RECEITAS

Aprenda a fazer Sunomono, a salada de pepino japonesa da Ana Maria Braga

Você já ouviu falar em Sunomono da Ana Maria Braga? Essa é uma salada de pepino japonesa, que leva um tempero agridoce à base de vinagre. É uma receita simples, refrescante e muito saborosa, que pode ser servida como entrada ou acompanhamento de pratos orientais ou ocidentais. Além disso, o pepino é um alimento rico em água, fibras, vitaminas e minerais, que ajuda na hidratação, na digestão e na prevenção de doenças. 

Neste artigo, você vai aprender como fazer esta Sunomono em casa, seguindo a receita da apresentadora Ana Maria Braga, que ensinou essa delícia no seu programa Mais Você. Você também vai conhecer um pouco da história e da origem dessa salada, e algumas dicas de como variar e incrementar o seu Sunomono. Por fim, você vai descobrir quais são os melhores acompanhamentos para essa salada, que vai deixar a sua refeição mais leve e saudável.

O que é Sunomono, receita de Ana Maria Braga

Sunomono significa literalmente “coisa avinagrada” em japonês É um termo genérico para designar pratos que levam vinagre na sua preparação, podendo ser feitos com diversos tipos de vegetais, frutas, frutos do mar ou algas. O vinagre é um ingrediente muito usado na culinária japonesa, pois ajuda a conservar os alimentos, realçar o sabor e equilibrar o pH do organismo

A salada de pepino é uma das variações mais populares e tradicionais de Sunomono. Ela é feita com pepino japonês, que é mais fino e crocante do que o pepino comum, e leva um molho agridoce feito com vinagre de arroz, açúcar e sal. O vinagre de arroz é um tipo de vinagre suave e levemente adocicado, que é usado também para temperar o arroz do sushi 

O açúcar pode ser branco ou mascavo, e o sal pode ser marinho ou do Himalaia. Alguns ingredientes opcionais são o gergelim torrado, que dá um toque crocante e aromático à salada, e o kani-kama, que é um tipo de imitação de carne de caranguejo feita com peixe branco.

Como fazer Sunomono

Fazer esta salada de pepino japonês é muito fácil e rápido. Você só precisa de alguns ingredientes básicos e de um pouco de paciência para deixar o pepino desidratar e absorver o sabor do molho. Veja a seguir o passo a passo da receita da Ana Maria Braga:

Ingredientes:

  • 3 pepinos japoneses médios fatiados com casca
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 3/4 de xícara (chá) de vinagre branco (150 ml)
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • Gergelim torrado a gosto para salpicar

Modo de preparo:

  1. Misture as fatias de pepino com o sal e deixe escorrer em uma peneira por 30 minutos.
  2. Leve o vinagre com o açúcar ao fogo baixo, mexendo sempre, até dissolver (uns 2 minutos). Deixe esfriar.
  3. Misture os ingredientes em uma tigela e leve para gelar por 2 horas.
  4. Na hora de servir, salpique gergelim a gosto.

Rendimento: 15 porções

A origem do Sunomono

A origem do Sunomono remonta à época em que os japoneses começaram a cultivar arroz, há cerca de 2 mil anos atrás. O arroz era cozido no vapor e depois misturado com vinagre para evitar a deterioração. Essa técnica era chamada de “sumeshi”, que significa “arroz avinagrado”. Com o tempo, os japoneses começaram a adicionar outros ingredientes ao arroz avinagrado, como peixes, vegetais e frutas. Esses pratos eram chamados de “sunomono”, que significa “coisa avinagrada”.

Esta salada de pepino japonês era considerado um prato refinado e sofisticado, que era servido em ocasiões especiais, como festivais, cerimônias e banquetes. Ele também era apreciado pelos samurais, que o consumiam antes das batalhas para aumentar a resistência e a energia

A salada de pepino japonês chegou ao Brasil com a imigração japonesa, que começou no início do século XX. Os imigrantes trouxeram consigo os seus hábitos alimentares e as suas receitas tradicionais, adaptando-as aos ingredientes locais. O Sunomono se tornou um prato popular nos restaurantes japoneses e nas casas dos descendentes de japoneses, que o servem como entrada ou acompanhamento de outros pratos, como o sushi, o sashimi e o yakisoba.

Acompanhamentos para o Sunomono

A salada é versátil, que combina com diversos tipos de pratos. Você pode servir o Sunomono como entrada ou como acompanhamento de carnes, peixes, frutos do mar, massas, arroz ou saladas. Veja a seguir duas sugestões de acompanhamentos para o Sunomono:

  • Frango teriyaki: é um prato típico da culinária japonesa, que consiste em frango grelhado ou assado com um molho agridoce feito com shoyu, açúcar, saquê e gengibre. O frango teriyaki é macio e suculento, e contrasta bem com o sabor refrescante e crocante do Sunomono.
  • Salada de macarrão oriental: é uma salada fria feita com macarrão tipo espaguete ou talharim, cenoura ralada, cebolinha picada, gergelim torrado e um molho à base de shoyu, vinagre de arroz, óleo de gergelim e açúcar. A salada de macarrão oriental é leve e nutritiva, e harmoniza bem com o Sunomono.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer Sunomono, a salada de pepino japonesa da Ana Maria Braga. Você viu que essa é uma receita simples, refrescante e muito saborosa, que pode ser servida como entrada ou acompanhamento de pratos orientais ou ocidentais.

Você também conheceu um pouco da história e da origem dessa salada, e algumas dicas de como variar e incrementar o seu Sunomono. Por fim, você descobriu quais são os melhores acompanhamentos para essa salada, que vai deixar a sua refeição mais leve e saudável.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha ficado com vontade de experimentar essa delícia em casa. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos e deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e as suas sugestões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *