Receita passo a passo de Bolo Salgado de Natal
Se você está procurando um bolo salgado fácil, saborosa e diferente para surpreender a sua família e os seus convidados, que tal experimentar esta receita?
O bolo salgado de Natal é uma opção versátil, que pode ser servido como entrada, lanche ou prato principal. Ele é feito com uma massa leve e fofa, recheada com ingredientes típicos da ceia de Natal, como peru, presunto, queijo, frutas secas e castanhas. Além disso, ele é coberto com uma deliciosa maionese caseira, que dá um toque especial ao prato.
Neste artigo, vamos ensinar como fazer essa receita caseira e deliciosa de bolo salgado de Natal, que vai deixar todo mundo com água na boca. Você vai ver que é muito simples e rápido de preparar, e que o resultado é incrível.
Saiba mais sobre o bolo salgado de Natal e por que ele é tão bom
O bolo salgado de Natal é uma receita que surgiu no Brasil, inspirada no tradicional bolo inglês, que é um pão doce recheado com frutas cristalizadas e especiarias. No entanto, ao invés de usar uma massa doce, o bolo salgado de Natal usa uma massa salgada, que pode ser feita com farinha de trigo, leite, ovos, fermento e manteiga.
O recheio do bolo salgado de Natal pode variar de acordo com o gosto de cada um, mas geralmente leva ingredientes que são comuns na ceia de Natal, como peru, presunto, queijo, azeitonas, uvas passas, damascos, nozes, amêndoas e pistaches. O recheio é distribuído em camadas, intercalando com a massa, e depois o bolo é levado ao forno para assar.
O bolo salgado de Natal é tão bom porque ele combina sabores, texturas e cores diferentes, que agradam aos olhos e ao paladar. Ele é uma ótima forma de aproveitar as sobras da ceia de Natal, ou de preparar algo novo e diferente para o dia seguinte. Ele também é uma receita prática, que pode ser feita com antecedência e guardada na geladeira até a hora de servir.
Como fazer a receita caseira e deliciosa de bolo salgado de Natal
Para fazer a receita caseira e deliciosa de bolo salgado de Natal, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Para a massa:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 3 ovos
- 1/4 de xícara de manteiga derretida
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Sal a gosto
- Para o recheio:
- 2 xícaras de peru desfiado
- 2 xícaras de presunto picado
- 2 xícaras de queijo muçarela ralado
- 1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
- 1/4 de xícara de uvas passas
- 1/4 de xícara de damascos secos picados
- 1/4 de xícara de nozes picadas
- 1/4 de xícara de amêndoas laminadas
- 1/4 de xícara de pistaches picados
- Sal, pimenta e orégano a gosto
- Para a cobertura:
- 1 xícara de maionese caseira (veja a receita abaixo)
- Folhas de alface, tomates cereja e cerejas frescas para decorar
O modo de preparo é o seguinte:
- Para a massa:
- Em uma tigela, misture a farinha, o fermento e o sal.
- Em outra tigela, bata os ovos com um garfo e junte o leite e a manteiga.
- Despeje a mistura líquida sobre a mistura seca e mexa bem, até formar uma massa homogênea e lisa.
- Reserve.
- Para o recheio:
- Em uma panela, refogue o peru desfiado com um pouco de sal, pimenta e orégano, até dourar.
- Em outra panela, refogue o presunto picado com um pouco de sal, pimenta e orégano, até dourar.
- Em uma tigela, misture o queijo, as azeitonas, as uvas passas, os damascos, as nozes, as amêndoas e os pistaches. Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto.
- Para a montagem:
- Unte uma forma redonda com manteiga e farinha.
- Coloque metade da massa na forma e espalhe bem, cobrindo o fundo e as laterais.
- Distribua metade do recheio de queijo e frutas secas sobre a massa, pressionando levemente.
- Coloque metade do recheio de peru sobre o recheio de queijo e frutas secas, espalhando bem.
- Coloque metade do recheio de presunto sobre o recheio de peru, espalhando bem.
- Cubra com o restante da massa, alisando a superfície com uma espátula.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até que a massa esteja dourada e firme.
- Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar.
- Para a cobertura:
- Em uma tigela, faça a maionese caseira seguindo a receita abaixo.
- Cubra o bolo salgado de Natal com a maionese, espalhando bem com uma espátula.
- Decore com folhas de alface, tomates cereja e cerejas frescas, como preferir.
- Leve à geladeira até a hora de servir.
Como fazer a maionese caseira
A maionese caseira é muito fácil de fazer e fica muito mais saborosa do que a industrializada. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 colher de chá de mostarda
- Sal e pimenta a gosto
- 1 xícara de óleo
O modo de preparo é o seguinte:
- No liquidificador, bata o ovo, o vinagre, a mostarda, o sal e a pimenta por alguns segundos, até ficar bem misturado.
- Com o liquidificador ligado, vá adicionando o óleo em fio, bem devagar, até que a maionese fique espessa e cremosa.
- Transfira para uma tigela e leve à geladeira até a hora de usar.
Qual é a origem do bolo salgado de Natal
O bolo salgado de Natal é uma receita tipicamente brasileira, que surgiu na década de 1950, quando as donas de casa começaram a adaptar as receitas estrangeiras para o paladar nacional. Uma das inspirações foi o bolo inglês, que era um pão doce recheado com frutas cristalizadas e especiarias, que era servido no Natal na Inglaterra.
As brasileiras resolveram trocar a massa doce por uma massa salgada, e usar ingredientes salgados e doces no recheio, como peru, presunto, queijo, azeitonas, uvas passas, damascos e castanhas. Elas também cobriram o bolo com uma maionese caseira, que era uma novidade na época, e decoraram com folhas de alface, tomates e cerejas, para dar um toque de cor e frescor.
O bolo salgado de Natal fez tanto sucesso que se tornou uma tradição nas festas de fim de ano, sendo servido como entrada, lanche ou prato principal. Ele também é uma ótima forma de aproveitar as sobras da geladeira.
Quais são os melhores acompanhamentos para o bolo salgado de Natal
O bolo salgado de Natal é um prato muito completo e saboroso, que pode ser servido sozinho ou acompanhado de outras delícias. Se você quer deixar a sua ceia de Natal ainda mais gostosa, veja algumas sugestões de acompanhamentos para o bolo salgado de Natal:
- Salada de folhas verdes: uma salada de folhas verdes, como alface, rúcula, agrião e espinafre, é uma ótima opção para acompanhar o bolo salgado de Natal, pois traz leveza, frescor e saúde para o prato. Você pode temperar a salada com azeite, vinagre, sal e pimenta, ou com um molho de iogurte, mostarda e mel.
- Arroz à grega: o arroz à grega é um clássico das festas de fim de ano, e combina muito bem com o bolo salgado de Natal, pois tem cores e sabores que harmonizam com o recheio do bolo. O arroz à grega é feito com arroz branco, cenoura, ervilha, milho, passas, azeitonas e cheiro-verde. Você pode incrementar o arroz com nozes, amêndoas ou castanhas, se quiser.
- Farofa de banana: a farofa de banana é uma receita típica da região nordeste do Brasil, e é uma delícia para acompanhar o bolo salgado de Natal, pois traz um toque de doçura e crocância para o prato. A farofa de banana é feita com farinha de mandioca, manteiga, cebola, alho, banana-da-terra, sal e pimenta. Você pode adicionar bacon, linguiça ou ovos cozidos, se preferir.
O que as pessoas acham da receita caseira e deliciosa de bolo salgado de Natal
A receita caseira e deliciosa de bolo salgado de Natal é um sucesso entre as pessoas que já experimentaram, pois é uma receita fácil, prática e diferente, que agrada a todos os gostos. Veja alguns depoimentos de pessoas que fizeram e aprovaram essa receita:
- “Eu fiz o bolo salgado de Natal para a minha família e eles adoraram. Ficou muito fofinho, úmido e saboroso. O recheio ficou bem cremoso e a cobertura de maionese deu um toque especial. Foi um sucesso!” – Maria, 35 anos, São Paulo.
- “Eu adorei a receita do bolo salgado de Natal, pois é uma forma de aproveitar as sobras da ceia de Natal e fazer algo novo e diferente. Eu usei o que eu tinha na geladeira, como peru, presunto, queijo, azeitonas e uvas passas, e ficou uma delícia. Eu servi com uma salada de folhas verdes e arroz à grega, e todo mundo elogiou.” – João, 28 anos, Rio de Janeiro.
- “Eu nunca tinha feito um bolo salgado de Natal, mas resolvi arriscar e me surpreendi com o resultado. Ficou muito gostoso, e o melhor é que é uma receita que dá para adaptar ao gosto de cada um. Eu coloquei damascos, nozes, amêndoas e pistaches no recheio, e ficou muito bom. A maionese caseira também fez toda a diferença. Eu recomendo!” – Ana, 32 anos, Curitiba.
Conclusão
O bolo salgado de Natal é uma receita caseira e deliciosa, que vai deixar a sua ceia de Natal ainda mais especial. Ele é feito com uma massa salgada, recheada com ingredientes típicos da ceia de Natal, como peru, presunto, queijo, frutas secas e castanhas, e coberto com uma maionese caseira.
- Veja também – Torta Salgada: uma combinação irresistível da Ana Maria Braga
- Entre para o nosso Grupo de Whatsapp e receba receitas gratuitamente
Ele é uma opção versátil, que pode ser servida como entrada, lanche ou prato principal, e que combina com vários acompanhamentos, como salada de folhas verdes, arroz à grega e farofa de banana.
Neste artigo, nós ensinamos como fazer essa receita caseira e deliciosa de bolo salgado de Natal, que é muito simples e rápida de preparar, e que vai surpreender a sua família e os seus convidados. Nós também contamos a origem do bolo salgado de Natal, e o que as pessoas acham dessa receita.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que se anime a fazer o bolo salgado de Natal na sua casa. Se você fizer, não se esqueça de nos contar como ficou, e de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários.