RECEITAS

Receita caseira de Bolo Inglês

Você já experimentou um bolo inglês caseiro? Se não, você está perdendo uma das delícias mais simples e saborosas da cozinha britânica. O bolo inglês é um pão doce e macio, recheado com frutas secas e cristalizadas, que pode ser servido no café da manhã, no lanche da tarde ou como sobremesa. Neste artigo, você vai aprender como fazer um bolo inglês caseiro, quais são os seus benefícios, a sua origem e algumas dicas de acompanhamentos.

O que é o bolo inglês e por que ele é tão bom

O bolo inglês é um tipo de pão de forma, feito com farinha, ovos, leite, manteiga, açúcar, fermento e frutas secas e cristalizadas. Ele tem uma textura macia e úmida, e um sabor doce e aromático. O bolo inglês é muito popular na Inglaterra, especialmente na época do Natal, mas também pode ser encontrado em outros países, como o Brasil, onde é chamado de bolo inglês por causa da sua semelhança com o pão de forma.

O bolo inglês é uma ótima opção para quem gosta de um lanche doce e nutritivo, pois as frutas secas e cristalizadas fornecem fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam a regular o intestino, a prevenir doenças e a combater o envelhecimento. Além disso, o bolo inglês é fácil de fazer, econômico e versátil, podendo ser consumido puro, com manteiga, geleia, queijo ou outros recheios de sua preferência.

Como fazer um bolo inglês

Para fazer um bolo inglês caseiro, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • 4 ovos
  • 200 g de manteiga
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 xícara de frutas secas e cristalizadas (uva-passa, damasco, figo, cereja, etc.)
  • 1/4 de xícara de farinha de trigo (para polvilhar as frutas)

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e o fermento em pó. Reserve.
  2. Em outra tigela, bata a manteiga e o açúcar com uma batedeira até formar um creme fofo e claro.
  3. Adicione os ovos, um a um, batendo bem após cada adição.
  4. Junte a essência de baunilha e misture.
  5. Acrescente a farinha de trigo com o fermento, aos poucos, alternando com o leite, e bata até obter uma massa homogênea e lisa.
  6. Em uma tigela pequena, misture as frutas secas e cristalizadas com a farinha de trigo, para que elas não afundem na massa.
  7. Adicione as frutas à massa e misture delicadamente com uma espátula.
  8. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada, e alise a superfície com uma espátula.
  9. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
  10. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar.
  11. Corte em fatias e sirva.

Qual é a origem do bolo inglês

O bolo inglês tem uma história curiosa e antiga, que remonta ao século XVII, na Inglaterra. Naquela época, os padeiros tinham o costume de aproveitar a massa que sobrava do pão para fazer bolos, que eram vendidos a um preço mais barato. Esses bolos eram chamados de “cakes”, que significa “bolos” em inglês, e eram feitos com ingredientes simples, como farinha, ovos, leite, manteiga e açúcar.

Com o passar do tempo, os bolos foram ganhando mais variedade e sofisticação, e passaram a incorporar frutas secas e cristalizadas, que eram trazidas de outros países pelos comerciantes. Essas frutas davam um sabor especial e uma maior durabilidade aos bolos, que podiam ser guardados por semanas ou meses. Os bolos também passaram a ser assados em formas retangulares, que facilitavam o corte e o transporte.

Um dos bolos mais famosos e tradicionais da Inglaterra é o “fruit cake”, que é um bolo rico em frutas secas e cristalizadas, e que costuma ser regado com rum ou brandy, para conservar e realçar o sabor. O fruit cake é muito consumido no Natal, e é considerado um símbolo da cultura e da gastronomia britânica.

O bolo inglês é uma versão mais simples e leve do fruit cake, que pode ser feito em casa e consumido em qualquer época do ano. Ele é chamado de bolo inglês por causa da sua forma e da sua origem, mas também pode ser encontrado com outros nomes, como “pound cake”, “sponge cake” ou “tea cake”.

Quais são os melhores acompanhamentos para o bolo inglês

O bolo inglês é um bolo versátil, que pode ser servido de diversas formas e com diversos acompanhamentos. Aqui estão algumas sugestões:

  • Manteiga: a manteiga é um clássico que combina perfeitamente com o bolo inglês, dando um toque cremoso e salgado. Você pode passar uma camada de manteiga sobre as fatias de bolo, ou derreter a manteiga e regar sobre o bolo inteiro, para deixá-lo mais úmido e saboroso.
  • Geleia: a geleia é outra opção que traz mais doçura e cor ao bolo inglês. Você pode escolher a sua geleia favorita, como morango, framboesa, laranja, damasco, etc., e espalhar sobre as fatias de bolo, ou fazer uma calda de geleia e despejar sobre o bolo inteiro, para dar um brilho e uma cobertura deliciosa.
  • Queijo: o queijo é um ingrediente que contrasta com o sabor doce do bolo inglês, criando uma harmonia de sabores. Você pode usar um queijo cremoso, como cream cheese, mascarpone, ricota, etc., e misturar com um pouco de açúcar e baunilha, para fazer um creme leve e suave. Depois, é só espalhar sobre as fatias de bolo, ou rechear o bolo inteiro, cortando-o ao meio e unindo as partes com o creme.
  • Chantilly: o chantilly é uma cobertura clássica que traz mais leveza e frescor ao bolo inglês. Você pode fazer o seu próprio chantilly, batendo creme de leite fresco com açúcar e baunilha, ou usar um chantilly pronto, de sua preferência. Você pode decorar o bolo inteiro com o chantilly, ou servir uma porção ao lado de cada fatia de bolo.
  • Frutas frescas: as frutas frescas são uma ótima maneira de adicionar mais saúde e sabor ao bolo inglês. Você pode usar as frutas que mais gostar, como morango, banana, kiwi, abacaxi, etc., e cortá-las em pedaços pequenos. Você pode misturar as frutas com um pouco de açúcar e suco de limão, para fazer uma salada de frutas, ou cozinhar as frutas com um pouco de água e açúcar, para fazer uma compota de frutas. Você pode servir as frutas sobre as fatias de bolo, ou rechear o bolo inteiro, cortando-o ao meio e unindo as partes com as frutas.

O que as pessoas acham do bolo inglês caseiro

O bolo inglês caseiro é uma receita que agrada a muitas pessoas, pois é fácil de fazer, delicioso e versátil. Veja o que algumas pessoas que já fizeram essa receita disseram sobre ela:

  • “Eu adoro bolo inglês caseiro, é um dos meus favoritos. Eu gosto de fazer no fim de semana, para comer com a minha família no café da manhã. Eu uso uva-passa, damasco e cereja nas frutas, e às vezes eu coloco um pouco de nozes também. Fica uma delícia!” – Maria, 35 anos, professora.
  • “Eu aprendi a fazer bolo inglês caseiro com a minha avó, que era inglesa. Ela me ensinou todos os segredos dessa receita, que é muito tradicional na Inglaterra. Eu faço o bolo inglês todo ano no Natal, e todo mundo adora. Eu rego o bolo com rum, para dar um sabor especial, e decoro com frutas cristalizadas e glacê.” – João, 42 anos, advogado.
  • “Eu nunca tinha feito bolo inglês caseiro, mas resolvi experimentar depois de ver essa receita. Eu achei muito fácil e prático, e o resultado foi surpreendente. O bolo ficou macio, úmido e saboroso, e as frutas deram um toque especial. Eu servi o bolo com geleia de morango e chantilly, e foi um sucesso.” – Ana, 28 anos, enfermeira.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um bolo inglês caseiro, uma receita simples e deliciosa, que tem origem na Inglaterra e que é muito popular no Brasil. Você também aprendeu quais são os benefícios do bolo inglês, e algumas sugestões de acompanhamentos para deixá-lo ainda mais gostoso.

Agora, é só colocar a mão na massa e fazer o seu próprio bolo inglês caseiro. Depois, conte para nós o que você achou, e se você tem alguma dica ou sugestão para melhorar essa receita. Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *