RECEITAS

Receita caseira deliciosa de Tapioca de carne/frango

Você já experimentou tapioca de carne/frango? Essa é uma receita caseira deliciosa, fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. A tapioca é uma massa feita com a fécula extraída da mandioca, um tubérculo típico do Brasil.

Ela pode ser recheada com diversos ingredientes, como queijo, coco, doce de leite, banana e, claro, carne ou frango. Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita, conhecer um pouco da sua origem e descobrir algumas sugestões de acompanhamentos.

O que é tapioca e por que ela é tão popular

Este alimento é muito antigo, que surgiu entre os povos indígenas do Brasil. Eles usavam a mandioca para fazer farinha, beiju e outros produtos. A tapioca é obtida a partir da hidratação da fécula de mandioca, também chamada de goma ou polvilho. Ela forma uma massa granulada, que pode ser peneirada e levada ao fogo em uma frigideira. A massa se une e forma uma espécie de panqueca, que pode ser recheada a gosto.

Ela é um alimento muito versátil, pois pode ser consumida no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo no jantar. Ela também é uma ótima opção para quem tem intolerância ao glúten, pois não contém essa proteína. Além disso, a tapioca é rica em carboidratos, que fornecem energia para o organismo, e tem baixo teor de gordura e sódio.

Como fazer tapioca de carne/frango

Para fazer tapioca de carne/frango, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de fécula de mandioca hidratada
  • 300 g de carne moída ou frango desfiado
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 tomates picados
  • Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
  • Óleo para refogar
  • Queijo mussarela ralado (opcional)

O modo de preparo é simples:

  1. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até dourarem.
  2. Acrescente a carne ou o frango e tempere com sal e pimenta. Cozinhe até ficarem bem cozidos e soltinhos.
  3. Adicione os tomates e o cheiro-verde e misture bem. Reserve.
  4. Em uma frigideira antiaderente, coloque uma porção de fécula de mandioca peneirada e espalhe bem, formando uma camada fina.
  5. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por alguns minutos, até que a massa se solte da frigideira.
  6. Vire a massa e coloque o recheio de carne ou frango sobre metade dela. Se quiser, polvilhe queijo mussarela ralado por cima.
  7. Dobre a outra metade da massa sobre o recheio, formando uma meia-lua.
  8. Deixe no fogo por mais alguns minutos, até que o queijo derreta.
  9. Retire do fogo e sirva em seguida.

Repita o processo com o restante da fécula e do recheio.

Qual é a origem da tapioca

A tapioca é um prato típico da culinária brasileira, mas também é consumida em outros países da América Latina, como Colômbia, Venezuela e Paraguai. Ela tem origem indígena, mas foi incorporada à gastronomia dos colonizadores portugueses e dos escravos africanos.

A palavra “tapioca” vem do tupi-guarani “tipi’óka”, que significa “coágulo”. Isso se refere ao processo de extração da fécula da mandioca, que forma uma massa coagulada. Os indígenas usavam a tapioca para fazer beijus, que eram assados em folhas de bananeira sobre o fogo.

Com a chegada dos portugueses, a tapioca ganhou novos recheios, como queijo, coco e açúcar. Os escravos também contribuíram para a diversificação da receita, adicionando ingredientes como carne, peixe e legumes.

Hoje em dia, a tapioca é um alimento muito popular em todo o Brasil, especialmente no Nordeste, onde é considerada um patrimônio cultural e gastronômico. Ela pode ser encontrada em feiras, mercados e lanchonetes, com os mais variados recheios, doces ou salgados.

Quais são os melhores acompanhamentos para a tapioca

A tapioca de carne/frango é uma refeição completa e saborosa, mas você pode incrementá-la com alguns acompanhamentos. Aqui vão duas sugestões:

  • Salada de folhas verdes: uma salada simples e refrescante, que combina bem com a tapioca. Você pode usar alface, rúcula, agrião, espinafre ou outras folhas de sua preferência. Tempere com sal, limão e azeite.
  • Molho de pimenta: se você gosta de um toque picante na sua tapioca, experimente fazer um molho de pimenta caseiro. Você vai precisar de pimentas vermelhas frescas ou secas, vinagre, sal e alho. Bata tudo no liquidificador e coloque em um vidro esterilizado. Use com moderação.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita caseira deliciosa: tapioca de carne/frango. Você também conheceu um pouco da história e da importância desse alimento para a cultura brasileira. E ainda descobriu algumas dicas de acompanhamentos para deixar o seu prato ainda mais gostoso.

Espero que você tenha gostado do artigo e que se anime a fazer essa receita em casa. Se você fizer, não se esqueça de me contar como ficou nos comentários. Eu adoraria saber a sua opinião e as suas sugestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *