RECEITAS

5 Receitas de Brigadeiro: Uma Ótima Opção de Sobremesa

Você já experimentou brigadeiro? Se não, você está perdendo uma das sobremesas mais deliciosas e fáceis de fazer do Brasil. Este doce de chocolate é feito com leite condensado, manteiga e chocolate em pó, que pode ser enrolado em bolinhas e coberto com granulado, ou servido de colher, em copinhos ou em travessas. É um doce típico das festas de aniversário, mas também pode ser saboreado a qualquer hora do dia.

Neste artigo, vamos te ensinar cinco receitas de brigadeiro para você se deliciar e surpreender seus convidados. São receitas simples, rápidas e que levam poucos ingredientes. Além disso, vamos te contar um pouco da história desse doce tão brasileiro e te dar algumas dicas de acompanhamentos para deixar sua sobremesa ainda mais gostosa.

O que é brigadeiro e por que ele é tão popular

Este doce surgiu no Brasil na década de 1940, durante a campanha presidencial do brigadeiro Eduardo Gomes. Segundo a história, um grupo de mulheres que apoiavam o candidato criou o doce para vender e arrecadar fundos para a campanha. O doce fez tanto sucesso que logo ficou conhecido como “brigadeiro” em homenagem ao militar.

O doce se popularizou por todo o país por ser um doce fácil de fazer, barato e muito saboroso. Com o tempo, foram surgindo variações de sabores, cores e formas de apresentação. Hoje em dia, o doce é considerado um símbolo da culinária brasileira e uma das sobremesas mais amadas pelos brasileiros.

Como fazer brigadeiro tradicional

A receita básica deste doce leva apenas três ingredientes: leite condensado, manteiga e chocolate em pó. Você vai precisar também de uma panela, uma colher de pau, um prato untado com manteiga e chocolate granulado para decorar. Veja o passo a passo:

  • Em uma panela, misture uma lata de leite condensado, uma colher (sopa) de manteiga e três colheres (sopa) de chocolate em pó.
  • Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que a mistura comece a desgrudar do fundo da panela. Esse é o ponto do brigadeiro para enrolar. Se você quiser um brigadeiro mais mole, para servir de colher ou em copinhos, pode desligar o fogo um pouco antes.
  • Despeje a mistura em um prato untado com manteiga e deixe esfriar.
  • Com as mãos untadas com manteiga ou óleo, faça bolinhas com a massa e passe no chocolate granulado.
  • Coloque as bolinhas em forminhas de papel e sirva.

Essa receita rende cerca de 30 brigadeiros pequenos.

Como fazer brigadeiro gourmet

Este doce é uma versão mais sofisticada do brigadeiro tradicional, que leva ingredientes mais nobres e sabores diferenciados.

Para fazer este doce gourmet, você vai precisar seguir a mesma receita básica deste doce tradicional, mas substituindo ou acrescentando alguns ingredientes conforme o sabor desejado. Por exemplo:

  • Para fazer um brigadeiro de Nutella, você vai precisar adicionar meia xícara (chá) de Nutella à mistura de leite condensado, manteiga e chocolate em pó. Depois de pronto, você pode rechear as bolinhas com mais Nutella e passar no granulado ou no avelã triturado.
  • Para fazer um brigadeiro de pistache, você vai precisar substituir o chocolate em pó por pistache triturado na mesma quantidade. Depois de pronto, você pode rechear as bolinhas com mais pistache triturado e passar no açúcar cristal verde ou no próprio pistache.
  • Para fazer um brigadeiro de Ovomaltine, você vai precisar substituir o chocolate em pó por Ovomaltine na mesma quantidade. Depois de pronto, você pode passar as bolinhas no Ovomaltine ou no chocolate granulado.
  • Para fazer um brigadeiro de leite Ninho, você vai precisar substituir o chocolate em pó por leite Ninho na mesma quantidade. Depois de pronto, você pode rechear as bolinhas com Nutella ou doce de leite e passar no leite Ninho ou no coco ralado.

Essas são apenas algumas sugestões deste doce gourmet, mas você pode usar a sua criatividade e inventar novos sabores. O importante é usar ingredientes de qualidade e caprichar na apresentação.

Como surgiu o brigadeiro

Como já mencionamos, este doce surgiu no Brasil na década de 1940, durante a campanha presidencial do brigadeiro Eduardo Gomes. Mas você sabe quem foi o responsável por criar essa delícia?

A história mais aceita é que a criadora deste doce foi Heloísa Nabuco de Oliveira, uma doceira carioca que era fã do candidato. Ela teria inventado o doce usando leite condensado, que era um produto novo na época, e chocolate em pó, que era mais fácil de encontrar do que o chocolate em barra.

Ela começou a vender os docinhos nas festas da campanha, chamando-os de “doces do brigadeiro”. O nome pegou e logo se espalhou pelo país. Apesar do sucesso do doce, o brigadeiro Eduardo Gomes não ganhou a eleição, mas deixou seu legado na culinária brasileira.

Quais são os melhores acompanhamentos para o brigadeiro

O doce é uma sobremesa que combina com quase tudo, mas existem alguns acompanhamentos que realçam ainda mais o seu sabor e textura. Veja duas sugestões que vão deixá-lo ainda mais irresistível:

  • Sorvete: O contraste entre o quente e o frio, o cremoso e o crocante, o doce e o azedo é uma explosão de sensações na boca. Você pode servi-lo quente sobre uma bola de sorvete de creme, baunilha ou frutas vermelhas, ou colocar uma bola de sorvete sobre uma travessa de brigadeiro frio. Fica uma delícia!
  • Frutas: As frutas frescas ou secas são ótimas para equilibrar o doce do brigadeiro e dar um toque de acidez e frescor. Você pode servir o brigadeiro em copinhos com pedaços de morango, banana, uva, kiwi ou abacaxi, ou mergulhar as frutas no brigadeiro quente como se fosse um fondue. Fica uma maravilha!

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu cinco receitas de brigadeiro para fazer em casa e se deliciar. Você viu como fazer este doce tradicional e algumas versões gourmet.

Você também conheceu um pouco da história desse doce tão brasileiro e algumas dicas de acompanhamentos para deixar sua sobremesa ainda mais gostosa. Esperamos que você tenha gostado das nossas receitas e que se inspire para fazer seus próprios brigadeiros.

Lembre-se de usar ingredientes de qualidade e caprichar na apresentação. E não se esqueça de compartilhar suas experiências conosco nos comentários. Queremos saber qual foi o seu sabor favorito e se você tem alguma outra sugestão de receita ou acompanhamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *