RECEITAS

Receita caseira de Bolacha de Nata

Você já experimentou a deliciosa bolacha de nata? Essa é uma receita tradicional da culinária brasileira, que leva poucos ingredientes e é muito fácil de fazer. A bolacha de nata é uma ótima opção para o café da manhã, o lanche da tarde ou até mesmo para presentear alguém especial.

Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita passo a passo, além de conhecer um pouco da sua história e algumas dicas de acompanhamentos.

Saiba mais sobre a bolacha de nata

A bolacha de nata é um tipo de biscoito feito com nata, que é o creme de leite fresco que se forma na superfície do leite fervido. A nata é um ingrediente muito rico em gordura e sabor, que confere uma textura macia e crocante à bolacha. A receita também leva farinha de trigo, açúcar, fermento em pó e sal. A massa é modelada em pequenas bolinhas, que são achatadas com um garfo e levadas ao forno até dourarem. O resultado é uma bolacha que derrete na boca, com um sabor suave e delicado.

A bolacha de nata é uma receita típica do sul do Brasil, especialmente dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ela é muito consumida nas festas juninas, nas festas de fim de ano e nos encontros familiares. A bolacha de nata também é conhecida por outros nomes, como bolacha de creme de leite, bolacha de leite, bolacha de nata azeda ou bolacha de nata doce.

Como fazer a bolacha de nata

Para fazer a bolacha de nata, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de nata
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Farinha de trigo até dar o ponto (cerca de 1 kg)

O modo de preparo é muito simples:

  • Em uma tigela, misture a nata, o açúcar, o sal e o fermento em pó.
  • Acrescente a farinha de trigo aos poucos, até formar uma massa homogênea e que não grude nas mãos.
  • Faça pequenas bolinhas com a massa e coloque-as em uma assadeira untada e enfarinhada, deixando um espaço entre elas.
  • Com um garfo, achate as bolinhas, fazendo um desenho na superfície.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até que as bolachas estejam douradas.
  • Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
  • Guarde em um recipiente fechado por até uma semana.

A origem da bolacha de nata

A bolacha de nata é uma receita que surgiu da necessidade de aproveitar a nata que sobrava do leite fervido. Antigamente, as famílias que moravam no campo tinham o costume de ferver o leite logo após a ordenha, para evitar que ele azedasse. A nata que se formava na superfície era retirada e guardada em um pote, até que se acumulasse uma quantidade suficiente para fazer a bolacha. Assim, nada se desperdiçava e se criava um delicioso quitute para acompanhar o chimarrão, o café ou o chá.

A bolacha de nata também tem influência da culinária europeia, especialmente da alemã e da italiana. Os imigrantes que vieram para o Brasil trouxeram consigo receitas de biscoitos feitos com creme de leite, que se adaptaram aos ingredientes locais. A bolacha de nata é, portanto, uma receita que representa a mistura de culturas e sabores que caracteriza a gastronomia brasileira.

Acompanhamentos para esta receita

A bolacha de nata é uma receita que combina com diversos tipos de acompanhamentos, que podem variar de acordo com o seu gosto e a ocasião. Aqui estão algumas sugestões:

  • Geleia: a geleia é um complemento perfeito para a bolacha de nata, pois adiciona um toque de doçura e cor. Você pode escolher a sua geleia preferida, como de morango, de goiaba, de laranja, de uva ou de maracujá. Basta passar uma camada de geleia sobre a bolacha e saborear.
  • Queijo: o queijo é outro acompanhamento que harmoniza muito bem com a bolacha de nata, pois contrasta o sabor salgado com o sabor doce. Você pode usar queijo branco, queijo minas, queijo prato, queijo mussarela ou queijo colonial. Corte o queijo em fatias finas e coloque sobre a bolacha, ou faça um sanduíche com duas bolachas e uma fatia de queijo no meio.
  • Doce de leite: o doce de leite é um clássico da culinária brasileira, que fica irresistível com a bolacha de nata. Você pode usar o doce de leite caseiro, o doce de leite industrializado ou o doce de leite de corte. Espalhe uma camada de doce de leite sobre a bolacha e se delicie com essa combinação.

Opinião de quem já fez a bolacha de nata

A bolacha de nata é uma receita que agrada a todos os paladares, pois é simples, saborosa e versátil. Quem já fez a bolacha de nata garante que ela é fácil de fazer, rende bastante e fica muito macia e crocante. Veja alguns depoimentos de quem já experimentou essa receita:

  • “Eu adoro a bolacha de nata, é uma das minhas preferidas. Eu faço sempre que tenho nata em casa, e aproveito para usar as claras que sobram em outras receitas. A bolacha fica muito fofinha e derrete na boca. Eu gosto de comer com geleia de amora, fica uma delícia.” – Ana Paula, 34 anos, professora.
  • “A bolacha de nata é uma receita que eu aprendi com a minha avó, que era descendente de alemães. Ela fazia a bolacha com a nata que ela mesma tirava do leite, e ficava uma maravilha. Eu faço a bolacha de nata para o meu marido e os meus filhos, e eles adoram. Eu gosto de comer com queijo colonial, que é bem típico da minha região.” – Maria Luiza, 56 anos, dona de casa.
  • “Eu nunca tinha feito a bolacha de nata, mas vi a receita na internet e resolvi testar. Eu achei muito fácil de fazer, só precisei de alguns ingredientes que eu já tinha em casa. A bolacha ficou muito gostosa, crocante por fora e macia por dentro. Eu comi com doce de leite, e foi uma tentação.” – Lucas, 23 anos, estudante.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer a receita de bolacha de nata, uma tradição da culinária brasileira. Você viu quais são os ingredientes e o modo de preparo dessa receita, além de conhecer um pouco da sua origem e algumas dicas de acompanhamentos. Você também viu a opinião de quem já fez e provou essa delícia.

Agora que você sabe como fazer a bolacha de nata, que tal experimentar essa receita na sua casa? Você vai se surpreender com o sabor e a textura dessa bolacha, que é perfeita para qualquer hora do dia. E não se esqueça de compartilhar a sua experiência com a gente, deixando um comentário abaixo. Nós queremos saber a sua opinião sincera e as suas sugestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *