RECEITAS

Receita passo a passo de Fricassé de Frango Caseiro

Você está procurando uma receita fácil, rápida e deliciosa para o almoço ou jantar? Que tal preparar um fricassé de frango caseiro, um prato típico da culinária francesa que leva poucos ingredientes e é muito saboroso?

Neste material, você vai aprender o que é fricassé de frango, qual a sua origem, como fazer a receita e quais são os melhores acompanhamentos para servir com ele. Além disso, você vai conferir a opinião sincera de pessoas que já fizeram esta receita e adoraram.

O que é fricassé de frango e qual a sua relevância

Fricassé de frango é um prato que consiste em pedaços de frango cozidos em um molho branco cremoso, geralmente feito com creme de leite, manteiga, farinha, caldo de galinha e temperos. O nome fricassé vem do francês “frire”, que significa fritar, e “casser”, que significa quebrar. Isso porque, originalmente, o fricassé era feito com carne de vitela cortada em pedaços pequenos e frita na manteiga antes de ser cozida no molho.

O fricassé de frango é um prato muito relevante na culinária francesa, pois é considerado um dos clássicos da gastronomia do país. Ele é servido em ocasiões especiais, como festas e jantares elegantes, mas também pode ser feito no dia a dia, pois é simples e rápido de preparar.

Além disso, o fricassé de frango é muito versátil, pois pode ser acompanhado de diversos tipos de guarnições, como arroz, batata, massa, salada ou legumes.

Como fazer a receita de fricassé de frango caseiro

Para fazer a receita de fricassé de frango caseiro, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de peito de frango cortado em cubos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de caldo de galinha
  • 1 xícara (chá) de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • 1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Tempere o frango com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  2. Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo médio e doure o frango por cerca de 15 minutos, virando os pedaços para dourar por igual. Retire o frango da panela e reserve.
  3. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho por cerca de 5 minutos, até ficarem macios.
  4. Adicione a farinha de trigo e mexa bem para dissolver os grumos.
  5. Acrescente o caldo de galinha aos poucos, mexendo sempre para incorporar ao molho.
  6. Deixe o molho ferver por cerca de 10 minutos, até engrossar um pouco.
  7. Junte o creme de leite e misture bem.
  8. Volte o frango para a panela e cozinhe por mais 10 minutos, até ficar bem cozido e macio.
  9. Salpique a salsinha e o queijo parmesão por cima do prato.
  10. Sirva quente com o acompanhamento de sua preferência.

Qual a origem do fricassé de frango

O fricassé de frango é uma receita que tem origem na França, mas que se espalhou pelo mundo e ganhou diversas variações. A primeira referência ao fricassé de frango data do século XIV, em um livro de receitas chamado “Le Ménagier de Paris”, escrito por um burguês anônimo para sua jovem esposa. Nessa época, o fricassé era feito com carne de vitela, mas também podia ser feito com carne de porco, coelho ou aves.

O fricassé de frango se popularizou na França no século XVII, graças ao famoso cozinheiro François Pierre de La Varenne, que o incluiu em seu livro “Le Cuisinier François”, considerado o primeiro livro de culinária moderna. La Varenne foi o responsável por introduzir o uso da manteiga, da farinha e do caldo de galinha no molho do fricassé, dando-lhe mais sabor e consistência.

O fricassé de frango também foi apreciado por personalidades históricas, como o rei Luís XIV, que o servia em seus banquetes no Palácio de Versalhes, e o escritor Alexandre Dumas, que o mencionou em seu romance “Os Três Mosqueteiros”.

O fricassé de frango atravessou as fronteiras da França e chegou a outros países, como a Inglaterra, os Estados Unidos e o Brasil, onde recebeu adaptações nos ingredientes e no modo de preparo.

Melhores acompanhamentos para o fricassé de frango

O fricassé de frango é um prato que combina com vários tipos de acompanhamentos, dependendo do seu gosto e da ocasião. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que vão deixar o seu fricassé de frango ainda mais gostoso:

  • Arroz à grega: é um arroz branco soltinho e colorido com cenoura, ervilha, milho, passas e azeitonas. É um acompanhamento clássico e fácil de fazer, que dá um toque especial ao prato.
  • Batata palha: é uma batata cortada em tiras finas e frita até ficar crocante. É um acompanhamento que dá uma textura e um sabor extra ao prato.

Qual a opinião sincera de pessoas que já fizeram esta receita

O fricassé de frango caseiro é uma receita que agrada a muitas pessoas, pois é fácil de fazer, econômica e deliciosa. Veja alguns depoimentos de pessoas que já fizeram esta receita e adoraram:

  • “Eu fiz esta receita para o almoço de domingo e foi um sucesso. Todos elogiaram o sabor e a cremosidade do fricassé de frango. Eu servi com arroz à grega e salada verde, e ficou uma refeição completa e equilibrada. Recomendo muito esta receita para quem quer surpreender a família ou os amigos.” – Maria, 35 anos, São Paulo.
  • “Eu adoro fricassé de frango, é um dos meus pratos favoritos. Eu aprendi a fazer esta receita com a minha mãe, que é francesa, e ela me ensinou todos os segredos para deixar o molho bem encorpado e saboroso. Eu gosto de servir com batata palha, pois dá uma crocância e um contraste ao prato. Esta receita é muito fácil e rápida de fazer, e fica uma delícia.” – Pierre, 28 anos, Rio de Janeiro.
  • “Eu nunca tinha feito fricassé de frango antes, mas resolvi experimentar esta receita depois de ver na internet. Eu achei muito simples e prática, pois leva poucos ingredientes e não suja muita louça. O resultado foi incrível, o fricassé de frango ficou muito cremoso e saboroso, e combinou perfeitamente com o arroz branco que eu fiz. Meu marido e meus filhos adoraram, e pediram bis. Esta receita entrou para o meu caderno de receitas favoritas.” – Ana, 42 anos, Curitiba.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita de fricassé de frango caseiro passo a passo, um prato típico da culinária francesa que é fácil, rápido e delicioso. Você também conheceu a origem do fricassé de frango, e quais são os melhores acompanhamentos para servir com ele. Além disso, você conferiu a opinião sincera de pessoas que já fizeram esta receita e adoraram.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que se inspire para fazer esta receita em sua casa. Se você fizer, não se esqueça de nos contar como ficou nos comentários abaixo. Também aceitamos sugestões de outras receitas que você gostaria de ver neste conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *