RECEITAS

5 Receitas de Café da Manhã Low Carb Saudáveis e Nutritivas

Você sabia que o café da manhã é a refeição mais importante do dia? Ele é responsável por fornecer energia, regular o metabolismo e evitar a fome excessiva ao longo do dia. No entanto, muitas pessoas acabam consumindo alimentos ricos em carboidratos refinados, como pães, bolos, biscoitos e cereais, que podem causar picos de glicose, inflamação e ganho de peso.

Uma alternativa mais saudável e nutritiva é optar por um café da manhã low carb, ou seja, com baixo teor de carboidratos e alto em proteínas, gorduras boas e fibras. Esses nutrientes ajudam a aumentar a saciedade, melhorar o humor, controlar o açúcar no sangue e favorecer a perda de gordura.

Neste artigo, vamos apresentar 5 receitas de café da manhã low carb que são fáceis de fazer, deliciosas e que vão te deixar satisfeito por horas.

Omelete Low Carb de Queijo e Presunto para seu Café da Manhã

O omelete é um clássico do café da manhã low carb, pois é rico em proteínas e gorduras, além de ser muito versátil. Você pode rechear o seu omelete com os ingredientes que preferir, mas uma combinação simples e saborosa é o queijo e o presunto.

Como fazer:

  • Em uma tigela, bata dois ovos com um garfo até ficarem homogêneos. Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto.
  • Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com um pouco de manteiga ou óleo de coco.
  • Despeje a mistura de ovos na frigideira e espalhe bem. Deixe cozinhar por alguns minutos até começar a soltar das bordas.
  • Coloque uma fatia de queijo e uma de presunto sobre metade do omelete e dobre a outra metade por cima, formando uma meia-lua.
  • Deixe cozinhar por mais alguns minutos até o queijo derreter. Transfira para um prato e sirva.

A origem do omelete

O omelete é uma receita de origem francesa, que surgiu no século XVI. O nome vem do latim “ovum”, que significa ovo. Segundo uma lenda, o rei Luís XV teria inventado o prato ao misturar ovos com ervas em uma frigideira, quando estava caçando na floresta. Outra versão diz que foi Napoleão Bonaparte quem criou o omelete ao se hospedar em uma pousada na cidade de Bessières. Ele teria gostado tanto do prato que pediu para servir a todos os seus soldados.

Acompanhamentos para o omelete

Você pode acompanhar o seu omelete com uma salada verde, como alface, rúcula ou espinafre, temperada com azeite, vinagre e sal. Outra opção é servir com abacate amassado com limão e sal, que é uma fonte de gorduras boas e fibras.

Panqueca Low Carb de Banana

A panqueca low carb de banana é uma ótima opção para quem quer um café da manhã doce, mas sem açúcar. Ela é feita com apenas três ingredientes: banana, ovos e canela. A banana é uma fruta rica em potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, que ajudam na saúde muscular, nervosa e imunológica. Os ovos são fontes de proteínas de alto valor biológico, que contribuem para a formação dos músculos, cabelos e unhas. A canela é uma especiaria que tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e termogênicas, que auxiliam na prevenção de doenças e na queima de calorias.

Como fazer:

  • Em um liquidificador, bata uma banana madura com dois ovos até obter uma massa líquida e homogênea. Adicione uma colher de chá de canela em pó e bata mais um pouco.
  • Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo e unte com um pouco de manteiga ou óleo de coco.
  • Despeje uma concha da massa na frigideira e espalhe bem. Deixe cozinhar por alguns minutos até formar bolhas na superfície. Vire com uma espátula e cozinhe do outro lado por mais alguns minutos. Repita o processo até acabar a massa.
  • Empilhe as panquecas em um prato e sirva.

A origem da panqueca

A panqueca é uma receita milenar, que existe desde a Antiguidade. Os gregos e os romanos já preparavam uma massa fina e redonda, feita com farinha, água, leite e ovos, que era assada em uma chapa quente. Eles chamavam o prato de “tagenias” ou “crispus”. Com o passar dos séculos, a panqueca se espalhou pelo mundo, ganhando diferentes nomes, formas e recheios.

Acompanhamentos para a panqueca

Você pode acompanhar a sua panqueca low carb de banana com frutas vermelhas, como morango, framboesa ou mirtilo, que são ricas em antioxidantes e vitaminas. Outra opção é servir com pasta de amendoim, que é uma fonte de proteínas e gorduras boas.

Pão Low Carb de Micro-ondas

O pão low carb de micro-ondas é uma receita prática e rápida, que leva apenas quatro ingredientes: farinha de amêndoas, ovo, fermento e sal. A farinha de amêndoas é uma alternativa low carb à farinha de trigo, pois tem menos carboidratos e mais fibras, proteínas e gorduras boas. O ovo é um alimento completo, que fornece aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais. O fermento é responsável por fazer o pão crescer e ficar macio. O sal é usado para realçar o sabor.

Como fazer:

  • Em uma tigela pequena, misture duas colheres de sopa de farinha de amêndoas, um ovo, meia colher de chá de fermento em pó e uma pitada de sal. Mexa bem até formar uma massa homogênea.
  • Unte uma forma redonda de vidro ou plástico com um pouco de manteiga ou óleo de coco. Despeje a massa na forma e alise a superfície com uma espátula.
  • Leve ao micro-ondas por cerca de dois minutos em potência alta. Retire com cuidado e deixe esfriar um pouco.
  • Se preferir corte o pão ao meio e torre na torradeira ou na frigideira. Recheie como preferir e sirva.

A origem do pão

O pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade, que surgiu há cerca de 10 mil anos. Os primeiros pães eram feitos com cereais moídos e água, que eram assados sobre pedras quentes ou sob as cinzas do fogo. Com o tempo, os pães foram se aperfeiçoando com a adição de fermento, sal, açúcar, ovos, leite e outros ingredientes.

Acompanhamentos para o pão

Você pode acompanhar o seu pão low carb de micro-ondas com queijo cottage, que é um tipo de queijo fresco e magro, rico em proteínas e cálcio. Outra opção é servir com geleia sem açúcar, que é feita com frutas cozidas e adoçante natural.

Iogurte Grego com Granola Low Carb

O iogurte grego com granola low carb é uma combinação perfeita para um café da manhã saudável e nutritivo. O iogurte grego é um tipo de iogurte mais cremoso e consistente, que passa por um processo de drenagem do soro do leite. Ele tem mais proteínas e menos lactose do que o iogurte tradicional.

A granola low carb é uma mistura de oleaginosas, sementes e frutas secas, que são fontes de gorduras boas, fibras, antioxidantes e minerais. Ela é uma alternativa low carb à granola tradicional, que costuma levar aveia, açúcar e mel.

Como fazer:

  • Em uma tigela, misture meia xícara de chá de castanha de caju picada, meia xícara de chá de amêndoas laminadas, meia xícara de chá de coco ralado sem açúcar, duas colheres de sopa de semente de girassol, duas colheres de sopa de semente de abóbora, duas colheres de sopa de chia, duas colheres de sopa de linhaça, uma colher de chá de canela em pó e uma pitada de sal.
  • Em uma panela pequena, aqueça duas colheres de sopa de óleo de coco com duas colheres de sopa de adoçante natural, como xilitol ou eritritol. Mexa até dissolver e desligue o fogo.
  • Despeje a calda sobre a mistura seca e mexa bem até envolver todos os ingredientes.
  • Espalhe a granola em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até dourar. Mexa na metade do tempo para não queimar.
  • Retire do forno e deixe esfriar completamente. Guarde em um pote fechado por até duas semanas.
  • Na hora de servir, coloque uma porção da granola em uma tigela e cubra com iogurte grego natural. Você pode adicionar frutas frescas ou congeladas se quiser.

A origem do iogurte grego

O iogurte grego é uma receita típica da Grécia, que data da época bizantina. Ele é feito com leite de ovelha ou cabra, que é fermentado com bactérias benéficas e depois coado para remover o excesso de líquido. O resultado é um iogurte mais espesso e cremoso, que pode ser consumido puro ou com mel, nozes, frutas ou saladas.

A origem da granola

A granola é uma receita que surgiu nos Estados Unidos, no século XIX. Ela foi criada por um médico chamado James Caleb Jackson, que buscava um alimento saudável para os pacientes do seu sanatório. Ele misturou farinha integral com água e assou até formar pedaços crocantes. Ele chamou o produto de “granula”, que significa grão em latim. Mais tarde, outro médico chamado John Harvey Kellogg modificou a receita, adicionando aveia, nozes e mel. Ele rebatizou o produto de “granola”, que se tornou popular entre os vegetarianos e os adeptos da alimentação natural.

Acompanhamentos para o iogurte grego com granola low carb

Você pode acompanhar o seu iogurte grego com granola low carb com frutas vermelhas, como morango, framboesa ou mirtilo, que são ricas em antioxidantes e vitaminas. Outra opção é servir com pasta de amendoim, que é uma fonte de proteínas e gorduras boas.

Smoothie Low Carb de Morango e Coco

O smoothie low carb de morango e coco é uma bebida refrescante e nutritiva, que pode substituir uma refeição completa. O morango é uma fruta rica em vitamina C, ácido fólico e antocianinas, que têm ação anti-inflamatória e antioxidante. O coco é uma fruta tropical que fornece gorduras boas, fibras e minerais como potássio, magnésio e cálcio. O leite de coco é um líquido extraído da polpa do coco maduro, que tem um sabor doce e cremoso. O óleo de coco é um óleo vegetal obtido a partir da prensagem da polpa do coco seco, que tem propriedades antimicrobianas e termogênicas.

Como fazer:

  • Em um liquidificador, bata uma xícara de chá de morangos frescos ou congelados com uma xícara de chá de leite de coco, duas colheres de sopa de óleo de coco, uma colher de sopa de adoçante natural, como xilitol ou eritritol, e algumas pedras de gelo. Bata até ficar homogêneo e cremoso.
  • Transfira para um copo e decore com coco ralado e morangos picados. Sirva em seguida ou guarde na geladeira por até um dia.

A origem do smoothie

O smoothie é uma bebida que surgiu na Califórnia, nos anos 60. Ele foi inspirado nos milk-shakes, mas com uma versão mais saudável e natural. Ele é feito com frutas, leite, iogurte, sorvete ou gelo, que são batidos no liquidificador até formar uma consistência espessa e suave. O nome vem da palavra “smooth”, que significa liso ou macio em inglês.

Acompanhamentos para o smoothie low carb de morango e coco

Você pode acompanhar o seu smoothie low carb de morango e coco com uma fatia de pão low carb de micro-ondas, que é uma receita prática e rápida, que leva apenas quatro ingredientes: farinha de amêndoas, ovo, fermento e sal. Outra opção é servir com um ovo cozido, que é uma fonte de proteínas e gorduras.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu 5 receitas de café da manhã low carb que são saudáveis e nutritivas. Elas são fáceis de fazer, deliciosas e que vão te ajudar a manter a forma e a saúde. Experimente essas receitas e veja como elas podem melhorar o seu dia.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você pensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *