RECEITAS

Como preparar uma receita prática de Lanchão na Travessa

Você já ouviu falar do lanchão na travessa? É uma receita deliciosa, fácil e econômica que vai fazer sucesso na sua mesa. O lanchão na travessa é uma espécie de torta salgada feita com pão de forma, recheio de carne moída, queijo e molho branco. É uma ótima opção para aproveitar as sobras de pão e de carne, e também para variar o cardápio do dia a dia. Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita caseira, conhecer um pouco da sua origem, e ver algumas dicas de acompanhamentos e de opiniões de quem já experimentou.

O que é o lanchão na travessa e por que fazer

O lanchão na travessa é um prato típico da culinária brasileira, que surgiu como uma forma de aproveitar os ingredientes que estavam disponíveis na geladeira. A ideia é simples: montar uma camada de pão de forma, cobrir com um recheio de carne moída temperada, colocar outra camada de pão, espalhar queijo ralado e cobrir com um molho branco cremoso. Depois, é só levar ao forno para gratinar e servir quente.

O lanchão na travessa tem várias vantagens: é fácil de fazer, rende bastante, agrada a todos os paladares, e pode ser adaptado ao seu gosto. Você pode usar o tipo de pão, de carne e de queijo que preferir, e também acrescentar outros ingredientes ao recheio, como milho, ervilha, azeitona, tomate, presunto, etc. Além disso, é uma receita que pode ser feita com antecedência e congelada, facilitando a sua rotina.

Como fazer o lanchão na travessa: passo a passo

Para fazer o lanchão na travessa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 pacote de pão de forma sem casca (cerca de 400 g)
  • 500 g de carne moída
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
  • 200 g de queijo mussarela ralado
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • Noz-moscada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  • Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Junte a carne moída e cozinhe, mexendo de vez em quando, até secar o líquido. Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Reserve.
  • Em outra panela, derreta a manteiga e polvilhe a farinha de trigo. Cozinhe, mexendo sem parar, por 2 minutos. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre, até obter um molho liso e encorpado. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Reserve.
  • Em um refratário grande, untado com manteiga, faça uma camada de pão de forma, cobrindo todo o fundo. Espalhe metade do recheio de carne moída sobre o pão. Faça outra camada de pão e espalhe o restante do recheio. Faça mais uma camada de pão e cubra com o molho branco. Polvilhe os queijos ralado por cima.
  • Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida, ou espere esfriar e corte em pedaços.


A origem do lanchão na travessa

Não se sabe ao certo quando e onde o lanchão na travessa surgiu, mas há algumas hipóteses. Uma delas é que a receita foi inspirada na lasanha, um prato de origem italiana que leva massa, molho e queijo. Outra é que o lanchão na travessa é uma variação do sanduíche de forno, uma receita popular nos anos 80 e 90, que consistia em montar um sanduíche com pão de forma, presunto, queijo e molho de tomate, e levar ao forno para gratinar.

O que se sabe é que o lanchão na travessa se tornou um prato muito apreciado nas casas brasileiras, principalmente nas ocasiões especiais, como festas, reuniões e almoços de domingo. É uma receita que agrada a todos, desde as crianças até os adultos, e que pode ser servida como prato principal ou como lanche.

Acompanhamentos para o lanchão na travessa

O lanchão na travessa já é uma refeição completa por si só, mas se você quiser incrementar ainda mais o seu prato, pode servir alguns acompanhamentos que combinam bem com ele. Aqui vão duas sugestões:

Salada verde: uma salada simples, mas saborosa, que vai trazer frescor e leveza ao seu prato. Você pode usar alface, rúcula, agrião, tomate, pepino, cenoura, etc. Tempere com sal, azeite, vinagre ou limão, e se quiser, acrescente algum queijo ou castanha para dar um toque especial.
Batata palha: uma batata crocante e sequinha, que vai dar uma textura e um sabor extra ao seu lanchão. Você pode comprar a batata palha pronta, ou fazer a sua própria, fritando ou assando as batatas cortadas em tirinhas finas. Polvilhe sal e orégano, e sirva por cima ou ao lado do lanchão.

Opiniões de quem já fez o lanchão na travessa

O lanchão na travessa é uma receita que costuma fazer sucesso entre as pessoas que experimentam. Veja alguns depoimentos de quem já fez e aprovou:

  • “Eu fiz o lanchão na travessa para o aniversário do meu filho, e foi um sucesso. Todo mundo adorou, e pediu bis. É uma receita fácil, rápida e deliciosa. Recomendo!” – Ana Paula
  • “Eu adoro o lanchão na travessa, é um dos meus pratos preferidos. Eu faço sempre que tenho pão de forma sobrando, e aproveito para usar o que tiver na geladeira. Fica uma delícia, e rende bastante.” – Carlos
  • “Eu nunca tinha feito o lanchão na travessa, mas resolvi testar depois de ver essa receita. Ficou maravilhoso, muito cremoso e saboroso. Meu marido e meus filhos amaram, e já pediram para fazer de novo.” – Fernanda

Conclusão

O lanchão na travessa é uma receita caseira, fácil e econômica, que vai fazer sucesso na sua mesa. É uma ótima opção para aproveitar as sobras de pão e de carne, e também para variar o cardápio do dia a dia. Você aprendeu como fazer essa receita, conheceu um pouco da sua origem, e viu algumas dicas de acompanhamentos e de opiniões de quem já experimentou. Agora, é só colocar a mão na massa e se deliciar com o seu lanchão na travessa. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Bom apetite!

Espero que você tenha gostado do meu artigo. Lembre-se de que eu sou apenas um assistente virtual, e que o meu texto pode conter erros ou imprecisões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *