Receita do Pão caseiro econômico da tia Alzira
Você já imaginou como seria fazer um pão caseiro delicioso, macio e econômico? Pois é, essa é a receita que a tia Alzira compartilhou com a gente e que vamos ensinar para você hoje. Essa receita é simples, fácil e rápida de fazer, e o melhor de tudo: leva poucos ingredientes e custa muito pouco.
Você vai se surpreender com o resultado e com o sabor desse pão caseiro que vai deixar a sua casa com um aroma irresistível. Acompanhe o passo a passo e veja como é fácil fazer o pão caseiro econômico da tia Alzira.
O que é o pão caseiro econômico da tia Alzira
O pão caseiro econômico da tia Alzira é um pão feito com farinha de trigo, fermento biológico, açúcar, sal, óleo e água. Esses são os únicos ingredientes que você vai precisar para fazer essa receita, que rende cerca de 2 pães grandes ou 4 pães pequenos.
O pão caseiro econômico da tia Alzira é um pão fofinho, macio e saboroso, que pode ser consumido puro, com manteiga, geleia, requeijão, queijo, presunto ou o que você preferir. Ele também é ótimo para fazer sanduíches, torradas, rabanadas e outras receitas.
O pão caseiro econômico da tia Alzira é uma receita versátil, que pode ser adaptada ao seu gosto, adicionando ervas, queijo, sementes ou outros ingredientes à massa.
Como fazer o pão caseiro econômico da tia Alzira
Para fazer o pão caseiro econômico da tia Alzira, você vai precisar de:
- 1 kg de farinha de trigo
- 10 g de fermento biológico seco
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de sal
- 1/4 de xícara de óleo
- 2 xícaras de água morna
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma tigela grande, misture o fermento, o açúcar e um pouco de farinha. Deixe descansar por 10 minutos, até formar uma espuma.
- Adicione o sal, o óleo e a água morna e misture bem.
- Aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo, mexendo com uma colher de pau ou com as mãos, até formar uma massa homogênea e que desgrude das mãos. Se necessário, acrescente mais farinha ou água, mas cuidado para não deixar a massa nem muito seca nem muito mole.
- Sove a massa por cerca de 15 minutos, até ficar lisa e elástica. Você pode usar uma superfície enfarinhada ou uma batedeira com gancho para sovar a massa.
- Coloque a massa em uma tigela untada com óleo e cubra com um pano limpo. Deixe crescer em um lugar quente e sem correntes de ar por cerca de uma hora, ou até dobrar de volume.
- Divida a massa em duas ou quatro partes, dependendo do tamanho que você quer os seus pães. Modele os pães como preferir, fazendo bolinhas, tranças, rolinhos ou outros formatos. Coloque os pães em uma assadeira untada e enfarinhada, deixando um espaço entre eles. Cubra com um pano e deixe crescer novamente por cerca de 30 minutos, ou até ficarem bem fofos.
- Leve os pães ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos, ou até dourarem. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Se quiser, pincele os pães com manteiga derretida ou leite para dar mais brilho e maciez.
A história da receita do pão caseiro econômico da tia Alzira
A receita do pão caseiro econômico da tia Alzira é uma receita de família, que foi passada de geração em geração. A tia Alzira é uma senhora de 80 anos, que mora em uma fazenda no interior de Minas Gerais. Ela aprendeu a fazer esse pão com a sua mãe, que por sua vez aprendeu com a sua avó. A receita é uma tradição na família, que sempre faz esse pão para o café da manhã, para o lanche da tarde ou para receber as visitas.
A tia Alzira conta que o segredo do pão é o amor e o carinho que ela coloca na hora de fazer a massa, de sovar, de modelar e de assar. Ela diz que o pão é uma forma de expressar o seu afeto pela sua família e pelos seus amigos, e que ela fica muito feliz em compartilhar a sua receita com as pessoas que gostam de cozinhar.
Acompanhamentos para o pão caseiro econômico da tia Alzira
O pão caseiro econômico da tia Alzira é um pão que combina com vários tipos de acompanhamentos, desde os mais simples até os mais elaborados. Aqui vão duas sugestões de acompanhamentos que você pode fazer para servir com o seu pão caseiro:
- Patê de frango: Em um liquidificador, bata 300 g de peito de frango cozido e desfiado, 1/2 xícara de maionese, 1/4 de xícara de creme de leite, 1 colher de sopa de mostarda, sal, pimenta e salsinha a gosto. Transfira para uma tigela e leve à geladeira até ficar firme. Sirva com o pão caseiro.
- Geleia de morango: Em uma panela, coloque 500 g de morangos lavados e picados, 2 xícaras de açúcar e suco de 1 limão. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até engrossar e formar uma calda. Deixe esfriar e guarde em um pote de vidro na geladeira. Sirva com o pão caseiro.
Opinião sincera de pessoas que já fizeram esta receita
O pão caseiro econômico da tia Alzira é uma receita que faz sucesso entre as pessoas que já experimentaram. Veja alguns depoimentos de quem já fez e aprovou essa receita:
- “Eu fiz essa receita e ficou maravilhoso. O pão ficou macio, fofinho e muito saboroso. Eu servi com manteiga e queijo e todo mundo adorou. É uma receita fácil e barata de fazer. Recomendo muito.” – Ana Paula, 35 anos, São Paulo.
- “Eu adoro essa receita. É a mesma que a minha avó fazia quando eu era criança. O pão tem um gosto de nostalgia e de amor. Eu faço sempre que posso e levo para o meu trabalho. Os meus colegas sempre elogiam e pedem a receita. É um sucesso.” – Carlos, 42 anos, Rio de Janeiro.
- “Eu nunca tinha feito pão caseiro antes, mas essa receita me encorajou a tentar. E não me arrependi. O pão ficou uma delícia, bem leve e macio. Eu fiz com ervas e queijo na massa e ficou ainda mais gostoso. Eu vou fazer mais vezes, com certeza.” – Fernanda, 28 anos, Curitiba.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer o pão caseiro econômico da tia Alzira, uma receita simples, fácil e rápida, que leva poucos ingredientes e custa muito pouco. Você também conheceu a história dessa receita, que é uma tradição de família, e algumas sugestões de acompanhamentos para servir com o seu pão caseiro.
- Veja também – Receita caseira e deliciosa: Pão de colher passo a passo
- Entre para o nosso Grupo de Whatsapp e receba receitas gratuitamente
Além disso, você viu a opinião sincera de pessoas que já fizeram e aprovaram essa receita. Esperamos que você tenha gostado e que se anime a fazer o pão caseiro econômico da tia Alzira na sua casa. Se você fizer, não se esqueça de deixar um comentário