RECEITAS

Como fazer esta receita de Bolo de pão de ló

Você já experimentou um bolo de pão de ló caseiro? Se não, você está perdendo uma das sobremesas mais deliciosas e fáceis de fazer. O bolo de pão de ló é um bolo leve, fofo e aerado, feito com poucos ingredientes e sem fermento. Ele é perfeito para servir com frutas, chantilly, geleia, doce de leite ou qualquer outro recheio ou cobertura de sua preferência.

Neste artigo, você vai aprender como fazer um bolo de pão de ló caseiro, qual é a origem dessa receita, quais são os melhores acompanhamentos para ele e o que as pessoas que já fizeram essa receita acharam dela.

O que é o bolo de pão de ló e por que ele é tão bom

O bolo de pão de ló é um tipo de bolo que se caracteriza por ter uma massa leve, fofa e aerada, que se obtém ao bater as claras em neve e incorporá-las delicadamente à mistura de gemas, açúcar e farinha. O bolo de pão de ló não leva fermento, manteiga, óleo ou leite na sua composição, o que o torna mais saudável e menos calórico do que outros bolos. Além disso, o bolo de pão de ló é muito versátil, pois pode ser cortado em camadas e recheado ou coberto com diversos ingredientes, como frutas, cremes, chocolates, doces, etc.

O bolo de pão de ló é uma receita muito antiga, que remonta à Idade Média, na Europa. Segundo algumas fontes, o nome “pão de ló” vem do italiano “pan di Spagna”, que significa “pão da Espanha”, pois foi na Espanha que esse bolo se popularizou, graças à influência dos árabes, que introduziram o açúcar na região. Outras fontes afirmam que o nome “pão de ló” vem do francês “pain de Gênes”, que significa “pão de Gênova”, pois foi em Gênova que esse bolo foi inventado, por um cozinheiro chamado Giovan Battista Cabona, no século XVI.

Seja qual for a verdadeira origem, o fato é que o bolo de pão de ló se espalhou por toda a Europa e depois pelo mundo, ganhando diferentes nomes e variações, como o sponge cake na Inglaterra, o génoise na França, o biscuit na Alemanha, o chiffon cake nos Estados Unidos, o kasutera no Japão, o pandispanya na Turquia, o pão de ló de Ovar em Portugal, entre outros.

Como fazer um bolo de pão de ló caseiro

Fazer um bolo de pão de ló caseiro é muito simples e rápido. Você só vai precisar de quatro ingredientes: ovos, açúcar, farinha de trigo e uma pitada de sal. Veja o passo a passo a seguir:

  • Separe as claras das gemas de seis ovos grandes e reserve.
  • Em uma tigela, bata as gemas com uma batedeira elétrica ou manual, até que fiquem claras e cremosas. Adicione 180 gramas de açúcar e continue batendo, até obter uma mistura fofa e esbranquiçada.
  • Em outra tigela, bata as claras em neve com uma pitada de sal, até que formem picos firmes. Você pode usar uma batedeira elétrica ou manual, ou um fouet (batedor de arame).
  • Peneire 180 gramas de farinha de trigo sobre a mistura de gemas e açúcar e misture delicadamente, com uma espátula ou colher, fazendo movimentos circulares de baixo para cima, para não perder o ar da massa.
  • Adicione as claras em neve à massa, aos poucos, e misture delicadamente, com a mesma técnica, até obter uma massa homogênea e aerada.
  • Unte uma forma redonda de 25 centímetros de diâmetro com manteiga e farinha, ou forre-a com papel manteiga. Despeje a massa na forma e alise a superfície com uma espátula ou colher.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus Celsius, por cerca de 25 a 30 minutos, ou até que o bolo esteja dourado e firme ao toque. Faça o teste do palito: espete um palito no centro do bolo e retire-o. Se sair limpo, o bolo está pronto. Se sair sujo, deixe mais alguns minutos no forno.
  • Retire o bolo do forno e deixe-o esfriar sobre uma grade. Depois, desenforme-o com cuidado e corte-o em camadas, se desejar recheá-lo. Ou sirva-o inteiro, com a cobertura de sua preferência.


A história do bolo de pão de ló

Como vimos, o bolo de pão de ló é uma receita muito antiga, que tem origem na Europa, mas que se adaptou aos diferentes países e culturas onde foi levado. No Brasil, o bolo de pão de ló chegou com os colonizadores portugueses, que trouxeram a receita do pão de ló de Ovar, uma cidade do norte de Portugal, famosa por esse bolo. O pão de ló de Ovar é um bolo úmido e macio, que leva mais gemas do que claras, e que é assado em uma forma de barro, forrada com papel de seda. O bolo fica com uma casquinha crocante por fora e um recheio cremoso por dentro, que se assemelha a um pudim. O pão de ló de Ovar é considerado uma iguaria da doçaria portuguesa, e é servido em ocasiões especiais, como a Páscoa e o Natal.

O bolo de pão de ló também se tornou a base para outros bolos mais elaborados, como o bolo de aniversário, o bolo de casamento, o bolo de rolo, o bolo de cenoura, o bolo de chocolate, o bolo de coco, o bolo de fubá, o bolo de milho, o bolo de laranja, o bolo de banana, o bolo de maçã, o bolo de abacaxi, o bolo de morango, o bolo de limão, o bolo de maracujá, o bolo de aipim, o bolo de mandioca, o bolo de tapioca, o bolo de queijo, o bolo de iogurte, o bolo de leite condensado, o bolo de leite ninho, o bolo de brigadeiro, o bolo de prestígio, o bolo de beijinho, o bolo de paçoca, o bolo de churros, o bolo de doce de leite, o bolo de nutella e muitos outros.

Quais são os melhores acompanhamentos para o bolo de pão de ló

O bolo de pão de ló é uma sobremesa que combina com diversos acompanhamentos, que podem variar de acordo com o seu gosto e a ocasião. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que vão deixar o seu bolo de pão de ló ainda mais gostoso:

  • Frutas frescas: as frutas frescas são uma ótima opção para servir com o bolo de pão de ló, pois trazem um toque de frescor, cor e sabor ao prato. Você pode escolher as frutas da sua preferência, como morangos, bananas, kiwis, mangas, abacaxis, uvas, pêssegos, etc. Você pode cortar as frutas em pedaços pequenos e distribuí-las sobre o bolo, ou fazer uma salada de frutas e servir à parte. Você também pode regar as frutas com um pouco de suco de laranja, limão ou maracujá, para dar mais umidade e acidez ao bolo.
  • Chantilly: o chantilly é um creme batido, feito com creme de leite fresco e açúcar, que tem uma textura leve e aerada, e um sabor doce e delicado. O chantilly é um acompanhamento clássico para o bolo de pão de ló, pois contrasta com a massa seca e realça o seu sabor. Você pode usar o chantilly como recheio ou cobertura para o bolo, ou servir à parte, em uma tigela. Você também pode aromatizar o chantilly com essências, como baunilha, limão, coco, etc., ou adicionar corantes, para dar um toque de cor ao bolo.


O que as pessoas que já fizeram essa receita acharam dela

O bolo de pão de ló caseiro é uma receita que agrada a muitas pessoas, pois é simples, econômica e deliciosa. Veja alguns depoimentos de pessoas que já fizeram essa receita e compartilharam as suas opiniões na internet:

  • “Eu fiz essa receita e ficou maravilhoso! O bolo ficou bem fofinho e macio, e eu recheei com doce de leite e cobri com chocolate. Foi um sucesso na minha família, todos adoraram. Recomendo muito essa receita, é fácil e rápida de fazer, e o resultado é incrível.” – Maria, 35 anos, São Paulo.
  • “Eu nunca tinha feito bolo de pão de ló antes, mas resolvi tentar essa receita e me surpreendi. O bolo ficou muito bom, leve e saboroso. Eu servi com frutas vermelhas e chantilly, e ficou uma delícia. A receita é bem explicada e não tem erro. Vale a pena fazer.” – João, 28 anos, Rio de Janeiro.
  • “Eu adoro bolo de pão de ló, e essa receita é a melhor que eu já fiz. O bolo ficou perfeito, alto, dourado e aerado. Eu cortei em três camadas e recheei com creme de confeiteiro e morangos, e cobri com glacê real. Ficou divino, parecia bolo de confeitaria. Essa receita é nota dez.” – Ana, 42 anos, Curitiba.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um bolo de pão de ló caseiro, qual é a origem dessa receita, quais são os melhores acompanhamentos para ela e o que as pessoas que já fizeram essa receita acharam dela. Agora, você pode fazer o seu próprio bolo de pão de ló e surpreender a sua família e os seus amigos com essa sobremesa deliciosa e fácil de fazer.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha se inspirado a fazer o seu bolo de pão de ló. Se você gostou, compartilhe este artigo com os seus amigos e deixe um comentário abaixo, contando a sua opinião e as suas sugestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *