Receita Caseira de Bolo Nega Maluca com Recheio e Cobertura de Chocolate com Cereja
Você já experimentou um bolo nega maluca? Se não, você está perdendo uma das receitas mais deliciosas e fáceis de fazer da culinária brasileira. O bolo nega maluca é um bolo de chocolate úmido e macio, recheado e coberto com uma calda de chocolate cremosa e cerejas frescas. É o bolo perfeito para qualquer ocasião, seja um aniversário, um café da tarde ou uma sobremesa especial.
Neste artigo, vamos ensinar como fazer essa receita caseira de bolo nega maluca com recheio e cobertura de chocolate com cereja, usando ingredientes simples e acessíveis. Você vai aprender o passo a passo da preparação, os truques para deixar o bolo fofinho e a calda brilhante, e a origem dessa receita tão popular no Brasil. Além disso, vamos sugerir dois acompanhamentos que combinam muito bem com esse bolo.
O que é o Bolo Nega Maluca
O bolo nega maluca é um tipo de bolo de chocolate que se caracteriza por ser muito escuro, quase preto, e ter uma textura úmida e aerada. O nome nega maluca vem da expressão usada para se referir a uma mulher negra de cabelos crespos e rebeldes, que era considerada louca ou excêntrica na época em que o bolo surgiu.
O bolo nega maluca é feito com uma massa simples, que leva farinha de trigo, açúcar, óleo, ovos, chocolate em pó, fermento em pó e água fervente. A água fervente é o segredo para deixar o bolo bem molhadinho e dissolver o chocolate em pó, dando uma cor intensa à massa. O bolo é assado em uma forma retangular untada e enfarinhada, e depois cortado em quadrados.
O recheio e a cobertura do bolo nega maluca são feitos com uma calda de chocolate espessa e brilhante, que leva leite condensado, manteiga, chocolate em pó e leite. A calda é cozida em fogo baixo até engrossar, e depois espalhada sobre o bolo ainda quente. As cerejas são colocadas por cima da calda, dando um toque de cor e sabor ao bolo.
Como Fazer a Receita Caseira de Bolo Nega Maluca com Recheio e Cobertura de Chocolate com Cereja
Para fazer essa receita caseira de bolo nega maluca com recheio e cobertura de chocolate com cereja, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Para a massa:
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de óleo
- 4 ovos
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara (chá) de água fervente
- Para o recheio e a cobertura:
- 2 latas de leite condensado
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 8 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1/2 xícara (chá) de leite
- Cerejas frescas ou em calda a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Para a massa:
- Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, o açúcar, o óleo, os ovos e o chocolate em pó. Bata bem com uma colher de pau ou com uma batedeira até obter uma massa homogênea.
- Adicione o fermento em pó e misture delicadamente.
- Por último, acrescente a água fervente e mexa bem até incorporar. A massa vai ficar bem líquida, mas é assim mesmo.
- Despeje a massa em uma forma retangular (aproximadamente 30 x 40 cm) untada e enfarinhada, e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
- Retire o bolo do forno e deixe esfriar um pouco.
- Para o recheio e a cobertura:
- Em uma panela média, coloque o leite condensado, a manteiga, o chocolate em pó e o leite. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar e soltar do fundo da panela. Cuidado para não queimar.
- Corte o bolo em quadrados do tamanho que preferir, e separe metade deles. Coloque a outra metade dos quadrados em uma travessa grande, e cubra com metade da calda de chocolate ainda quente. Essa será a camada de recheio.
- Coloque os quadrados restantes sobre a calda, formando a segunda camada de bolo. Cubra com o restante da calda, espalhando bem com uma espátula ou uma colher.
- Decore o bolo com as cerejas, distribuindo-as sobre a cobertura. Você pode usar cerejas frescas ou em calda, conforme sua preferência.
- Leve o bolo à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir, para que a calda fique firme e o bolo fique mais saboroso.
A História do Bolo Nega Maluca
O bolo nega maluca é uma receita tradicional da culinária brasileira, que surgiu na década de 1950, durante o período da Segunda Guerra Mundial. Nessa época, havia escassez de alguns ingredientes, como leite, manteiga e ovos, que eram usados para fazer bolos mais elaborados. Por isso, as donas de casa começaram a improvisar com o que tinham à disposição, criando receitas mais simples e econômicas.
Uma dessas receitas foi o bolo nega maluca, que levava óleo no lugar da manteiga, água no lugar do leite, e apenas quatro ovos para uma massa grande. O bolo era feito com chocolate em pó, que era mais barato e fácil de encontrar do que o chocolate em barra. O resultado era um bolo escuro, úmido e saboroso, que fazia sucesso entre as crianças e os adultos.
O nome nega maluca foi dado ao bolo por causa da sua aparência e da sua origem humilde. Na época, nega maluca era uma forma pejorativa de se referir a uma mulher negra de cabelos crespos e rebeldes, que era considerada louca ou excêntrica pela sociedade. O bolo nega maluca era visto como um bolo simples e sem graça, que não tinha nada a ver com os bolos sofisticados e decorados da época.
No entanto, com o passar do tempo, o bolo nega maluca ganhou popularidade e prestígio, sendo apreciado por pessoas de todas as classes sociais e regiões do Brasil. O bolo nega maluca também ganhou variações, como o recheio e a cobertura de chocolate com cereja, que deram um toque especial à receita original. Hoje em dia, o bolo nega maluca é um dos bolos mais queridos e consumidos pelos brasileiros.
Acompanhamentos para o Bolo Nega Maluca
O bolo nega maluca é uma delícia por si só, mas se você quiser incrementar ainda mais o seu sabor, pode servir alguns acompanhamentos que combinam muito bem com ele. Aqui estão duas sugestões:
- Sorvete de creme: O sorvete de creme é um clássico que vai bem com qualquer tipo de bolo de chocolate. O contraste entre o quente e o frio, o doce e o salgado, o cremoso e o crocante, fazem uma harmonia perfeita de sabores e texturas. Você pode servir uma bola de sorvete de creme sobre cada pedaço de bolo, ou colocar uma tigela de sorvete à parte, para que cada um se sirva à vontade.
- Chantilly: O chantilly é outro acompanhamento que realça o sabor do bolo nega maluca, dando um toque de leveza e frescor. O chantilly é um creme batido com açúcar e baunilha, que fica aerado e fofo. Você pode comprar o chantilly pronto, ou fazer o seu próprio, usando creme de leite fresco gelado, açúcar de confeiteiro e essência de baunilha. Você pode decorar o bolo com o chantilly, fazendo rosas ou pitangas com um saco de confeitar, ou servir o chantilly em uma tigela, para que cada um coloque a quantidade que desejar.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita caseira de bolo nega maluca com recheio e cobertura de chocolate com cereja, usando ingredientes simples e acessíveis. Você também conheceu a história desse bolo tão tradicional e popular no Brasil, e duas sugestões de acompanhamentos que vão deixar o seu bolo ainda mais gostoso.
- Veja também – Receita Caseira Deliciosa: Bolo Recheado de Oreo
- Entre para o nosso Grupo de Whatsapp e receba receitas gratuitamente
Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que se inspire a fazer essa receita na sua casa. O bolo nega maluca é uma ótima opção para surpreender a sua família e os seus amigos, com um bolo delicioso e fácil de fazer.