Receita de Costelinha de Porco Assada com Molho Barbecue
Você está procurando uma receita de costelinha de porco fácil, saborosa e que vai impressionar a sua família e os seus amigos? Então, você precisa experimentar esta receita. É uma receita simples, mas que resulta em uma carne macia, suculenta e com um sabor incrível.
Além disso, você pode fazer o seu próprio molho barbecue caseiro, que é muito mais saudável e gostoso do que os industrializados. Neste artigo, você vai aprender o conceito, a relevância, o passo a passo, a origem e as opiniões sobre esta receita.
O que é a costelinha de porco assada com molho barbecue
A costelinha de porco assada com molho barbecue é um prato típico da culinária norte-americana, especialmente do sul dos Estados Unidos. Consiste em assar a costela de porco inteira ou em pedaços, temperada com sal, pimenta, alho e ervas, e depois pincelar com um molho a base de tomate, vinagre, açúcar, mostarda e especiarias.
O molho barbecue confere à carne um sabor agridoce, picante e defumado, que combina perfeitamente com a textura e o aroma da costela assada.
Por que fazer esta receita de costelinha de porco
Existem vários motivos para você fazer esta receita de costelinha de porco assada com molho barbecue. Veja alguns deles:
- É uma receita fácil de fazer, que não requer muitos ingredientes ou utensílios. Você só precisa de uma assadeira, um pincel, uma panela e um liquidificador ou mixer para fazer o molho.
- É uma receita econômica, que rende bastante e que pode ser feita com qualquer tipo de costela de porco, seja ela fresca, congelada ou defumada.
- É uma receita versátil, que pode ser servida em diversas ocasiões, desde um almoço em família até um churrasco com os amigos. Você pode variar o sabor do molho, adicionando mais ou menos açúcar, vinagre, pimenta ou fumaça, de acordo com o seu paladar e o dos seus convidados.
- É uma receita deliciosa, que agrada a todos os gostos e idades. A carne fica macia, desfiando com o garfo, e o molho dá um toque especial, que faz toda a diferença. É uma receita que vai fazer sucesso e que vai deixar todo mundo com água na boca.
Como fazer a receita de costelinha de porco assada com molho barbecue
Agora que você já sabe o que é e por que fazer esta receita, vamos ao passo a passo de como fazer a costelinha de porco assada com molho barbecue. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1,5 kg de costela de porco inteira ou em pedaços
- Sal, pimenta-do-reino, alho e ervas a gosto para temperar a carne
- 1 xícara de chá de molho de tomate
- 1/4 de xícara de chá de vinagre de maçã
- 1/4 de xícara de chá de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de mostarda
- 1 colher de sopa de molho inglês
- 1 colher de chá de páprica defumada
- 1/2 colher de chá de cominho
- 1/4 de colher de chá de pimenta caiena
- 1/4 de colher de chá de fumaça líquida (opcional)
Siga os seguintes passos:
- Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma assadeira com papel alumínio.
- Tempere a costela de porco com sal, pimenta, alho e ervas a gosto e coloque na assadeira, com a parte da gordura para cima. Cubra com outra folha de papel alumínio e leve ao forno por cerca de 1 hora e meia, ou até que a carne esteja macia.
- Enquanto a carne assa, prepare o molho barbecue. Em uma panela, misture o molho de tomate, o vinagre, o açúcar, a mostarda, o molho inglês, a páprica, o cominho, a pimenta caiena e a fumaça líquida, se usar. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até ferver. Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos, ou até que o molho engrosse. Transfira para um liquidificador ou mixer e bata até ficar homogêneo. Reserve.
- Retire a costela do forno e descarte o papel alumínio. Pincele o molho barbecue sobre a carne, cobrindo bem todos os lados. Volte ao forno, sem cobrir, por mais 15 minutos, ou até que o molho esteja caramelizado. Se quiser, vire a carne na metade do tempo e pincele mais molho.
- Retire a costela do forno e transfira para uma travessa. Sirva com o molho restante à parte.
Qual é a origem desta receita
A origem da costelinha de porco assada com molho barbecue é incerta, mas há evidências de que ela surgiu nos Estados Unidos, no século XVIII, quando os colonos europeus entraram em contato com os povos indígenas, que já assavam carne de porco com fogo e fumaça. Os europeus adaptaram a técnica e adicionaram o molho, que era uma mistura de vinagre, melaço, pimenta e especiarias, trazidos da Europa e da África.
Com o tempo, o molho foi sendo modificado, incorporando ingredientes como tomate, açúcar, mostarda e molho inglês, que chegaram ao país por meio de imigrantes e comerciantes. O molho barbecue se tornou um símbolo da culinária norte-americana, com diversas variações regionais, como o molho doce e picante do Kansas, o molho ácido e defumado da Carolina do Norte, o molho de mostarda da Carolina do Sul e o molho de vinagre e pimenta do Texas.
O que as pessoas acham desta receita
As pessoas que já fizeram esta receita de costelinha de porco assada com molho barbecue costumam elogiar o sabor, a textura e a praticidade da receita. Veja alguns depoimentos:
- “Eu fiz esta receita para o almoço de domingo e foi um sucesso. A carne ficou muito macia e o molho ficou uma delícia. Eu servi com arroz, salada e batata frita. Todo mundo adorou e pediu bis.” – Maria, 35 anos, São Paulo.
- “Eu sou fã de costelinha de porco e esta receita é uma das minhas favoritas. O molho barbecue caseiro é muito melhor do que os comprados prontos. Eu gosto de fazer bastante molho e guardar na geladeira para usar em outras carnes. Fica ótimo com frango e hambúrguer.” – João, 28 anos, Rio de Janeiro.
- “Eu nunca tinha feito costelinha de porco antes, mas esta receita me surpreendeu. Foi muito fácil de fazer e o resultado foi incrível. A carne ficou suculenta e o molho ficou bem equilibrado, nem muito doce nem muito ácido. Eu servi com purê de batata e salada de repolho. Ficou uma combinação perfeita.” – Ana, 23 anos, Curitiba.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita caseira e deliciosa de costelinha de porco assada com molho barbecue. Você viu o que é, por que fazer, como fazer, qual é a origem e o que as pessoas acham desta receita. Agora, você pode fazer esta receita na sua casa e surpreender a todos com o seu talento culinário.
- Veja também – Bombom de alcatra com creme e farofa de cebola: uma receita inovadora do chef Eduardo Guedes
- Entre para o nosso Grupo de Whatsapp e receba receitas gratuitamente
Espero que você tenha gostado deste artigo e que tenha ficado com vontade de experimentar esta receita. Se você fizer, por favor, deixe um comentário abaixo, contando como ficou e se você gostou. Também aceito sugestões de melhorias e de outras receitas que você quer ver aqui.