RECEITAS

Receita passo a passo de Cupim na Panela de Pressão

Você já experimentou cupim na panela de pressão? Se não, você está perdendo uma das receitas mais saborosas e fáceis de fazer com essa carne macia e suculenta. O cupim é um corte bovino que se localiza na parte superior do animal, entre as costelas e o pescoço. Ele tem uma camada de gordura que o deixa muito saboroso e uma textura fibrosa que se desfaz na boca. No entanto, ele também é uma carne dura, que precisa de um cozimento longo e lento para ficar macia. Por isso, a panela de pressão é a melhor aliada para preparar essa delícia.

Neste artigo, você vai aprender como fazer uma receita deliciosa de cupim na panela de pressão, que vai deixar a sua família e os seus convidados com água na boca. Você vai ver como é simples e rápido preparar essa carne, que fica pronta em cerca de uma hora. Você também vai conhecer um pouco da história dessa receita, que tem origem no Brasil, e algumas dicas de acompanhamentos que combinam perfeitamente com ela. Além disso, você vai conferir a opinião sincera de pessoas que já fizeram essa receita e que garantem que ela é um sucesso.

O que é cupim na panela de pressão e por que ele é tão bom

O cupim na panela de pressão é uma receita que consiste em cozinhar o cupim em um caldo aromático, que leva ingredientes como cebola, alho, louro, sal e pimenta. O cozimento na panela de pressão permite que a carne fique macia e absorva o sabor do caldo, resultando em um prato suculento e saboroso. O cupim na panela de pressão é uma ótima opção para quem quer fazer uma carne diferente e fácil, sem precisar de muitos ingredientes ou de muito tempo na cozinha.

O cupim na panela de pressão é tão bom porque ele combina a maciez e o sabor do cupim com a praticidade e a rapidez da panela de pressão. Além disso, ele é uma receita versátil, que pode ser servida de várias formas: inteiro, fatiado, desfiado, com o caldo ou sem o caldo. Você pode usar o cupim na panela de pressão para fazer sanduíches, saladas, tortas, escondidinhos, lasanhas, risotos e muito mais. É uma receita que agrada a todos os paladares e que pode ser adaptada ao seu gosto.

Como fazer cupim na panela de pressão: passo a passo

Para fazer cupim na panela de pressão, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1,5 kg de cupim
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 2 cebolas picadas
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 folhas de louro
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Água quente suficiente para cobrir a carne

O modo de preparo é muito simples. Siga os passos abaixo:

  1. Lave bem o cupim e seque-o com papel toalha. Tempere-o com sal e pimenta-do-reino a gosto, esfregando bem os temperos na carne.
  2. Aqueça o óleo em uma panela de pressão e doure o cupim de todos os lados, virando-o com uma pinça ou uma espátula. Isso vai selar a carne e evitar que ela perca o suco durante o cozimento.
  3. Retire o cupim da panela e reserve. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até ficarem macios e dourados, mexendo de vez em quando.
  4. Volte o cupim para a panela e adicione as folhas de louro e a água quente, até cobrir a carne. Tampe a panela e leve ao fogo alto até pegar pressão.
  5. Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 40 minutos, ou até que a carne esteja macia e se soltando da gordura. Se necessário, acrescente mais água durante o cozimento, para não secar a panela.
  6. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Abra a panela com cuidado e transfira o cupim para uma travessa. Se desejar, coe o caldo que sobrou na panela e sirva-o à parte, como um molho.
  7. Corte o cupim em fatias ou desfie-o com um garfo e sirva como preferir.

A origem do cupim na panela de pressão

O cupim na panela de pressão é uma receita tipicamente brasileira, que surgiu da necessidade de aproveitar uma carne que era considerada de segunda e que era difícil de cozinhar. O cupim é uma carne que só existe nos bovinos zebuínos, que foram trazidos da Índia para o Brasil no século XIX. Esses bovinos se adaptaram bem ao clima e ao solo brasileiros, e se tornaram a base da pecuária nacional. No entanto, o cupim era uma parte do animal que não tinha muito valor comercial, pois era uma carne dura e gordurosa, que exigia um longo tempo de cozimento.

Foi então que os cozinheiros brasileiros tiveram a ideia de usar a panela de pressão, um utensílio que também chegou ao Brasil no século XIX, vindo da França. A panela de pressão permitia cozinhar o cupim em menos tempo e com mais sabor, transformando uma carne desprezada em uma iguaria. Assim, o cupim na panela de pressão se tornou um prato popular e apreciado em todo o país, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde a criação de gado zebuíno era mais forte.

Acompanhamentos para o cupim na panela de pressão

O cupim na panela de pressão é uma receita que combina com vários tipos de acompanhamentos, desde os mais simples até os mais elaborados. Você pode servir o cupim na panela de pressão com arroz, feijão, farofa, salada, purê, legumes, macarrão, polenta, mandioca, batata, entre outros. Tudo depende do seu gosto e da sua criatividade.

No entanto, se você quer duas sugestões de acompanhamentos que ficam perfeitos com o cupim na panela de pressão, aqui vão elas:

  • Cuscuz marroquino com legumes: o cuscuz marroquino é um prato típico do norte da África, que consiste em um tipo de sêmola de trigo cozida no vapor e misturada com legumes, frutas secas, ervas e especiarias. Ele é leve, nutritivo e saboroso, e contrasta bem com a textura e o sabor do cupim na panela de pressão. Para fazer o cuscuz marroquino com legumes, você vai precisar de:
    • 2 xícaras (chá) de cuscuz marroquino
    • 2 xícaras (chá) de água fervente
    • 2 colheres (sopa) de manteiga
    • Sal a gosto
    • 2 colheres (sopa) de azeite
    • 1 cebola picada
    • 2 dentes de alho picados
    • 2 cenouras picadas
    • 1 abobrinha picada
    • 1/2 xícara (chá) de uvas-passas
    • 1/4 de xícara (chá) de amêndoas laminadas
    • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
    • 1 colher (chá) de cominho
    • 1 colher (chá) de canela
    • 1 colher(chá) de sal
    • Pimenta-do-reino a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Coloque o cuscuz marroquino em uma tigela grande e tempere com sal. Despeje a água fervente sobre o cuscuz e misture bem. Cubra a tigela com um prato ou um pano e deixe descansar por 10 minutos, ou até que o cuscuz absorva toda a água e fique macio.
  2. Solte o cuscuz com um garfo e acrescente a manteiga, misturando bem. Reserve.
  3. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Junte a cenoura e a abobrinha e cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que os legumes estejam cozidos, mas ainda firmes.
  4. Adicione as uvas-passas, as amêndoas, a salsinha, o cominho, a canela, o sal e a pimenta e misture bem. Desligue o fogo e reserve.
  5. Em uma travessa, coloque o cuscuz e espalhe os legumes por cima. Sirva quente ou frio, acompanhando o cupim na panela de pressão.
  • Farofa de banana: a farofa de banana é um prato típico da culinária brasileira, que consiste em uma mistura de farinha de mandioca torrada com banana frita e outros ingredientes, como manteiga, cebola, alho, ovos, bacon, cheiro-verde, sal e pimenta. Ela é crocante, doce e salgada ao mesmo tempo, e harmoniza muito bem com o cupim na panela de pressão. Para fazer a farofa de banana, você vai precisar de:
    • 4 colheres (sopa) de manteiga4 bananas-nanicas maduras, cortadas em rodelas1 cebola picada2 dentes de alho picados100 g de bacon picado2 ovos batidos2 xícaras (chá) de farinha de mandiocaSal e pimenta-do-reino a gosto2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

Modo de preparo

  • Em uma frigideira, derreta duas colheres (sopa) de manteiga e frite as bananas em fogo médio, até que fiquem douradas e caramelizadas. Retire as bananas da frigideira e reserve.
  • Na mesma frigideira, derreta o restante da manteiga e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Junte o bacon e frite até ficar crocante. Adicione os ovos e mexa bem, até que cozinhem.
  • Acrescente a farinha de mandioca e tempere com sal e pimenta. Misture bem, até que a farinha fique torrada e úmida. Desligue o fogo e junte o cheiro-verde e as bananas reservadas. Misture delicadamente e sirva com o cupim na panela de pressão.

A opinião sincera de quem já fez cupim na panela de pressão

O cupim na panela de pressão é uma receita que tem muitos fãs e admiradores, que garantem que ela é fácil, rápida e deliciosa. Veja alguns depoimentos de pessoas que já fizeram essa receita e que compartilharam a sua opinião sincera:

  • “Eu amo cupim na panela de pressão, é uma das minhas receitas favoritas. Eu faço sempre que encontro cupim no mercado, e sempre fica uma delícia. Eu gosto de servir com arroz, feijão e salada, bem simples, mas muito gostoso. Meu marido e meus filhos adoram, e sempre pedem bis.” – Maria, 45 anos, dona de casa.
  • “Eu nunca tinha feito cupim na panela de pressão, mas resolvi experimentar depois de ver uma receita na internet. Fiquei impressionado com a facilidade e o sabor dessa carne. Ela ficou macia, suculenta e saborosa, e o caldo que sobrou na panela foi um ótimo molho. Eu servi com purê de batatas e legumes cozidos, e ficou uma refeição completa e saudável. Recomendo a todos que provem essa receita, vale a pena.” – João, 32 anos, engenheiro.
  • “Eu sou vegetariana, mas meu namorado é carnívoro e adora cupim na panela de pressão. Ele me ensinou a fazer essa receita, e eu confesso que fiquei surpresa com o resultado. A carne ficou muito macia e desfiou facilmente, e o caldo ficou muito aromático e saboroso. Eu não comi a carne, mas fiz um cuscuz marroquino com legumes e usei o caldo da carne para hidratar o cuscuz. Ficou uma delícia, e meu namorado adorou. Foi uma forma de agradar a ele sem deixar de seguir a minha dieta.” – Ana, 28 anos, professora.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma receita deliciosa de cupim na panela de pressão, que vai deixar a sua família e os seus convidados com água na boca. Você viu como é simples e rápido preparar essa carne, que fica pronta em cerca de uma hora. Você também conheceu um pouco da história dessa receita, que tem origem no Brasil, e algumas dicas de acompanhamentos que combinam perfeitamente com ela. Além disso, você conferiu a opinião sincera de pessoas que já fizeram essa receita e que garantem que ela é um sucesso.

Agora que você sabe como fazer cupim na panela de pressão, que tal experimentar essa receita na sua próxima refeição? Você vai se surpreender com o sabor e a maciez dessa carne, que é uma das mais apreciadas pelos brasileiros. Não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários, e de compartilhar esse conteúdo com os seus amigos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *