RECEITAS

Receita caseira de Rocambole de Prestígio

Você já experimentou um rocambole de prestígio? Se não, você está perdendo uma das sobremesas mais deliciosas e fáceis de fazer. O rocambole de prestígio é um bolo enrolado com recheio de coco e cobertura de chocolate, que lembra o famoso bombom prestígio. É uma receita ideal para ocasiões especiais, como aniversários, festas ou simplesmente para matar a vontade de comer um doce.

Neste artigo, você vai aprender como fazer um rocambole de prestígio caseiro, usando ingredientes simples e acessíveis. Você também vai conhecer a origem dessa receita, que tem uma história curiosa e interessante. Além disso, você vai descobrir quais são os melhores acompanhamentos para o seu rocambole, e o que as pessoas que já fizeram essa receita acharam dela.

O que é um rocambole de prestígio e por que ele é tão bom

Um rocambole é um tipo de bolo que é assado em uma forma retangular e depois enrolado com um recheio. Existem vários tipos de rocambole, com diferentes sabores de massa, recheio e cobertura. Um dos mais populares é o rocambole de prestígio, que tem massa de chocolate, recheio de coco e cobertura de chocolate.

O rocambole de prestígio é uma receita que agrada a quase todos os paladares, pois combina ingredientes que são muito apreciados pelos brasileiros: chocolate e coco. Além disso, é uma receita que não requer muita habilidade na cozinha, nem muito tempo de preparo. Em cerca de uma hora, você pode ter um rocambole de prestígio pronto para servir.

O rocambole de prestígio é uma sobremesa que pode ser consumida em qualquer época do ano, mas é especialmente indicada para os dias mais frios, pois o chocolate ajuda a aquecer o corpo e a liberar endorfinas, que são hormônios que causam sensação de bem-estar. O coco, por sua vez, é uma fonte de gorduras boas, que ajudam a manter a pele hidratada e a saúde em dia.

Como fazer um rocambole de prestígio caseiro

Para fazer um rocambole de prestígio caseiro, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Para a massa:
4 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a forma
Para o recheio:
1 lata de leite condensado
100 g de coco ralado
1 colher (sopa) de manteiga
Para a cobertura:
200 g de chocolate meio amargo picado
1 caixinha de creme de leite
O modo de preparo é o seguinte:

Para a massa:
Preaqueça o forno a 180°C e unte e enfarinhe uma forma retangular de cerca de 30 x 40 cm.
Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e claro.
Peneire a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento em pó e adicione à mistura de ovos, mexendo delicadamente com uma espátula ou um fouet, até ficar homogêneo.
Despeje a massa na forma e espalhe bem, alisando a superfície com uma espátula.
Leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo.
Retire do forno e deixe amornar um pouco.
Desenforme a massa sobre um pano de prato limpo e úmido, e enrole-a com cuidado, junto com o pano, formando um rolo. Deixe esfriar completamente.
Para o recheio:
Em uma panela, coloque o leite condensado, o coco ralado e a manteiga, e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e soltar do fundo da panela, o que deve levar cerca de 15 minutos.
Transfira o recheio para uma tigela e deixe esfriar um pouco.
Para a cobertura:
Em uma tigela, coloque o chocolate picado e leve ao micro-ondas, em potência média, por cerca de 2 minutos, ou até derreter, parando na metade do tempo para mexer.
Adicione o creme de leite e misture bem, até obter um ganache liso e brilhante.
Reserve.
Para a montagem:
Desenrole a massa e espalhe o recheio de coco sobre ela, deixando uma borda de cerca de 2 cm sem recheio.
Enrole novamente a massa, com cuidado, mas sem apertar muito, para não sair o recheio pelas laterais.
Coloque o rocambole em uma travessa e cubra com a cobertura de chocolate, alisando com uma espátula.
Leve à geladeira por cerca de 2 horas, ou até firmar.
Corte em fatias e sirva.


Qual é a história do rocambole de prestígio

O rocambole de prestígio é uma receita que tem inspiração no bombom prestígio, que é um produto da marca Nestlé, lançado no Brasil em 1946. O bombom prestígio é um dos mais antigos e tradicionais do país, e consiste em um recheio de coco coberto por chocolate ao leite.

A origem do nome prestígio é incerta, mas há algumas hipóteses. Uma delas é que o bombom foi criado para homenagear o presidente Getúlio Vargas, que tinha o apelido de “pai dos pobres” e era muito popular na época. Outra é que o nome foi escolhido por ser uma palavra que remete a algo de qualidade, sofisticação e sabor.

O fato é que o bombom prestígio fez tanto sucesso que acabou inspirando outras receitas que usam a mesma combinação de coco e chocolate, como o bolo prestígio, o brigadeiro prestígio e o rocambole prestígio. Essas receitas são consideradas variações do bombom original, e não cópias, pois têm diferenças na massa, no recheio e na cobertura.

O rocambole de prestígio é uma receita que surgiu provavelmente nos anos 70 ou 80, quando as donas de casa começaram a inventar novas formas de aproveitar os ingredientes que tinham em casa, e a compartilhar suas receitas em revistas, programas de TV e livros de culinária. O rocambole de prestígio é uma receita que se tornou um clássico da cozinha brasileira, e que continua sendo feita até hoje, com algumas variações e adaptações.

Melhores acompanhamentos para esta receita

O rocambole de prestígio é uma sobremesa que já é bastante completa e saborosa por si só, mas que pode ficar ainda melhor se acompanhada de outros elementos que contrastem ou complementem o seu sabor. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos para o seu rocambole de prestígio:

Sorvete: o sorvete é um acompanhamento clássico para qualquer tipo de bolo, e com o rocambole de prestígio não é diferente. O sorvete traz uma textura cremosa e refrescante, que contrasta com a massa fofa e a cobertura firme do rocambole. Você pode escolher o sabor de sorvete que mais gostar, mas alguns que combinam bem com o rocambole de prestígio são: baunilha, creme, coco, chocolate,
Frutas: as frutas são uma ótima opção de acompanhamento para o rocambole de prestígio, pois trazem um toque de frescor, acidez e cor, que equilibram o doce e o pesado do chocolate e do coco. Você pode usar as frutas que mais gostar, mas algumas que combinam bem com o rocambole de prestígio são: morango, kiwi, abacaxi, manga, banana ou uva. Você pode cortar as frutas em pedaços pequenos e colocar por cima do rocambole, ou fazer uma calda com elas, levando ao fogo com um pouco de açúcar e água, até formar uma geleia.
Chantilly: o chantilly é outro acompanhamento clássico para bolos, e com o rocambole de prestígio não é diferente. O chantilly traz uma textura leve e aerada, que contrasta com a massa densa e a cobertura espessa do rocambole. Você pode usar o chantilly pronto, que é vendido em spray ou em caixinha, ou fazer o seu próprio, batendo creme de leite fresco com açúcar e baunilha na batedeira, até formar picos firmes. Você pode colocar o chantilly por cima do rocambole, ou servir à parte, em uma tigela.


O que as pessoas que já fizeram essa receita acharam dela

O rocambole de prestígio é uma receita que tem muitos fãs, e que recebe muitos elogios de quem já fez ou provou. Veja alguns depoimentos de pessoas que fizeram essa receita e compartilharam suas opiniões na internet:

“Eu fiz esse rocambole de prestígio para o aniversário do meu filho, e foi um sucesso! Todo mundo adorou, e pediu bis. A receita é fácil de fazer, e o resultado é maravilhoso. O recheio de coco fica bem cremoso, e a cobertura de chocolate fica bem brilhante. O rocambole fica bem macio e úmido, e não racha na hora de enrolar. Eu recomendo essa receita para quem quer fazer uma sobremesa deliciosa e bonita.”
“Eu amo rocambole de prestígio, é o meu favorito. Eu sempre faço essa receita quando quero comer algo doce, ou quando tenho visitas em casa. A receita é simples, mas o sabor é incrível. O coco e o chocolate combinam muito bem, e o rocambole fica bem fofinho e recheado. Eu gosto de servir com sorvete de creme, fica uma delícia.”
“Eu nunca tinha feito rocambole na minha vida, mas resolvi tentar essa receita de rocambole de prestígio, e me surpreendi. A receita é muito bem explicada, e não tem segredo. O rocambole ficou lindo e gostoso, e todo mundo elogiou. O recheio de coco é bem docinho, e a cobertura de chocolate é bem amarga, o que faz um contraste perfeito. Eu vou fazer essa receita mais vezes, com certeza.”

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um rocambole de prestígio caseiro, usando ingredientes simples e acessíveis. Você também conheceu a origem dessa receita, que tem inspiração no bombom prestígio, um dos mais antigos e tradicionais do Brasil. Além disso, você descobriu quais são os melhores acompanhamentos para o seu rocambole, e o que as pessoas que já fizeram essa receita acharam dela.

O rocambole de prestígio é uma sobremesa que agrada a quase todos os paladares, pois combina ingredientes que são muito apreciados pelos brasileiros: chocolate e coco. É uma receita ideal para ocasiões especiais, como aniversários, festas ou simplesmente para matar a vontade de comer um doce.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que tenha se inspirado para fazer o seu próprio rocambole de prestígio. Se você fizer, não se esqueça de nos contar como ficou, e de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *