RECEITAS

Receita de Estrogonofe de Frango com Passas do chef Eduardo Guedes

Você já experimentou o estrogonofe de frango com passas do chef Eduardo Guedes? Essa é uma receita deliciosa, fácil de fazer e que vai surpreender o seu paladar. O estrogonofe é um prato de origem russa, que consiste em pedaços de carne cozidos em um molho cremoso. O frango é uma carne leve e saudável, que combina bem com o sabor doce das passas.

O chef Eduardo Guedes é um renomado cozinheiro brasileiro, que apresenta o programa “Hoje em Dia” na Record TV. Ele ensinou essa receita em um dos seus quadros, e fez muito sucesso entre os telespectadores. Neste artigo, vamos aprender como fazer o estrogonofe de frango com passas do chef Eduardo Guedes, conhecer um pouco da sua história e dicas de acompanhamentos.

Saiba mais sobre o estrogonofe de frango com passas

O estrogonofe de frango com passas é uma variação do tradicional estrogonofe de carne bovina, que foi adaptado ao gosto dos brasileiros. O frango substitui a carne vermelha, e as passas adicionam um toque adocicado ao molho. O molho é feito com creme de leite, mostarda, catchup e caldo de galinha. O resultado é um prato cremoso, saboroso e nutritivo, que pode ser servido com arroz branco e batata palha.

O estrogonofe de frango com passas é uma ótima opção para o almoço ou jantar, pois é rápido e fácil de preparar. Além disso, é uma receita econômica, que rende bastante e agrada a toda a família. Você pode fazer essa receita para uma ocasião especial, como um aniversário ou um encontro com os amigos, ou para o dia a dia, quando quiser variar o cardápio.

Como fazer o estrogonofe de frango com passas

Para fazer o estrogonofe de frango com passas do chef Eduardo Guedes, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de peito de frango cortado em cubos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/4 de xícara (chá) de vinho branco seco
  • 1/2 xícara (chá) de caldo de galinha
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • 4 colheres (sopa) de catchup
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1/2 xícara (chá) de uvas-passas sem sementes

O modo de preparo é simples:

  • 1. Tempere o frango com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  • 2. Em uma panela grande, aqueça o óleo e doure o frango em fogo alto, mexendo ocasionalmente, por cerca de 15 minutos ou até que esteja cozido.
  • 3. Retire o frango da panela e reserve.
  • 4. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho em fogo médio, até que estejam macios.
  • 5. Adicione o vinho branco e deixe reduzir pela metade, raspando o fundo da panela para soltar os sabores.
  • 6. Junte o caldo de galinha, a mostarda e o catchup e misture bem.
  • 7. Volte o frango para a panela e cozinhe por mais 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
  • 8. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e as passas. Misture delicadamente e ajuste o sal e a pimenta se necessário.
  • 9. Sirva em seguida ou mantenha aquecido até a hora de servir.

A história do estrogonofe de frango com passas

O estrogonofe é um prato que surgiu na Rússia, no século XIX. O nome vem de um sobrenome nobre russo, Stroganov, que pertencia a uma família de comerciantes e militares. A receita original levava carne bovina cortada em tiras finas, cebola, cogumelos, mostarda, caldo de carne e creme azedo. O prato era servido com batatas cozidas ou purê.

O estrogonofe se espalhou pelo mundo graças aos imigrantes russos, que levaram a receita para diversos países. No Brasil, o estrogonofe chegou na década de 1950, trazido pelos europeus que vieram para cá após a Segunda Guerra Mundial. Aqui, o prato sofreu algumas modificações, como a substituição do creme azedo pelo creme de leite, a adição do catchup e a troca da carne bovina pelo frango.

O estrogonofe de frango com passas foi uma invenção do chef Eduardo Guedes, que quis dar um toque diferente e sofisticado ao prato. Ele contou que teve a ideia de usar as passas depois de experimentar um estrogonofe de carne com damasco em um restaurante árabe.

Ele achou que as passas combinariam bem com o frango e o molho cremoso, e resolveu testar a receita em casa. Ele gostou tanto do resultado que decidiu compartilhar a receita com o público no seu programa de TV.

Acompanhamentos para o estrogonofe de frango com passas

O estrogonofe de frango com passas é um prato versátil, que pode ser acompanhado de diferentes formas. Os acompanhamentos mais tradicionais são o arroz branco e a batata palha, que contrastam com a textura e o sabor do molho.

Você pode fazer o arroz branco simples ou incrementá-lo com ervas, castanhas ou cenoura ralada. A batata palha pode ser comprada pronta ou feita em casa, fritando batatas cortadas bem fininhas em óleo quente.

Outros acompanhamentos que também ficam ótimos com o estrogonofe de frango com passas são:

– Salada verde: uma salada fresca e crocante é uma boa pedida para equilibrar o prato. Você pode usar alface, rúcula, agrião, tomate, pepino, cenoura, beterraba ou o que mais gostar. Tempere com sal, limão, azeite e vinagre balsâmico.

– Pão: se você prefere um acompanhamento mais simples e prático, o pão é uma boa opção. Você pode usar pão francês, pão de forma, pão integral ou pão sírio. O pão serve para absorver o molho e deixar o prato mais completo.

– Massa: se você quer um prato mais encorpado e saboroso, a massa é uma excelente escolha. Você pode usar macarrão, espaguete, talharim ou penne. Cozinhe a massa al dente em água salgada e escorra. Sirva com o estrogonofe por cima ou ao lado.

Conclusão

O estrogonofe de frango com passas é uma receita deliciosa, fácil de fazer e que vai surpreender o seu paladar. O frango é uma carne leve e saudável, que combina bem com o sabor doce das passas. O molho é feito com creme de leite, mostarda, catchup e caldo de galinha. O resultado é um prato cremoso, saboroso e nutritivo, que pode ser servido com arroz branco e batata palha.

Neste artigo, aprendemos como fazer o estrogonofe de frango com passas do chef Eduardo Guedes, conhecemos um pouco da sua história e dicas de acompanhamentos. Esperamos que você tenha gostado e se inspire para fazer essa receita em casa.

Se você gostou deste artigo, por favor deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e sugestões. Nós adoraríamos saber o que você achou da receita e se você tem alguma dica para melhorá-la

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *