RECEITAS

Receita caseira e deliciosa de Arroz Doce Cremoso

Esta receita é uma sobremesa tradicional que agrada a todos os paladares. É fácil de fazer, leva poucos ingredientes e tem um sabor irresistível.

Neste artigo, você vai aprender como fazer uma receita caseira e deliciosa de arroz doce cremoso, que vai deixar a sua família e os seus convidados com água na boca. Além disso, você vai conhecer um pouco da história dessa receita e algumas dicas de acompanhamentos para tornar o seu arroz doce ainda mais especial.

Saiba mais sobre o arroz doce e por que é tão popular

A receita é uma sobremesa feita com arroz cozido em leite, açúcar e especiarias, como canela, cravo e casca de limão. O resultado é um creme doce e aromático, que pode ser servido quente ou frio, com ou sem leite condensado por cima. O doce é uma receita muito antiga, que tem origem na Ásia, onde o arroz é um alimento básico.

Acredita-se que a receita tenha sido levado para a Europa pelos árabes, durante a Idade Média, e depois para a América pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Hoje, o arroz doce é uma das sobremesas mais populares do mundo, sendo consumido em vários países, com diferentes nomes e variações. No Brasil, a sobremesa é uma receita típica das festas juninas, mas também pode ser apreciado em qualquer época do ano.

Como fazer arroz doce cremoso em casa

Para fazer a receita em casa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara de chá de arroz branco lavado e escorrido
  • 4 xícaras de chá de água
  • 1 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 2 paus de canela
  • 4 cravos-da-índia
  • 1 pedaço de casca de limão
  • Canela em pó a gosto para polvilhar

O modo de preparo é simples e rápido. Siga os passos abaixo:

  1. Em uma panela, coloque o arroz e a água e leve ao fogo médio até a água secar, mexendo de vez em quando.
  2. Adicione o leite, o leite condensado, a manteiga, o sal, a canela, o cravo e o limão e misture bem.
  3. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar macio e o creme engrossar, por cerca de 30 minutos.
  4. Retire do fogo e descarte a canela, o cravo e o limão.
  5. Transfira o arroz doce para uma travessa ou para potinhos individuais e polvilhe canela em pó a gosto.
  6. Sirva quente ou frio, como preferir.

Qual é a história do arroz doce

O arroz doce é uma receita que atravessa séculos e culturas, sendo um símbolo de celebração, fartura e alegria. Na China, o arroz doce é chamado de zongzi e é feito com arroz glutinoso, recheado com frutas secas, castanhas ou carne, e cozido em folhas de bambu.

O zongzi é consumido no Festival do Barco do Dragão, que comemora a memória do poeta Qu Yuan, que se afogou no rio Miluo em protesto contra a corrupção do governo. Na Índia, o arroz doce é chamado de kheer e é feito com arroz basmati, leite, açúcar, cardamomo, açafrão, pistache e amêndoas. O kheer é consumido em ocasiões festivas, como casamentos, aniversários e festivais religiosos.

Na Europa, o arroz doce é chamado de rice pudding e é feito com arroz de grão curto, leite, açúcar, baunilha, passas e noz-moscada. O rice pudding é consumido como uma sobremesa ou como um lanche, sendo popular na Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Portugal e outros países. No Brasil, o arroz doce é uma receita herdada dos portugueses, que adaptaram o arroz doce árabe, chamado de arroz de leite, acrescentando leite condensado, canela e cravo.

O arroz doce brasileiro é uma das sobremesas mais queridas do país, sendo presença garantida nas festas juninas, que celebram os santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Quais são os melhores acompanhamentos para o arroz doce

O arroz doce é uma sobremesa que combina com vários acompanhamentos, que podem realçar o seu sabor ou contrastar com ele. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que você pode experimentar:

  • Doce de abóbora: o doce de abóbora é feito com abóbora cozida em açúcar, cravo e canela, até formar uma calda grossa e brilhante. O doce de abóbora tem um sabor doce e levemente picante, que harmoniza com o arroz doce cremoso. Você pode servir o doce de abóbora por cima do arroz doce ou em uma tigela separada, para que cada um se sirva à vontade.
  • Sorvete de creme: o sorvete de creme é feito com leite, creme de leite, açúcar e baunilha, batidos e congelados até ficarem cremosos. O sorvete de creme tem um sabor suave e refrescante, que contrasta com o arroz doce quente e aromático. Você pode servir o sorvete de creme ao lado do arroz doce ou sobre ele, criando uma deliciosa mistura de temperaturas e texturas.

O que as pessoas dizem sobre essa receita

Essa receita de arroz doce cremoso é um sucesso entre as pessoas que já fizeram e provaram. Veja alguns depoimentos de quem experimentou essa delícia:

  • “Eu amo arroz doce, mas nunca tinha conseguido fazer um tão cremoso e saboroso como esse. A receita é fácil de seguir e o resultado é maravilhoso. Fiz para a minha família e todos adoraram. Vou fazer de novo com certeza.” – Ana Paula, 35 anos, São Paulo.
  • “Eu nunca tinha comido arroz doce na minha vida, mas resolvi arriscar e fazer essa receita. Fiquei surpreso com o quanto é gostoso e simples de fazer. Achei que fosse ficar muito doce, mas ficou na medida certa. Servi com sorvete de creme e ficou uma combinação perfeita.” – Bruno, 28 anos, Rio de Janeiro.
  • “Eu sou fã de arroz doce desde criança, e essa receita me lembrou muito o que a minha avó fazia. É muito cremoso, aromático e delicioso. Fiz para o aniversário do meu filho e foi um sucesso. Todo mundo pediu a receita e elogiou muito. Recomendo muito.” – Carla, 42 anos, Curitiba.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita caseira e deliciosa de arroz doce cremoso, que vai agradar a todos os paladares. Você também conheceu um pouco da história dessa sobremesa e algumas dicas de acompanhamentos para tornar o seu arroz doce ainda mais especial.

Agora, é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa receita. Espero que você tenha gostado e que faça muito sucesso com o seu arroz doce. Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos e deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e sugestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *