RECEITAS

Receita deliciosa de Escondidinho de Carne Moída

O escondidinho de carne moída é um prato típico da culinária brasileira, que consiste em uma camada de purê de batatas, uma camada de carne moída refogada e coberta com queijo ralado. É uma receita simples, mas muito saborosa e nutritiva, que pode ser servida como prato principal ou como acompanhamento.

Neste artigo, você vai aprender como fazer um escondidinho de carne moída delicioso, seguindo o passo a passo abaixo. Além disso, você vai conhecer um pouco da história desse prato e algumas dicas de como variar o seu escondidinho.

O que é o escondidinho de carne moída e por que ele é tão popular

O escondidinho de carne moída é uma variação do escondidinho de carne seca, que é uma receita originária do Nordeste do Brasil. O nome escondidinho vem do fato de que a carne fica escondida entre as camadas de purê de batatas e queijo.

O escondidinho de carne seca é feito com carne de sol, que é uma carne salgada e seca ao sol, típica da região nordestina. Já o escondidinho de carne moída é feito com carne bovina moída, que é mais fácil de encontrar e mais barata do que a carne de sol.

O escondidinho de carne moída é um prato muito popular no Brasil porque é fácil de fazer, leva ingredientes simples e acessíveis, e agrada a todos os paladares. Além disso, é um prato que pode ser adaptado de acordo com o gosto de cada um, trocando a carne moída por frango, porco, peixe, legumes ou até mesmo queijo.

O escondidinho de carne moída é uma ótima opção para o almoço ou jantar, pois é uma refeição completa e equilibrada, que fornece carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Como fazer a receita de escondidinho de carne moída

Para fazer a receita de escondidinho de carne moída, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de batatas
  • 1/4 de xícara de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 500 g de carne moída
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 tomates picados
  • 1/4 de xícara de cheiro-verde picado
  • 1/2 xícara de molho de tomate
  • 200 g de queijo muçarela ralado

O modo de preparo é o seguinte:

  • Descasque e corte as batatas em pedaços médios. Coloque-as em uma panela com água e sal e cozinhe até ficarem macias. Escorra a água e amasse as batatas com um garfo ou um espremedor. Adicione o leite, a manteiga, o sal e a pimenta e misture bem até formar um purê cremoso. Reserve.
  • Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados. Acrescente a carne moída e tempere com sal e pimenta. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até a carne ficar bem soltinha e cozida. Adicione os tomates, o cheiro-verde e o molho de tomate e misture bem. Deixe ferver por alguns minutos até o molho encorpar. Reserve.
  • Em um refratário untado com manteiga, espalhe metade do purê de batatas, formando uma camada uniforme. Por cima, distribua a carne moída com o molho, cobrindo todo o purê. Em seguida, cubra com o restante do purê, alisando com uma espátula. Por fim, polvilhe o queijo ralado por cima de tudo.
  • Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até o queijo derreter e dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

Qual é a origem do escondidinho de carne moída

A origem do escondidinho de carne moída é incerta, mas acredita-se que seja uma adaptação do escondidinho de carne seca, que por sua vez é uma variação do shepherd’s pie, um prato típico da culinária britânica. O shepherd’s pie é um prato que consiste em uma camada de carne de carneiro moída e cozida com legumes e molho, coberta com purê de batatas e levada ao forno para gratinar. O nome significa “torta do pastor”, pois era um prato consumido pelos pastores de ovelhas na Inglaterra.

O shepherd’s pie teria chegado ao Brasil durante o período colonial, trazido pelos portugueses, que adaptaram a receita usando carne de sol, que era uma forma de conservar a carne bovina na época. A carne de sol era muito consumida no Nordeste do Brasil, onde o clima era propício para a sua secagem. Assim, surgiu o escondidinho de carne seca, que se tornou um prato tradicional da região, especialmente nos estados de Pernambuco e Ceará.

Com o tempo, o escondidinho de carne seca se espalhou pelo Brasil e ganhou novas versões, usando outros tipos de carne, como frango, porco, peixe e até mesmo queijo. Uma das versões mais populares é o escondidinho de carne moída, que usa carne bovina moída, que é mais fácil de encontrar e mais barata do que a carne de sol. O escondidinho de carne moída é um prato que agrada a todos os gostos e pode ser feito de forma rápida e prática.

Quais são os melhores acompanhamentos para o escondidinho de carne moída

O escondidinho de carne moída é um prato que já é bastante completo e saboroso por si só, mas que pode ficar ainda melhor se acompanhado de alguns complementos. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com o escondidinho de carne moída:

  • Salada de folhas verdes: uma salada de folhas verdes, como alface, rúcula, agrião e espinafre, é uma ótima opção para acompanhar o escondidinho de carne moída, pois traz frescor, crocância e leveza ao prato. Além disso, as folhas verdes são ricas em fibras, vitaminas e minerais, que ajudam na digestão e na saúde em geral. Você pode temperar a salada com azeite, vinagre, sal e pimenta, ou com um molho de sua preferência.
  • Arroz branco: o arroz branco é um acompanhamento clássico e versátil, que combina com qualquer tipo de carne e molho. O arroz branco é uma fonte de carboidratos, que fornecem energia para o organismo. Você pode cozinhar o arroz branco com água, sal, alho e óleo, ou incrementar com ervas, legumes ou queijo. O arroz branco fica ótimo com o molho do escondidinho de carne moída, formando uma mistura deliciosa.

O que as pessoas acham do escondidinho de carne moída

O escondidinho de carne moída é um prato que costuma agradar a maioria das pessoas, pois é saboroso, nutritivo e fácil de fazer. Veja alguns depoimentos de pessoas que já fizeram e provaram essa receita:

  • “Eu adoro escondidinho de carne moída, é um dos meus pratos favoritos. Eu faço sempre que posso, pois é rápido e prático. Eu gosto de colocar bastante queijo por cima, para ficar bem gratinado. Meus filhos também adoram, eles comem sem reclamar. É uma receita que não tem erro, sempre fica bom.” – Maria, 35 anos, dona de casa.:
  • “Eu aprendi a fazer escondidinho de carne moída com a minha mãe, que é nordestina. Ela me ensinou todos os segredos para deixar o prato bem saboroso e cremoso. Eu gosto de usar batata-doce no lugar da batata comum, para dar um toque diferente. Eu também uso creme de leite no purê, para ficar mais consistente. O escondidinho de carne moída é um prato que me lembra a minha infância e a minha família.” – João, 28 anos, advogado.
  • “Eu nunca tinha comido escondidinho de carne moída até conhecer o meu marido, que é brasileiro. Ele me apresentou essa receita e eu me apaixonei. É um prato muito gostoso e fácil de fazer. Eu costumo variar o tipo de carne, às vezes uso frango, porco ou peixe. Eu também gosto de adicionar milho, ervilha e cenoura na carne, para ficar mais colorido e nutritivo. O escondidinho de carne moída é um prato que me faz sentir em casa, mesmo estando longe do meu país.” – Laura, 32 anos, professora.

Como fazer um escondidinho de carne moída perfeito

Para fazer um escondidinho de carne moída perfeito, você precisa seguir algumas dicas e cuidados. Veja quais são eles:

  • Escolha uma carne moída de boa qualidade, com pouca gordura e sem nervos. Você pode pedir para o açougueiro moer a carne na hora, ou comprar a carne já moída e embalada. Se preferir, você pode moer a carne em casa, usando um processador ou um moedor de carne.
  • Tempere bem a carne moída, usando sal, pimenta, alho, cebola, tomate, cheiro-verde e outros temperos de sua preferência. Você pode usar também molho inglês, mostarda, ketchup, extrato de tomate ou molho de pimenta, para dar mais sabor e cor à carne.
  • Cozinhe a carne moída em fogo médio, mexendo sempre, até que ela fique bem soltinha e cozida. Não deixe a carne ficar seca ou queimada, pois isso pode comprometer o resultado final do prato. Se necessário, adicione um pouco de água ou caldo de carne durante o cozimento, para manter a carne úmida e macia.
  • Cozinhe as batatas em água fervente com sal, até que elas fiquem bem macias. Escorra bem a água e amasse as batatas ainda quentes, usando um garfo, um espremedor ou um mixer. Adicione o leite, a manteiga, o sal e a pimenta e misture bem, até formar um purê liso e cremoso. Se quiser, você pode usar também creme de leite, requeijão, cream cheese ou queijo ralado, para deixar o purê mais rico e saboroso.
  • Monte o escondidinho em um refratário untado com manteiga, fazendo camadas alternadas de purê de batatas e carne moída com molho. A primeira e a última camada devem ser de purê, para cobrir bem a carne. Polvilhe queijo ralado por cima de tudo, para formar uma casquinha crocante e dourada. Você pode usar o queijo de sua preferência, como muçarela, parmesão, provolone ou prato.
  • Leve o escondidinho ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até que o queijo derreta e gratine. Se quiser, você pode usar o grill do forno nos últimos minutos, para dourar mais rápido. Retire o escondidinho do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de servir, para que ele fique mais firme e fácil de cortar.

Conclusão

O escondidinho de carne moída é uma receita deliciosa, fácil e econômica, que pode ser feita em qualquer ocasião. É um prato que agrada a todos os gostos e idades, e que pode ser adaptado de acordo com a sua preferência. Neste artigo, você aprendeu como fazer um escondidinho de carne moída perfeito, seguindo o passo a passo..

Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa maravilha. Espero que você tenha gostado do artigo e que tenha aprendido algo novo. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *