RECEITAS

Misto Quente: Receita simples e fácil

O misto quente é um sanduíche feito com pão de forma, presunto e queijo, que pode ser preparado de diversas formas: na frigideira, no forno, na sanduicheira ou até mesmo no micro-ondas. É um lanche rápido, prático e delicioso, que agrada a todos os paladares. Neste artigo, você vai aprender como fazer um misto quente perfeito, conhecer um pouco da sua história e descobrir algumas dicas de acompanhamentos para deixar sua refeição ainda mais saborosa.

Saiba mais sobre o misto quente e por que ele é tão popular

Esta receita é um tipo de sanduíche que leva duas fatias de pão de forma, uma de presunto e outra de queijo, que são aquecidas juntas até que o queijo derreta e o pão fique tostado. O nome desta receita vem do fato de que o sanduíche mistura dois ingredientes quentes: o presunto e o queijo.

O misto quente é uma receita muito popular no Brasil, principalmente por ser fácil de fazer e por usar ingredientes acessíveis e versáteis. Além disso, o misto quente é um lanche que pode ser consumido a qualquer hora do dia, seja no café da manhã, no almoço, no lanche da tarde ou na janta. Ele também pode ser adaptado ao gosto de cada um, acrescentando outros ingredientes como tomate, orégano, requeijão, maionese, mostarda, ketchup, etc.

Como fazer misto quente: passo a passo

Para fazer um misto quente simples e fácil, você vai precisar de:

2 fatias de pão de forma
1 fatia de presunto
1 fatia de queijo muçarela
Manteiga ou margarina


O modo de preparo é o seguinte:

Passe manteiga ou margarina em uma das faces de cada fatia de pão de forma.
Coloque uma fatia de pão com a parte untada para baixo em uma frigideira antiaderente, em fogo médio.
Por cima do pão, coloque a fatia de presunto e a fatia de queijo, uma sobre a outra.
Cubra com a outra fatia de pão, com a parte untada para cima.
Pressione levemente o sanduíche com uma espátula e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado, ou até que o queijo derreta.
Retire do fogo e corte ao meio, se desejar.
Sirva quente, acompanhado de suco, café ou refrigerante.


A origem do misto quente

O misto quente é uma variação do croque-monsieur, um sanduíche francês que leva pão, presunto, queijo gruyère e molho bechamel. O croque-monsieur surgiu no início do século XX, em um café parisiense, e logo se tornou um sucesso entre os clientes. O nome croque-monsieur significa “morde-senhor” em francês, e faz referência ao som crocante que o pão faz ao ser mordido.

O misto quente chegou ao Brasil por influência dos imigrantes europeus, que trouxeram consigo seus hábitos alimentares e suas receitas. No entanto, o sanduíche foi adaptado aos ingredientes locais, substituindo o queijo gruyère pelo queijo muçarela e o molho bechamel pela manteiga ou margarina. O misto quente também ganhou outras versões, como o misto quente de forno, que leva uma camada de pão de forma, presunto, queijo, molho de tomate e creme de leite, e é assado até gratinar.

Acompanhamentos para o misto quente

O misto quente é um lanche que combina com diversos acompanhamentos, que podem variar de acordo com o seu gosto e a sua criatividade. Veja algumas sugestões:

Salada de alface, tomate e cenoura ralada, temperada com sal, azeite e vinagre. Uma opção leve e saudável, que traz frescor e cor ao prato.
Batata frita, palito ou chips, temperada com sal e orégano. Uma opção clássica e irresistível, que traz crocância e sabor ao lanche.
Ovo frito ou mexido, temperado com sal e pimenta. Uma opção proteica e nutritiva, que traz mais consistência e saciedade ao sanduíche.
Molho de mostarda, ketchup, maionese ou barbecue. Uma opção prática e saborosa, que traz mais umidade e personalidade ao misto quente.


Opinião de quem já fez misto quente

O misto quente é uma receita que agrada a maioria das pessoas, por ser simples, gostosa e versátil. Veja alguns depoimentos de quem já fez e aprovou o misto quente:

“Eu adoro misto quente, é o meu lanche preferido. Eu gosto de fazer na sanduicheira, porque fica bem quentinho e derretido. Eu também gosto de colocar um pouco de orégano e tomate, fica uma delícia.” – Ana Clara, 25 anos.
“O misto quente é uma receita que eu aprendi com a minha mãe, que fazia para mim quando eu era criança. Eu acho que é um lanche muito confortável e nostálgico. Eu costumo fazer no forno, com bastante queijo e molho de tomate, fica bem cremoso e gratinado.” – Pedro, 32 anos.
“Eu nunca tinha feito misto quente antes, mas resolvi experimentar depois de ver uma receita na internet. Eu achei muito fácil e rápido de fazer, e o resultado ficou ótimo. Eu fiz na frigideira, com presunto, queijo e requeijão, e servi com uma salada de alface e cenoura. Meu marido e meus filhos adoraram.” – Juliana, 38 anos.


Conclusão

O misto quente é uma receita simples e fácil, que pode ser feita de várias formas e com vários acompanhamentos. É um lanche que satisfaz e que pode ser consumido a qualquer hora do dia.

Neste artigo, você aprendeu como fazer um misto quente perfeito, conheceu um pouco da sua história e descobriu algumas dicas de acompanhamentos para deixar sua refeição ainda mais saborosa. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com esse sanduíche incrível. E não se esqueça de deixar sua opinião sincera e suas sugestões nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *