RECEITAS

Saiba como fazer este delicioso de Pavê Natalino

O pavê natalino é uma sobremesa típica da culinária francesa, que consiste em camadas de biscoitos ou bolachas umedecidos em algum líquido, como leite, café ou licor, intercaladas com um creme doce, como chantilly, chocolate ou frutas. O nome pavê vem do francês pavé, que significa calçada, pois a aparência do doce lembra as pedras usadas nas ruas.

No Brasil, o pavê é uma das sobremesas mais populares e versáteis, podendo ser preparado com diversos ingredientes e sabores. Ele é especialmente consumido nas festas de fim de ano, como o Natal e o Ano Novo, pois é fácil de fazer, rende bastante e agrada a todos os paladares.

Neste artigo, você vai aprender como fazer uma receita caseira de pavê natalino, que é uma versão especial do pavê tradicional, com ingredientes que remetem ao clima e à celebração natalina. Você vai ver que é uma receita simples, prática e deliciosa, que vai deixar a sua ceia de Natal ainda mais saborosa e bonita.

O que é o pavê natalino e por que ele é tão bom

O pavê natalino é uma variação do pavê comum, que leva ingredientes típicos do Natal, como frutas secas, nozes, castanhas, cerejas, chocolate e vinho. Esses ingredientes conferem ao pavê natalino um sabor rico, sofisticado e festivo, que combina perfeitamente com a ocasião.

Além disso, o pavê natalino é uma sobremesa que tem uma apresentação muito bonita, pois as cores e as texturas dos ingredientes criam um contraste visual que chama a atenção. Você pode decorar o pavê natalino com chantilly, raspas de chocolate, frutas frescas, folhas de hortelã ou o que mais você preferir.

Outra vantagem do pavê natalino é que ele é uma sobremesa que pode ser feita com antecedência, pois ele precisa ficar na geladeira por algumas horas antes de ser servido. Assim, você pode prepará-lo no dia anterior ou na manhã do dia da ceia, e deixá-lo pronto para a hora da sobremesa, sem precisar se preocupar com isso na hora de cozinhar os outros pratos.

Como fazer o pavê natalino em casa

Para fazer o pavê natalino em casa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 pacote de biscoito champanhe
  • 1 xícara de chá de vinho branco ou licor de sua preferência
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 gemas
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 2 xícaras de chá de leite
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 100 g de chocolate meio amargo picado
  • 1/4 de xícara de chá de água
  • 1/4 de xícara de chá de açúcar
  • 1/2 xícara de chá de frutas secas picadas (damasco, uva passa, ameixa, etc.)
  • 1/2 xícara de chá de nozes ou castanhas picadas
  • Cerejas em calda para decorar

O modo de preparo é o seguinte:

  • Em uma panela, misture o leite condensado, as gemas e o amido de milho dissolvido em um pouco de leite. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e acrescente a essência de baunilha e o creme de leite. Reserve.
  • Em outra panela, leve ao fogo baixo o chocolate, a água e o açúcar, mexendo até derreter e formar uma calda. Reserve.
  • Em uma travessa, faça uma camada de biscoitos umedecidos no vinho ou no licor. Por cima, espalhe metade do creme branco. Salpique metade das frutas secas e das nozes ou castanhas. Repita as camadas, terminando com o creme branco. Cubra com a calda de chocolate e decore com as cerejas. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.

A origem do pavê natalino

Não se sabe ao certo quando e onde surgiu o pavê natalino, mas é provável que ele seja uma adaptação brasileira do pavê francês, que chegou ao país com os imigrantes europeus no século XIX. O pavê francês é uma sobremesa que tem origem na região da Normandia, no norte da França, e que era feita com biscoitos chamados biscuits à la cuillère, que eram mergulhados em calda de açúcar e rum, e recheados com creme de manteiga e frutas cristalizadas.

No Brasil, o pavê foi incorporado à culinária nacional, ganhando novos ingredientes e sabores, de acordo com a disponibilidade e o gosto dos brasileiros. O pavê natalino, por sua vez, foi uma forma de aproveitar os ingredientes que eram trazidos da Europa para o Natal, como as frutas secas, as nozes, as castanhas e o chocolate, e que eram considerados nobres e caros.

Assim, o pavê natalino se tornou uma sobremesa que representava o luxo e a fartura da ceia de Natal, e que era servida com orgulho e alegria nas festas de fim de ano.

Acompanhamentos para o pavê natalino

O pavê natalino é uma sobremesa que já é bastante completa e saborosa por si só, mas se você quiser incrementar ainda mais a sua ceia de Natal, você pode servir o pavê natalino com alguns acompanhamentos que vão harmonizar bem com ele. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos para o pavê natalino:

  • Sorvete de creme: o sorvete de creme é um clássico que combina com qualquer sobremesa, e com o pavê natalino não é diferente. O sorvete de creme vai trazer uma textura gelada e cremosa, que vai contrastar com a textura macia e úmida do pavê. Além disso, o sabor suave e delicado do sorvete de creme vai realçar o sabor intenso e complexo do pavê natalino, criando um equilíbrio perfeito entre os dois.
  • Café: o café é uma bebida que também é muito consumida nas festas de fim de ano, e que pode ser um ótimo acompanhamento para o pavê natalino. O café vai trazer um sabor amargo e aromático, que vai contrastar com o sabor doce e frutado do pavê. Além disso, o café vai ajudar a limpar o paladar e a facilitar a digestão, depois de uma ceia farta e pesada.

Opinião sincera de pessoas que já fizeram esta receita

O pavê natalino é uma receita que costuma agradar a todos os que experimentam, pois é uma sobremesa que tem um sabor delicioso, uma aparência bonita e uma história interessante. Veja a seguir alguns depoimentos de pessoas que já fizeram esta receita e que compartilharam a sua opinião sincera sobre ela:

  • “Eu fiz o pavê natalino para a minha família no ano passado, e foi um sucesso. Todos elogiaram muito, e até pediram bis. A receita é fácil de fazer, e o resultado é maravilhoso. Eu recomendo muito esta receita para o Natal.” – Maria, 35 anos, São Paulo
  • “Eu nunca tinha feito pavê natalino antes, mas resolvi arriscar e seguir esta receita. Foi a melhor decisão que eu tomei, pois o pavê ficou incrível. O sabor é uma mistura de doce, azedo, amargo e salgado, que se complementam perfeitamente. A textura é macia e crocante ao mesmo tempo. E a aparência é de dar água na boca. Eu adorei esta receita, e vou fazer de novo neste ano.” – João, 28 anos, Rio de Janeiro
  • “Eu sou fã de pavê, e já experimentei várias receitas diferentes. Mas esta receita de pavê natalino é a minha favorita, pois ela tem tudo a ver com o Natal. Ela tem os ingredientes que eu mais gosto, como as frutas secas, as nozes, o chocolate e o vinho. Ela tem uma história bonita, que me faz lembrar da minha infância e da minha família. E ela tem um gosto maravilhoso, que me faz sentir feliz e satisfeita. Esta receita é uma verdadeira obra de arte.” – Ana, 42 anos, Curitiba

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita caseira de pavê natalino, uma sobremesa típica e deliciosa das festas de fim de ano no Brasil. Você viu que é uma receita simples, prática e versátil, que leva ingredientes que remetem ao clima e à celebração natalina. Você também conheceu a origem do pavê natalino, e algumas sugestões de acompanhamentos que vão harmonizar bem com ele. E você leu alguns depoimentos de pessoas que já fizeram esta receita e que compartilharam a sua opinião sincera sobre ela.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que você se inspire a fazer o pavê natalino na sua casa. Você vai ver que é uma sobremesa que vai surpreender e encantar os seus convidados, e que vai deixar a sua ceia de Natal ainda mais especial e memorável.

Se você gostou deste artigo, por favor, deixe um comentário abaixo, contando a sua experiência com o pavê natalino. Você também pode enviar as suas dúvidas, sugestões ou críticas, que nós vamos responder o mais rápido possível. E não se esqueça de compartilhar este artigo com os seus amigos e familiares, para que eles também possam aprender a fazer esta receita maravilhosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *