RECEITAS

Como preparar um delicioso Pavê com Biscoito de Champagne

Você já experimentou pavê com biscoito de champagne? Essa é uma sobremesa fácil, rápida e saborosa que vai agradar a toda a família. O pavê é uma camada de creme branco, intercalada com biscoitos umedecidos em leite e coberta com chocolate ralado.

O biscoito de champagne é um tipo de biscoito seco, leve e crocante, que combina perfeitamente com o creme e o chocolate. Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita caseira e deliciosa, além de conhecer um pouco da sua história e de algumas dicas para deixá-la ainda mais especial.

Saiba mais sobre o pavê e por que ele é tão popular

O pavê é uma sobremesa de origem francesa, que significa “pavimento” ou “calçada”. O nome se deve ao fato de que o pavê é montado em camadas, como se fossem pedras de uma calçada. O pavê é muito popular no Brasil, onde existem diversas variações de sabores e ingredientes. O pavê com biscoito de champagne é um dos mais tradicionais e simples de fazer, mas não menos delicioso.

O pavê é uma sobremesa que agrada a todos os paladares, pois é doce na medida certa, cremosa e refrescante. Além disso, o pavê é uma ótima opção para servir em ocasiões especiais, como festas de aniversário, Natal, Ano Novo ou qualquer outra comemoração. O pavê também é uma sobremesa econômica, pois leva ingredientes simples e baratos, que podem ser facilmente encontrados em qualquer supermercado.

Como fazer pavê com biscoito de champagne

Para fazer pavê com biscoito de champagne, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite (use a mesma medida do leite condensado)
  • 2 gemas
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 pacote de biscoito de champagne
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 100 g de chocolate meio amargo ralado

O modo de preparo é muito simples e rápido. Siga os passos abaixo:

  1. Em uma panela, misture o leite condensado, o leite, as gemas e o amido de milho. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Reserve.
  2. Em um refratário, coloque uma camada de biscoitos umedecidos no leite. Por cima, espalhe metade do creme branco. Repita o processo com outra camada de biscoitos e o restante do creme.
  3. Polvilhe o chocolate ralado por cima de todo o pavê. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.

Pronto! Agora você já tem um pavê com biscoito de champagne delicioso e caseiro para saborear com a sua família e amigos.

Qual é a origem do pavê com biscoito de champagne

O pavê com biscoito de champagne é uma adaptação brasileira do pavê francês, que é feito com biscoitos champanhe. Os biscoitos champanhe são originários da Itália, onde são conhecidos como savoiardi. Eles foram criados no século XV, na corte do duque de Savoia, para homenagear o rei da França, que estava de visita. Os biscoitos champanhe são feitos com farinha, açúcar, ovos e baunilha, e têm um formato alongado e achatado.

Os biscoitos champanhe chegaram ao Brasil no século XIX, trazidos pelos imigrantes italianos. Eles foram batizados de biscoitos de champagne, em referência à bebida francesa que era consumida nas festas da elite. Os biscoitos de champagne se tornaram populares como ingredientes de sobremesas, especialmente o pavê, que era uma receita sofisticada e requintada. O pavê com biscoito de champagne se tornou um clássico da culinária brasileira, presente em muitas mesas de família.

Quais são os melhores acompanhamentos para o pavê com biscoito de champagne

O pavê com biscoito de champagne é uma sobremesa que combina com diversos acompanhamentos, que podem realçar o seu sabor e textura. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que você pode experimentar:

  • Sorvete de creme: o sorvete de creme é um acompanhamento clássico para o pavê, pois traz um contraste de temperatura e cremosidade. Você pode servir uma bola de sorvete de creme ao lado de uma fatia de pavê, ou colocar o sorvete por cima do pavê, como uma cobertura. O sorvete de creme vai derreter e se misturar com o creme branco e o chocolate, criando uma combinação irresistível.
  • Frutas vermelhas: as frutas vermelhas são um acompanhamento que traz um toque de acidez e frescor para o pavê. Você pode usar morangos, framboesas, amoras, cerejas ou a fruta vermelha de sua preferência. Você pode cortar as frutas em pedaços pequenos e colocar por cima do pavê, ou fazer uma calda com as frutas e açúcar, e regar o pavê com ela. As frutas vermelhas vão contrastar com o doce e o chocolate, criando uma harmonia de sabores.

O que as pessoas acham do pavê com biscoito de champagne

O pavê com biscoito de champagne é uma sobremesa que agrada a muitas pessoas, que elogiam o seu sabor, a sua textura e a sua praticidade. Veja alguns depoimentos de pessoas que já fizeram essa receita:

  • “Eu adoro pavê com biscoito de champagne, é uma das minhas sobremesas favoritas. Eu faço sempre que tenho uma ocasião especial, e todo mundo adora. É fácil de fazer, fica pronto em pouco tempo e é muito gostoso. O biscoito de champagne fica macio e saboroso com o creme e o chocolate. Recomendo muito essa receita.”
  • “Eu fiz pavê com biscoito de champagne pela primeira vez e me surpreendi com o resultado. Ficou uma delícia, bem cremoso e doce na medida certa. Eu servi com sorvete de creme e foi um sucesso. Todo mundo pediu bis. É uma receita que vale a pena fazer, pois é simples e deliciosa.”
  • “Eu nunca tinha experimentado pavê com biscoito de champagne, mas resolvi fazer para experimentar. Eu achei uma receita maravilhosa, muito fácil e rápida de fazer. O pavê ficou com uma textura ótima, bem leve e suave. Eu coloquei morangos por cima e ficou uma combinação perfeita. Eu adorei essa receita e vou fazer mais vezes.”

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita caseira e deliciosa de pavê com biscoito de champagne. Você viu quais são os ingredientes e o modo de preparo dessa sobremesa, além de conhecer um pouco da sua origem e de algumas dicas para deixá-la ainda mais especial. Você também viu o que as pessoas acham do pavê com biscoito de champagne, e como ele é uma sobremesa que agrada a todos os paladares.

Espero que você tenha gostado deste artigo e que tenha se inspirado para fazer essa receita em casa. Se você fizer, não se esqueça de deixar um comentário contando como ficou e o que você achou. Também aceito sugestões de outras receitas que você gostaria de ver neste conteúdo.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *