Receita passo a passo: Geléia de Microondas
Você sabia que é possível fazer uma deliciosa geléia de frutas usando apenas o microondas? Essa é uma receita simples, rápida e econômica, que pode ser feita com qualquer fruta de sua preferência. Além de ser uma ótima forma de aproveitar as frutas maduras que estão sobrando na sua fruteira, a geléia de microondas é uma opção saudável e natural, sem conservantes ou corantes artificiais.
Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita, qual é a sua origem, quais são os melhores acompanhamentos e o que as pessoas que já experimentaram acharam dela.
O que é a geléia de microondas e por que ela é tão boa
Este doce é uma forma de preparar uma conserva de frutas usando o aparelho que muitas pessoas têm em casa, mas que nem sempre usam para cozinhar. A vantagem dessa receita é que ela é muito fácil de fazer, leva poucos ingredientes e fica pronta em menos de 15 minutos. Além disso, o doce é mais saudável do que as geléias industrializadas, pois você pode controlar a quantidade de açúcar e usar frutas frescas, sem aditivos químicos.
Esta receita de microondas também é muito versátil, pois você pode usar a fruta que quiser, desde que ela tenha bastante polpa e suco. Algumas sugestões são: morango, framboesa, amora, uva, maçã, pêssego, abacaxi, manga, goiaba, maracujá, entre outras.
Como preparar a receita
Para fazer a geléia de microondas, você vai precisar de:
- 500 g de fruta picada (sem casca e sem sementes, se for o caso)
- 1 xícara de açúcar
- Suco de 1 limão
- 1 colher de sopa de amido de milho (opcional, para engrossar a geléia)
O modo de preparo é muito simples:
- Em um recipiente de vidro ou plástico que possa ir ao microondas, misture a fruta, o açúcar e o suco de limão. Se quiser, você pode amassar um pouco a fruta com um garfo, para soltar mais o suco.
- Leve ao microondas em potência alta por 10 minutos, mexendo na metade do tempo. Cuidado para não se queimar, pois a mistura vai ficar muito quente.
- Se você quiser uma geléia mais grossa, dissolva o amido de milho em um pouco de água e adicione à mistura, mexendo bem. Leve ao microondas por mais 2 minutos, ou até engrossar.
- Transfira a geléia para um pote de vidro esterilizado e feche bem. Deixe esfriar e guarde na geladeira por até 15 dias.
Pronto! Agora você já tem uma geléia caseira, saborosa e saudável para comer com pão, torrada, biscoito, iogurte, sorvete ou o que mais você quiser.
Qual é a origem da geléia de microondas
A geléia de microondas é uma receita relativamente nova, que surgiu com a popularização do uso do microondas como eletrodoméstico. O microondas foi inventado na década de 1940, mas só começou a ser comercializado para uso doméstico na década de 1960. Desde então, muitas pessoas começaram a usar o microondas para aquecer, descongelar e cozinhar alimentos, de forma rápida e prática.
A geléia de microondas é uma das receitas que se beneficiaram dessa tecnologia, pois permite fazer uma conserva de frutas sem precisar de panela, fogão ou termômetro. A geléia de microondas também é uma forma de aproveitar as frutas da estação, que podem ser compradas por um preço mais baixo e que podem estragar se não forem consumidas logo.
Quais são os melhores acompanhamentos para a geléia de microondas
A geléia de microondas é um acompanhamento delicioso para diversos tipos de alimentos, tanto doces quanto salgados. Você pode usar a geléia de microondas para:
- Rechear bolos, tortas, cupcakes, crepes, panquecas, waffles ou croissants.
- Cobrir cheesecakes, pudins, mousses, pavês ou flans.
- Decorar sorvetes, frozen yogurts, smoothies ou milk-shakes.
- Combinar com queijos, presuntos, salames ou patês.
- Temperar saladas, carnes, peixes ou frangos.
A geléia de microondas também pode ser consumida pura, com uma colher, ou misturada com água ou leite, para fazer um suco ou um shake.
O que as pessoas que já fizeram essa receita acharam dela
A geléia de microondas é uma receita que agrada a muitas pessoas, pois é fácil de fazer, gostosa e versátil. Veja alguns depoimentos de pessoas que já fizeram essa receita e o que elas acharam dela:
- “Eu fiz a geléia de microondas com morango e ficou uma delícia. Eu usei para rechear um bolo de chocolate e fez o maior sucesso. É uma receita muito prática e rápida, recomendo.” – Ana Clara, 25 anos, São Paulo.
- “Eu adoro geléia de microondas, faço sempre com as frutas que tenho em casa. A minha preferida é de abacaxi com hortelã, fica muito refrescante. Eu gosto de comer com iogurte natural, é uma ótima opção para o café da manhã.” – Bruno, 32 anos, Rio de Janeiro.
- “Eu nunca tinha feito geléia de microondas, mas resolvi experimentar e adorei. Eu fiz com uva e ficou muito saborosa. Eu usei para cobrir um pudim de leite condensado e ficou maravilhoso. É uma receita que vale a pena fazer.” – Camila, 28 anos, Curitiba.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita de geléia de microondas, que é uma forma simples, rápida e econômica de fazer uma conserva de frutas usando apenas o microondas. Você também aprendeu qual é a origem dessa receita, quais são os melhores acompanhamentos para ela e o que as pessoas que já fizeram essa receita acharam dela.
- Veja também – 5 Receitas de Geleia Caseira para o seu Café da Manhã
- Entre para o nosso Grupo de Whatsapp e receba receitas gratuitamente
Agora, você pode fazer a sua própria geléia de microondas com a fruta que quiser e se deliciar com esse acompanhamento delicioso e saudável. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido algo novo. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário abaixo, contando o que você achou da receita, se você já fez ou se tem alguma dúvida ou sugestão.