, e têm uma textura macia e aerada por dentro, e crocante por fora. O nome “sonho” vem da ideia de que eles são tão gostosos que parecem um sonho, ou que são capazes de realizar os desejos de quem os come.

Os sonhos são uma receita de origem portuguesa, que chegou ao Brasil com os colonizadores. Eles são derivados dos “filhós”, que são bolinhos de massa levedada, fritos e polvilhados com açúcar, típicos do Natal português. No Brasil, os sonhos ganharam o recheio cremoso, que pode variar de acordo com a região e o gosto do cozinheiro. Eles se tornaram populares em todo o país, e são encontrados em padarias, confeitarias e feiras.

Os sonhos são mais do que um simples doce, eles são uma parte da cultura e da memória afetiva dos brasileiros. Eles remetem à infância, à família, à alegria e ao conforto. Eles são uma forma de celebrar a vida e de compartilhar o amor. Por isso, eles merecem ser feitos com carinho e cuidado, para que fiquem perfeitos e deliciosos.

Como fazer sonhos fáceis e saborosos: a receita

Para fazer sonhos fáceis e saborosos, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Para a massa:
  • 1 xícara de leite morno
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 10 g de fermento biológico seco
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 pitada de sal
    Para o recheio:
  • 2 xícaras de leite
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 2 gemas
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 lata de doce de leite (opcional)
  • Para a fritura:
  • Óleo suficiente para cobrir os bolinhos
  • Para a finalização:
  • Açúcar e canela a gosto para polvilhar

O modo de preparo é o seguinte:

  • Para a massa:
  • Em uma tigela, misture o leite, o açúcar e o fermento. Deixe descansar por 10 minutos, ou até espumar.
  • Em outra tigela, peneire a farinha e faça uma cavidade no centro. Coloque os ovos, a manteiga e o sal. Misture bem, e depois junte com a mistura de leite e fermento. Sove a massa até ficar lisa e homogênea, e não grudar nas mãos. Se necessário, acrescente mais farinha.
  • Coloque a massa em uma tigela untada com óleo, e cubra com um pano. Deixe crescer em um lugar quente e abafado por cerca de uma hora, ou até dobrar de volume.
  • Depois que a massa crescer, divida-a em 20 porções iguais. Modele cada porção em uma bolinha, e coloque-as em uma assadeira untada, deixando um espaço entre elas. Cubra com um pano, e deixe crescer novamente por mais 30 minutos.
  • Para o recheio:
  • Em uma panela, misture o leite, o açúcar, o amido de milho e as gemas. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, e acrescente a essência de baunilha. Transfira para uma tigela, e cubra com filme plástico, encostando na superfície do creme, para não formar uma película. Deixe esfriar completamente.
  • Se você quiser usar o doce de leite como recheio, basta abrir a lata e reservar.
  • Para a fritura:
  • Em uma panela funda, aqueça o óleo em fogo médio-alto. Frite os bolinhos, poucos por vez, virando-os para dourar por igual. Retire com uma escumadeira, e escorra em papel toalha.
  • Para a finalização:
  • Corte os bolinhos ao meio, e recheie com o creme ou o doce de leite, usando uma colher ou um saco de confeitar. Feche os bolinhos, e polvilhe com açúcar e canela. Sirva em seguida, ou guarde em um recipiente fechado na geladeira por até dois dias.

A história dos sonhos: uma curiosidade

Você sabia que os sonhos têm uma relação com a história do Brasil? Segundo uma lenda, eles foram criados por uma escrava chamada Anastácia, que vivia em uma fazenda no Rio de Janeiro, no século XVIII. Ela era conhecida por sua bondade e sua beleza, e sofria com as crueldades do seu senhor, que a obrigava a usar uma máscara de ferro para esconder seu rosto.

Anastácia tinha o dom de cozinhar, e fazia bolinhos de massa de pão doce, fritos e polvilhados com açúcar, para alegrar os outros escravos. Ela sonhava com a liberdade, e dizia que seus bolinhos eram uma forma de expressar seus desejos. Ela os chamava de “sonhos”, e dizia que quem os comesse teria seus sonhos realizados.

Um dia, o senhor da fazenda descobriu os bolinhos de Anastácia, e ficou encantado com o sabor. Ele perguntou a ela como se chamavam, e ela respondeu: “sonhos”. Ele então disse que queria que ela fizesse sonhos todos os dias para ele, e que ele lhe daria a liberdade em troca. Anastácia aceitou, e passou a fazer sonhos recheados com creme, para agradar ainda mais o seu senhor.

Depois de algum tempo, o senhor da fazenda cumpriu sua promessa, e deu a liberdade a Anastácia. Ela então saiu da fazenda, levando consigo a receita dos sonhos, que se espalhou pelo Brasil, e se tornou um símbolo de esperança e de resistência.

Acompanhamentos para os sonhos: duas sugestões

Os sonhos são deliciosos por si só, mas podem ficar ainda melhores se acompanhados de outras delícias. Aqui vão duas sugestões de acompanhamentos para os sonhos, que vão deixar o seu café da manhã, o seu lanche da tarde ou a sua sobremesa ainda mais especiais:

  • Café com leite: nada melhor do que um café com leite quentinho para combinar com os sonhos. O sabor do café contrasta com o doce dos bolinhos, e o leite ajuda a equilibrar a gordura da fritura. Você pode fazer o seu café com leite do jeito que preferir, seja coado, expresso, instantâneo ou solúvel. O importante é que ele esteja bem cremoso e saboroso. Você pode adoçar o seu café com leite com açúcar, mel, adoçante ou outro ingrediente de sua escolha. Você também pode acrescentar canela, noz-moscada, chocolate em pó ou outros aromas para deixar o seu café com leite ainda mais gostoso.
  • Frutas: as frutas são uma ótima opção de acompanhamento para os sonhos, pois trazem frescor, vitaminas e fibras para a sua refeição. Você pode escolher as frutas que mais gosta, ou que estejam na época, e cortá-las em pedaços pequenos. Você pode fazer uma salada de frutas, ou servir as frutas separadamente, em potinhos ou espetinhos. Algumas frutas que combinam bem com os sonhos são: banana, maçã, morango, abacaxi, manga, kiwi, uva, melão e melancia. Você pode regar as frutas com suco de laranja, limão ou maracujá, ou polvilhar com açúcar e canela, para dar um toque especial.
    A opinião de quem já fez sonhos fáceis e saborosos
    Os sonhos fáceis e saborosos são um sucesso entre quem já fez e experimentou. Veja alguns depoimentos de pessoas que se deliciaram com essa receita:
  • “Eu fiz os sonhos para o aniversário do meu filho, e ele adorou. Ele disse que foi o melhor presente que ele já ganhou. Os sonhos ficaram fofinhos e cremosos, e todo mundo elogiou. Eu recheei com doce de leite, que é o preferido dele. Foi muito fácil de fazer, e eu segui a receita direitinho. Eu recomendo essa receita para quem quer fazer uma surpresa para alguém especial.” – Maria, 35 anos, São Paulo.
  • “Eu sempre gostei de sonhos, mas nunca tinha feito em casa. Eu achei essa receita na internet, e resolvi testar. Eu fiquei impressionada com o resultado. Os sonhos ficaram maravilhosos, e eu me senti uma verdadeira confeiteira. Eu recheei com creme de confeiteiro, que eu aprendi a fazer com essa receita também. Eu servi os sonhos com café com leite, e foi uma delícia. Eu vou fazer mais vezes, com certeza.” – Joana, 28 anos, Rio de Janeiro.
  • “Eu sou fã de sonhos, e sempre compro na padaria. Mas eu queria aprender a fazer em casa, para economizar e ter mais controle sobre os ingredientes. Eu encontrei essa receita, e achei muito prática e fácil. Eu fiz os sonhos, e ficaram iguais aos da padaria, ou até melhores. Eu recheei com goiabada, que eu amo. Eu servi os sonhos com salada de frutas, e foi um sucesso. Eu adorei essa receita, e vou fazer mais vezes.” – Pedro, 32 anos, Curitiba.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como preparar sonhos fáceis e saborosos, com uma receita simples e prática. Você também conheceu um pouco da história e da importância desse doce, e algumas dicas de acompanhamentos para deixá-lo ainda mais irresistível. Agora, você pode fazer sonhos em casa, e surpreender a sua família e os seus amigos com essa delícia. Você pode variar o recheio, e usar a sua criatividade para personalizar os seus sonhos. Você vai ver como eles vão fazer sucesso, e como eles vão realizar os seus sonhos.

Espero que você tenha gostado deste artigo, e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, por favor, deixe abaixo. Eu ficarei feliz em responder. E se você fizer os sonhos, não se esqueça de compartilhar a sua experiência e a sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *