Pavê de Doce de Leite: Sobremesa fácil e deliciosa da Ana Maria Braga
Esta receita de pavê de doce de leite é uma das especialidades da apresentadora Ana Maria Braga. Você está procurando uma sobremesa simples, rápida e saborosa para surpreender a sua família e os seus amigos? O pavê é um doce típico da culinária francesa, que consiste em camadas de biscoitos ou bolachas umedecidos em algum líquido (como leite, café ou licor) e creme.
O nome vem da palavra francesa “pavage”, que significa pavimento, pois o doce lembra as pedras usadas nas calçadas. O pavê de doce de leite é uma versão brasileira desse clássico, que leva um creme à base de leite condensado cozido, creme de leite e ovos, e uma cobertura de chantilly. É uma sobremesa irresistível, que agrada a todos os paladares.
Saiba mais sobre o doce de leite e por que ele é tão gostoso
O doce de leite é um produto obtido a partir da cocção do leite com açúcar, até obter uma consistência cremosa e uma cor caramelizada. É um dos doces mais populares e tradicionais da América Latina, especialmente na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e no Brasil.
O doce de leite pode ser consumido puro, com pão, com queijo, com frutas ou como ingrediente de outras sobremesas, como bolos, tortas, pudins e sorvetes. O seu sabor é único e irresistível, pois combina o dulçor do açúcar com o aroma e a textura do leite. Além disso, o doce de leite é rico em cálcio, proteínas e carboidratos, sendo uma fonte de energia para o organismo.
Como fazer o pavê de doce de leite da Ana Maria Braga
Para fazer o pavê de doce de leite da Ana Maria Braga, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 4 gemas
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 pacote de biscoito tipo maisena
- 2 xícaras (chá) de chantilly pronto
- Raspas de chocolate ao leite para decorar
O modo de preparo é o seguinte:
- Coloque a lata de leite condensado em uma panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 40 minutos após pegar pressão. Deixe esfriar completamente antes de abrir.
- Em uma panela, misture o creme de leite, as gemas e o amido de milho. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Reserve.
- Em uma tigela, misture o leite condensado cozido com metade do leite. Reserve.
- Em um refratário retangular médio, faça uma camada com metade dos biscoitos umedecidos no restante do leite. Espalhe metade do creme branco por cima. Faça outra camada com os biscoitos restantes e cubra com o creme de doce de leite.
- Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até firmar.
- Na hora de servir, espalhe o chantilly sobre o pavê e decore com as raspas de chocolate.
A origem do pavê de doce de leite
Não se sabe ao certo quando e onde surgiu o pavê de doce de leite, mas há algumas hipóteses sobre a sua origem. Uma delas é que ele foi criado na França, no século XVIII, por um confeiteiro chamado François Massialot, que teria inventado o doce de leite ao cozinhar leite com açúcar por muito tempo.
Outra versão é que ele foi trazido ao Brasil pelos imigrantes portugueses, que adaptaram o pavê francês ao usar o doce de leite como recheio, já que era um produto abundante nas fazendas de gado. Uma terceira possibilidade é que ele tenha surgido na Argentina, no século XIX, por influência dos imigrantes italianos, que usavam o doce de leite em suas sobremesas, como o tiramisù.
Seja qual for a sua origem, o fato é que o pavê de doce de leite se tornou um sucesso em vários países da América Latina, sendo uma das receitas mais queridas da apresentadora Ana Maria Braga.
Acompanhamentos para o pavê de doce de leite
O pavê de doce de leite é uma sobremesa que combina com vários tipos de acompanhamentos, que podem realçar ou contrastar o seu sabor. Aqui estão duas sugestões que você pode experimentar:
- Sorvete de creme: O sorvete de creme é um clássico que vai bem com qualquer doce, e com o pavê de doce de leite não é diferente. O sorvete traz uma sensação refrescante e suaviza a doçura do pavê, criando um equilíbrio perfeito. Você pode servir uma bola de sorvete ao lado do pavê ou colocá-la sobre ele, formando uma casquinha crocante.
- Café: O café é uma bebida que harmoniza muito bem com o pavê de doce de leite, pois tem um sabor intenso e amargo que contrasta com o dulçor do doce. O café também ajuda a limpar o paladar e a facilitar a digestão. Você pode servir uma xícara de café expresso ou coado junto com o pavê, ou usar o café para umedecer os biscoitos na hora de montar o doce, dando um toque especial à receita.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer um pavê de doce de leite, uma sobremesa fácil e deliciosa da Ana Maria Braga. Você também conheceu um pouco da história e da importância desse doce típico da culinária francesa, que ganhou diversas versões na América Latina.
- Veja também – Pavê de Doce de Leite do Chef Dalton Rangel: uma receita especial da Ana Maria Braga
- Entre para o nosso Grupo de Whatsapp e receba receitas gratuitamente
Além disso, você viu duas sugestões de acompanhamentos para o pavê de doce de leite, que podem tornar a sua experiência gastronômica ainda mais prazerosa. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se inspire para fazer essa receita em casa.
Se você gostou, compartilhe com os seus amigos e deixe a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários.