RECEITAS

Aprenda como preparar uma receita caseira de carne amarradinha

Você já ouviu falar da carne amarradinha? É uma receita típica do sul do Brasil, que consiste em pedaços de carne bovina enrolados com bacon e temperados com sal, alho, pimenta e ervas. A carne é cozida lentamente em uma panela de pressão, até ficar macia e suculenta. É um prato simples, mas muito saboroso e nutritivo, que pode ser servido em ocasiões especiais ou no dia a dia.

Neste artigo, você vai aprender como preparar uma receita caseira de carne amarradinha, seguindo o passo a passo e as dicas que vamos te dar. Você vai ver que é fácil e rápido de fazer, e que vai surpreender a sua família e os seus convidados com esse delicioso prato.

Saiba mais sobre a carne amarradinha e qual a sua origem

A carne amarradinha é um prato típico da culinária gaúcha, que tem influência dos imigrantes alemães e italianos que se estabeleceram na região sul do Brasil. O nome vem do fato de que a carne é enrolada com um pedaço de bacon e amarrada com um barbante, para manter o formato e o sabor durante o cozimento.

A origem da receita é incerta, mas há algumas hipóteses. Uma delas é que ela surgiu como uma forma de aproveitar os retalhos de carne que sobravam do churrasco, que eram enrolados com bacon para ficarem mais suculentos e saborosos. Outra é que ela foi inspirada na receita alemã de rouladen, que consiste em fatias finas de carne recheadas com bacon, cebola, mostarda e pepino em conserva.

De qualquer forma, a carne amarradinha se tornou um prato tradicional da gastronomia gaúcha, sendo apreciada em todo o estado e em outras regiões do Brasil. Ela pode ser encontrada em restaurantes especializados em comida regional, mas também pode ser feita em casa, com ingredientes simples e acessíveis.

Como fazer a receita caseira de carne amarradinha

Para fazer a receita caseira de carne amarradinha, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de carne bovina (coxão mole, patinho ou alcatra)
  • 200 g de bacon fatiado
  • 4 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 tomates picados
  • 2 folhas de louro
  • 2 xícaras (chá) de água quente
  • Salsinha picada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Corte a carne em pedaços médios e tempere com sal, pimenta e alho. Enrole cada pedaço com uma fatia de bacon e amarre com um barbante. Reserve.
  2. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e doure os pedaços de carne amarradinha de todos os lados. Retire da panela e reserve.
  3. Na mesma panela, refogue a cebola até ficar macia. Adicione os tomates, as folhas de louro e a água quente. Mexa bem e raspe o fundo da panela para soltar os sabores.
  4. Volte a carne para a panela, tampe e cozinhe por cerca de 40 minutos após pegar pressão.
  5. Desligue o fogo, espere sair toda a pressão e abra a panela com cuidado.
  6. Retire os pedaços de carne da panela e corte o barbante. Coloque em uma travessa e regue com o molho que se formou na panela. Polvilhe salsinha picada a gosto e sirva em seguida.

Qual a história por trás da carne amarradinha

A carne amarradinha é um prato que faz parte da cultura e da história do Rio Grande do Sul, um estado que tem uma forte ligação com a pecuária e o churrasco. A receita reflete a influência dos imigrantes europeus que trouxeram seus costumes e sabores para a região, mas também a criatividade e a adaptabilidade dos gaúchos, que souberam aproveitar os recursos disponíveis e criar pratos deliciosos e variados.

A carne amarradinha é um exemplo de como a culinária gaúcha é rica e diversificada, misturando tradição e inovação, simplicidade e sofisticação, rusticidade e elegância. É um prato que pode ser servido em festas, eventos, reuniões familiares ou simplesmente no almoço ou no jantar do dia a dia. É uma receita que agrada a todos os paladares e que representa a identidade e a personalidade do povo gaúcho.

Melhores acompanhamentos para a carne amarradinha

A carne amarradinha é um prato que combina com diversos tipos de acompanhamentos, dependendo do seu gosto e da ocasião. Aqui vão algumas sugestões:

  • Arroz branco: é o acompanhamento mais simples e clássico para a carne amarradinha, pois realça o sabor do molho e da carne. Você pode fazer um arroz soltinho e bem temperado, ou incrementar com cenoura ralada, milho verde, ervilha ou outros ingredientes de sua preferência.
  • Salada de batata: é outro acompanhamento tradicional para a carne amarradinha, pois traz frescor e leveza ao prato. Você pode fazer uma salada de batata cozida com maionese, cebola, salsinha, sal e pimenta, ou variar com outros temperos como mostarda, creme de leite, iogurte ou vinagre.
  • Farofa: é um acompanhamento que não pode faltar na mesa dos gaúchos, pois dá um toque crocante e saboroso ao prato. Você pode fazer uma farofa simples com farinha de mandioca, manteiga, cebola e sal, ou enriquecer com bacon, ovos, linguiça, banana ou outros ingredientes de sua escolha.

O que as pessoas acham da receita de carne amarradinha

A receita de carne amarradinha é muito elogiada por quem já experimentou, pois é uma forma diferente e deliciosa de preparar a carne bovina. Veja alguns depoimentos de pessoas que fizeram e aprovaram essa receita:

  • “Eu fiz essa receita para o almoço de domingo e foi um sucesso! A carne ficou muito macia e saborosa, e o molho ficou divino. Eu servi com arroz branco e salada de batata, e todo mundo adorou. É uma receita fácil de fazer e que rende bastante. Recomendo!”
  • “Eu adoro carne amarradinha, é um dos meus pratos preferidos. Eu aprendi a fazer com a minha avó, que era descendente de alemães. Ela fazia uma farofa deliciosa para acompanhar. Eu sempre faço essa receita quando quero impressionar os meus convidados, pois é uma receita simples mas muito sofisticada.”
  • “Eu nunca tinha ouvido falar de carne amarradinha, mas resolvi testar essa receita por curiosidade. E não me arrependi! A carne ficou muito suculenta e o bacon deu um toque especial. Eu servi com salada verde e farofa de banana. Ficou uma delícia! Vou fazer mais vezes.”

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como preparar uma receita caseira de carne amarradinha, um prato típico da culinária gaúcha que consiste em pedaços de carne bovina enrolados com bacon e cozidos em uma panela de pressão. Você viu quais são os ingredientes necessários, o modo de preparo passo a passo e as dicas para deixar o prato ainda mais gostoso.

Você também conheceu um pouco da história e da origem da carne amarradinha, e quais são os os melhores acompanhamentos para a carne amarradinha, e o que as pessoas acham dessa receita.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer a receita caseira de carne amarradinha em sua casa. É uma ótima opção para variar o cardápio e surpreender a sua família e os seus amigos com um prato delicioso e tradicional.

Se você gostou deste conteúdo, por favor, deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e as suas sugestões. Nós adoraríamos saber o que você achou da receita e se você tem alguma dica para melhorá-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *