RECEITAS

Receita caseira e deliciosa de Bombocado

Você já experimentou bombocado? Esse doce típico da culinária brasileira é uma delícia que agrada a todos os paladares. Feito com ovos, leite condensado, coco ralado e outros ingredientes simples, o bombocado tem uma textura macia e cremosa, e um sabor irresistível de coco.

Neste artigo, você vai aprender como fazer uma receita caseira e deliciosa de bombocado, que vai surpreender a sua família e amigos. Além disso, você vai conhecer um pouco da origem e da história desse doce, que tem influências portuguesas, africanas e indígenas. Você também vai descobrir quais são os melhores acompanhamentos para o bombocado, e como ele pode ser servido em diferentes ocasiões.

Saiba mais sobre o bombocado e por que é tão bom

Esta receita é um doce feito à base de ovos e açúcar, que pode levar também leite de coco, queijo parmesão, manteiga, farinha de trigo, fermento em pó e coco ralado. O bombocado tem uma textura macia e úmida, que se desmancha na boca, e um sabor doce e suave, que combina o coco com o queijo.

A receita pode ser feito em forminhas individuais ou em uma forma grande, cortado em pedaços. Este doce é muito tradicional e que remete à infância de muitas pessoas, pois era comum ser servido em festas de aniversário, escolares ou religiosas.

O doce é uma receita simples, mas que requer alguns cuidados na hora de fazer, como usar ovos frescos, bater bem a massa, untar e polvilhar as forminhas ou a forma, e assar em forno moderado até dourar. A receita é uma delícia que agrada a todos os paladares e que pode ser consumido a qualquer hora do dia, como sobremesa, lanche ou café da manhã.

Como fazer bombocado em casa

Para fazer bombocado em casa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 6 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco (200 ml)
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • 50 g de coco ralado
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

O modo de preparo é o seguinte:

  • Preaqueça o forno a 180°C e unte e polvilhe uma forma de buraco no meio ou 20 forminhas de empada.
  • No liquidificador, bata os ovos, o leite condensado, o leite de coco, o queijo parmesão e o coco ralado até ficar homogêneo.
  • Adicione a farinha de trigo e o fermento em pó e bata mais um pouco, apenas para misturar.
  • Despeje a massa na forma ou nas forminhas, sem encher muito, e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo.
  • Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar. Sirva em seguida ou leve à geladeira até gelar.

Qual é a história do bombocado

O bombocado é um doce que tem origem portuguesa, mas que se adaptou ao Brasil com a adição de ingredientes locais, como o coco e o queijo. O bombocado português é chamado de bom-bocado e é feito com ovos, açúcar, amêndoas e chila, um tipo de abóbora.

O bom-bocado é um doce de convento, ou seja, que era feito pelas freiras nos mosteiros, com a finalidade de aproveitar as gemas que sobravam da produção de hóstias, que usavam apenas as claras. O bom-bocado é um doce fino e delicado, que era servido em ocasiões especiais, como casamentos e batizados.

O bombocado brasileiro é uma adaptação do bom-bocado português, que incorporou o coco e o queijo, ingredientes abundantes e baratos no país. O bombocado brasileiro é um doce popular e caseiro, que era feito pelas mães e avós para as crianças e para as visitas. O bombocado brasileiro é um doce simples e saboroso, que faz parte da cultura e da memória afetiva de muitas pessoas.

Quais são os melhores acompanhamentos para o bombocado

O bombocado é um doce que pode ser servido sozinho ou acompanhado de outras delícias, como:

  • Caldo de aipim com calabresa e bacon: uma receita de sopa cremosa e quentinha, feita com aipim (ou mandioca ou macaxeira), calabresa, bacon, alho, cebola e temperos. O caldo de aipim com calabresa e bacon é uma ótima opção para servir antes ou depois do bombocado, pois contrasta o doce com o salgado e o frio com o quente. Veja a receita completa aqui.
  • Cenoura refogada para recheio de hambúrgueres ou cachorros: uma receita de cenoura ralada e refogada com azeite, cebola, açúcar, sal e pimenta, que pode ser usada para rechear pães, hambúrgueres ou cachorros-quentes. A cenoura refogada para recheio de hambúrgueres ou cachorros é uma forma de incrementar o lanche e de aproveitar os benefícios da cenoura, que é rica em vitamina A, antioxidantes e fibras. Veja a receita completa aqui.
  • Bolo de fubá cremoso da Rita Lobo: uma receita de bolo de fubá com leite de coco, queijo parmesão, coco ralado e raspas de limão, que fica com uma textura cremosa e um sabor irresistível. O bolo de fubá cremoso da Rita Lobo é uma receita fácil e rápida de fazer, que pode ser servida junto com o bombocado, formando uma dupla perfeita de doces com coco. Veja a receita completa aqui.

O que as pessoas dizem sobre o bombocado

O bombocado é um doce que agrada a muitas pessoas, que elogiam o seu sabor, a sua textura e a sua praticidade. Veja alguns depoimentos de quem já fez ou comeu o bombocado:

  • “Eu amo bombocado, é um dos meus doces preferidos. Eu aprendi a fazer com a minha avó, que sempre fazia para as festas de família. Eu gosto de fazer em forminhas individuais e polvilhar açúcar e canela por cima. Fica uma delícia!” – Maria, 35 anos, professora.
  • “Eu nunca tinha comido bombocado até conhecer a minha esposa, que é brasileira. Ela me apresentou esse doce e eu me apaixonei. É muito bom, tem um sabor suave e uma textura macia. Eu gosto de comer gelado, com um café bem forte.” – John, 40 anos, engenheiro.
  • “Eu fiz o bombocado pela primeira vez seguindo uma receita da internet e ficou ótimo. Eu usei leite condensado, leite de coco, queijo parmesão, coco ralado e ovos. Foi muito fácil de fazer, só bati tudo no liquidificador e assei. Ficou muito bom, todo mundo adorou.” – Ana, 28 anos, estudante.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu uma receita caseira e deliciosa de bombocado, um doce típico da culinária brasileira que tem origem portuguesa. Você viu o que é o bombocado, por que ele é tão bom, como fazer em casa, qual é a sua história, quais são os melhores acompanhamentos e o que as pessoas dizem sobre ele.

Espero que você tenha gostado e que se anime a fazer o bombocado na sua casa. É uma receita simples, mas que vai surpreender você e seus convidados. Se você gostou deste artigo, deixe um comentário com a sua opinião sincera e sugestões. E se você fez o bombocado, compartilhe uma foto e conte como ficou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *